foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inicia nesta terça-feira (27) uma viagem oficial ao Panamá, onde participa como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, evento que reúne autoridades políticas, empresários e especialistas de diversos países.
Durante o fórum, os líderes regionais debaterão temas considerados centrais para o desenvolvimento econômico e social, como infraestrutura, inteligência artificial, comércio internacional, energia, mineração e segurança alimentar. A previsão é de que Lula chegue à Cidade do Panamá no fim da tarde e participe das atividades principais na manhã de quarta-feira (28).
O presidente brasileiro será o segundo chefe de Estado a discursar no encontro, logo após a fala do presidente panamenho, José Raúl Mulino. Após as apresentações, os líderes visitarão uma das eclusas do Canal do Panamá, um dos principais corredores logísticos do comércio mundial.
Além da participação no fórum, Lula tem na agenda reuniões bilaterais com outros presidentes presentes ao evento, entre eles representantes do Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica. Com o Panamá, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação voltado para investimentos, ampliação do comércio e fortalecimento da logística entre os dois países.
A relação econômica entre Brasil e Panamá tem apresentado crescimento significativo. O intercâmbio comercial aumentou 78% no último ano, alcançando US$ 1,6 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de petróleo e derivados. O Brasil é atualmente o 15º maior usuário do Canal do Panamá, por onde transitam cerca de sete milhões de toneladas de produtos nacionais destinados ao mercado externo.
Outro destaque da parceria recente é a aquisição, pelo Panamá, de quatro aeronaves Super Tucano produzidas pela Embraer, tornando o país o oitavo da América Latina e Caribe a operar o modelo brasileiro. O Brasil também mantém um estoque de investimentos de aproximadamente US$ 9,5 bilhões no Panamá, que figura entre os principais destinos do capital brasileiro no exterior.
O Panamá foi ainda o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul, reforçando sua integração com os países sul-americanos. A previsão é de que Lula retorne ao Brasil ainda na quarta-feira, enquanto o fórum segue até quinta-feira (29), reunindo mais de 2,5 mil participantes de diferentes setores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário