terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Com presença em 107 municípios, Unipace amplia a capacitação e a educação legislativa

 

Foto: Júnior Pio


A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), ampliou em 2025 suas ações de qualificação e levou cursos a várias regiões do Estado, fortalecendo a formação de servidores e a modernização da gestão pública municipal e estadual.

Segundo o presidente da Unipace, deputado licenciado Simão Pedro (PSD), com apoio do presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), a escola vem ampliando sua presença no interior, garantindo acesso à educação legislativa de qualidade em todo o Ceará.



Um dos destaques foi o programa “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”, que capacitou mais de 700 conselheiros tutelares e certificou 151 municípios por boas práticas na proteção à infância e adolescência, com ações de formação e fortalecimento da rede de proteção.

Outro resultado importante veio do Programa Qualiserv, que qualificou 915 servidores de 14 órgãos públicos por meio de 35 cursos nas áreas de inovação, gestão de riscos e Nova Lei de Licitações. Pelo desempenho do projeto, a Unipace conquistou o 1º lugar no Prêmio ABEL 2025, na categoria Educação Legislativa, durante encontro nacional realizado em Natal (RN).



A Unipace também passou a integrar a direção das escolas legislativas do Nordeste, fortalecendo a atuação da instituição em nível regional e nacional.

No processo de interiorização, a escola esteve presente em 107 municípios, com 36 cursos presenciais e participação de 1.861 servidores de câmaras municipais. Além disso, foram firmados 36 acordos de cooperação técnica com câmaras municipais para fortalecer as escolas legislativas locais.

Na formação da alta gestão, o programa Qualifica Alece contou com 198 gestores da Assembleia, com cursos nas áreas administrativa, comunicação institucional e legislativa. Já na pós-graduação, a Unipace certificou 228 novos especialistas, com destaque para MBAs em Gestão Pública e Assessoria Parlamentar.

A plataforma de ensino a distância também teve papel importante, com 25 cursos EAD, que somaram mais de 3 mil inscritos e mais de 1.800 alunos concluintes, ampliando o alcance das ações formativas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário