quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Governador Elmano de Freitas participa da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da PMCE

Carlos Gibaja - Casa Civil - fotos


 A programação marca o início de uma nova etapa de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (21), da aula inaugural do curso que formará 80 novos oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na mesma ocasião, teve início o Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da corporação.

O começo desses novos ciclos de capacitação reforça o compromisso do Estado com a qualificação profissional e o aperfeiçoamento das ações de segurança pública. Durante o evento, o governador destacou a importância da formação contínua para o fortalecimento institucional da PMCE.



“A Academia é um espaço de convivência e aprendizado coletivo. Aqui, os senhores poderão trocar experiências e contribuir para tornar a Polícia Militar cada vez mais preparada. Tenho convicção de que prestarão um serviço essencial à população cearense”, afirmou Elmano de Freitas, dirigindo-se aos cadetes.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; do chefe da Casa Militar, coronel Alex Ferreira; do diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto; além de outras autoridades civis e militares.

Formação dos novos oficiais

Esta é a terceira turma do concurso para oficiais da PMCE realizado em 2023. O curso possui carga horária total de 4.742 horas-aula e duração de dois anos, com conteúdos voltados ao desenvolvimento técnico, operacional e humano dos futuros oficiais.

Alzir Chaves, oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro há quatro décadas, relembrou sua própria trajetória e ressaltou a relevância desse momento na carreira policial. “O início da formação é intenso e desafiador, mas extremamente marcante. Um treinamento rigoroso prepara melhor para os desafios da atividade policial”, destacou.

A primeira turma do concurso, composta por 146 cadetes, concluirá a formação em março deste ano. Já a segunda, com 63 alunos, encerra o primeiro semestre do curso também em março. O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, ressaltou a importância dos novos oficiais para o futuro da corporação. “Esses cadetes representam a renovação da Polícia Militar e, após a formação, estarão nas ruas fazendo a diferença diariamente”, afirmou.

Neste primeiro semestre, os cadetes terão disciplinas como Língua Brasileira de Sinais (Libras), condução de veículos de emergência, legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, educação ambiental, convivência social, relacionamento interpessoal, além de aulas de espanhol e inglês.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, agradeceu os investimentos realizados na área da segurança pública. “Os recursos aplicados nos últimos anos têm refletido diretamente na melhoria dos resultados. Esse avanço é fruto de muito trabalho e dedicação”, pontuou.

Barreto também destacou o simbolismo do momento para os novos cadetes. “Estamos transformando sonhos em realidade. Mais de 16.500 jovens disputaram essas vagas, e hoje esses cadetes iniciam uma missão que contribuirá para mais paz e segurança no Ceará”, concluiu.



Curso Superior de Segurança Pública

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE é voltado a oficiais superiores da corporação e de polícias militares de outros estados, indicados por suas instituições. O objetivo é habilitar os participantes para a ascensão ao posto de coronel no Quadro de Oficiais Combatentes.

A primeira turma é formada por 25 oficiais. O curso tem carga horária de 476 horas-aula e duração de quatro meses, com enfoque em conteúdos estratégicos e de gestão na área da segurança pública.

Entre as disciplinas ofertadas estão processo decisório, governança em segurança pública, inteligência estratégica, gestão por resultados, metodologia científica, planejamento e avaliação de políticas públicas, defesa civil, educação física militar e tiro policial defensivo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário