foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por mudanças para reduzir o tempo de análise dos processos. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União e incluem a nacionalização da fila, permitindo que servidores de regiões com melhor desempenho atuem em demandas de locais com maior espera.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a medida busca otimizar a força de trabalho e priorizar os benefícios com mais pessoas aguardando. Dados do Relatório da Fila mostram que o tempo médio de concessão caiu para 35 dias, após ter chegado a 64 dias em março de 2024.
A prioridade do órgão será a análise de benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os benefícios por incapacidade, que representam cerca de 80% da fila atual.
Criado pela Lei 15.201/2025, o PGB prevê a aceleração das análises por meio de pagamento extraordinário a servidores e peritos que atuarem além da capacidade habitual. O programa também passou a ter limites diários, critérios de participação e controle de qualidade.
Em novembro de 2025, diante do aumento de 23% nos novos pedidos, o INSS criou ainda um comitê estratégico para acompanhar e propor soluções para reduzir a fila de requerimentos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário