quarta-feira, 24 de junho de 2026

Alece homenageia Fortaleza Convention & Visitors Bureau pelos 30 anos na promoção do turismo cearense

Sessão solene em comemoração aos 30 anos do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau - Foto: Alex Costa



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (18/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 30 anos da entidade privada sem fins lucrativos Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau. A sessão atendeu a requerimento do deputado Tin Gomes (PSB).

Fundada em 1996, a entidade consolidou-se como importante instrumento de promoção de Fortaleza e do Ceará como destinos estratégicos para turismo de negócios e eventos, atuando na captação, apoio e realização de congressos, convenções, feiras e encontros de alcance nacional e internacional. O Visite Ceará tem contribuído para o fortalecimento da economia, na geração de emprego e renda, por meio da articulação entre poder público, iniciativa privada e trade turístico.

Presidindo a mesa do evento, o deputado Tony Brito (PSD) reconheceu o Visite Ceará pelo trabalho estratégico em aquecer o turismo de sazonalidade no Estado. “Seu papel é conectar oportunidades, apresentar o potencial do nosso Ceará e atrair investimentos que movimentam toda a cadeira produtiva do nosso turismo. Ao comemorarmos esses 30 anos de existência, celebramos uma trajetória construída com a dedicação de seus fundadores, o compromisso de seus dirigentes, seus colaboradores, associados e todos aqueles que acreditam no potencial turístico do Ceará”, celebrou.



Deputado Tony Brito (PSD) presidiu a sessão solene e reconheceu a entidade Fortaleza Convention & Visitors Bureau pela trajetória de 30 anos - Foto: Alex Costa


Já o deputado Sérgio Aguiar (PSB) falou sobre a relevância da instituição e fez um relato da história da criação do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau no ano de 1996, pelo empresário na área de hotelaria Demerval Castelo Branco Diniz Filho, e como a organização impulsionou o setor desde então. “Queremos parabenizar a todos que fazem o Visite Ceará pelo sucesso que a entidade alcançou e o prestígio na realização de congressos e eventos de renome no nosso Estado”, reforçou o parlamentar, que mencionou cada homenageado da sessão e os feitos de cada um à frente da instituição.



Deputado Sérgio Aguiar (PSB) parabenizou os homenageados da sessão solene - Foto: Alex Costa.


Representando os homenageados, a presidente do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Clarisse de Carvalho Linhares Machado, destacou os números positivos alcançados pela instituição nos últimos anos e como a união do setor foi crucial para uma trajetória de 30 anos de sucesso. “Quando investimos na promoção do destino e fortalecimento da nossa competitividade, estamos investindo no fortalecimento econômico e qualidade de vida para os cearenses. Que nunca percamos a habilidade de trabalhar juntos por um propósito muito maior”, ressaltou a presidente.



Presidente do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Clarisse de Carvalho Linhares Machado agradeceu pela honraria prestada pela Alece - Foto: Alex Costa

Na ocasião, o fundador da entidade, Demerval Castelo Branco Diniz Filho, expressou gratidão pela honraria e satisfação por ter contribuído para a idealização da organização. “Faço votos que o Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau continue sua relevante missão de promover o turismo, atrair eventos e gerar oportunidades, além de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatizou.



Demerval Castelo Branco Diniz Filho, fundador da entidade homenageada, falou sobre a trajetória dele na entidade - Foto: Alex Costa


Ao todo, a sessão solene contou com sete homenageados, todos gestores ou ex-gestores do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entre economistas, empresários, administradores e profissionais da área do Turismo. Além dos citados, estiveram presentes na mesa da sessão solene a secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá; a presidente da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc – Brasil), Enid Câmara Vasconcelos; e a presidente do Sindieventos Ceará, Stella Pavan.


*ALECE
Por Gabriela Farias
Edição: Geimison Maia

Alece reconhece trabalho de entidades e ambientalistas pela preservação da Mata Atlântica


Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta terça-feira (23/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à conservação da Mata Atlântica no Ceará. A iniciativa, proposta pelo deputado Renato Roseno (Psol), reconheceu a atuação de organizações sociais, pesquisadores, movimentos socioambientais e representantes dos povos serranos que atuam na preservação do bioma em diferentes regiões do Estado.

Requerente da solenidade e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, o deputado Renato Roseno abriu a solenidade destacando o processo histórico de exploração dos recursos naturais desde o período da colonização e alertou para os impactos provocados por atividades econômicas que avançam sobre áreas ambientalmente sensíveis.



Deputado Renato Roseno (Psol) - Foto: Máximo Moura

O parlamentar ressaltou que o bioma sofreu, historicamente, sucessivos ciclos de degradação ao longo dos séculos, tornando ainda mais relevante o trabalho desenvolvido por pesquisadores, educadores ambientais e ativistas.

“É importante elogiar aqueles que se dedicam à educação ambiental, aos que fazem incidência política junto aos poderes públicos, à pesquisa, catalogação e ao entendimento da Mata Atlântica. Por isso estamos aqui em respeito a vocês, em reconhecimento a essas inúmeras atividades”, afirmou.

Renato Roseno também defendeu a compatibilização entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “É uma falácia destruir ecossistemas para se procurar desenvolvimento econômico. Sacrificar a natureza em nome do PIB não foi razoável para a sociedade no passado e não será agora”, observou. Ele alertou ainda sobre a necessidade de ampliar a recuperação de áreas degradadas e fortalecer tecnologias que permitam o desenvolvimento sustentável, sem comprometer os recursos naturais.

A presidente da Associação Ecoar Café, Mônica Farias, destacou a importância da valorização da cultura cafeeira associada à preservação ambiental na Serra de Baturité. Ela lembrou o trabalho desenvolvido pela entidade para revitalizar a produção do café arábica ancestral cultivado na região e ressaltou os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“Nosso trabalho é revitalizar o café da Mata Atlântica no Ceará, com o café arábica ancestral da Serra de Baturité. É um trabalho longo, mas enriquecedor. Estamos sentindo diretamente os efeitos das mudanças climáticas e isso reforça ainda mais a importância da preservação ambiental”, afirmou.


Presidente da Fundação Mata Atlântica Cearense, Ednaldo Vieira do Nascimento - Foto: Máximo Moura

O presidente da Fundação Mata Atlântica Cearense, Ednaldo Vieira do Nascimento, destacou a trajetória dos movimentos ambientalistas que atuam em defesa do bioma no Estado e observou que a Constituição Federal de 1988 representou um marco para a proteção ambiental ao reconhecer a Mata Atlântica como patrimônio nacional.

Ednaldo Vieira também defendeu a maior atenção às políticas de conservação e lembrou que a Mata Atlântica resistiu a diversos ciclos de degradação ao longo da história. “A Mata Atlântica é mãe das águas, que são o nosso ouro. Nós não estamos dando a devida atenção a esse patrimônio ambiental”, alertou.

Também representando os homenageados, a presidente do Movimento Salve Guaramiranga, Monara Uchoa, destacou a mobilização da sociedade civil em defesa do Maciço de Baturité. Ela explicou que o movimento surgiu em março de 2025 a partir da preocupação de moradores e entidades com os impactos ambientais enfrentados pela região.



Representantes de diversas entidades participaram da sessão solene - Foto: Máximo Moura

De acordo com Monara, a preservação da Mata Atlântica ultrapassa os limites locais e possui relevância nacional e global. “A defesa do Maciço de Baturité não é uma causa local, mas nacional. Cada fragmento preservado ajuda a manter o equilíbrio do planeta. Quando a floresta desaparece, os impactos são imediatos. Conservar não é um luxo, é uma necessidade e um compromisso ético com as atuais e futuras gerações”, enfatizou

Ao todo, foram 17 pessoas homenageadas durante a solenidade. Compuseram a mesa do evento o deputado Renato Roseno (Psol); o vereador de Fortaleza, Gabriel Biologia (Psol); o presidente da Fundação Mata Atlântica Cearense, Ednaldo Vieira do Nascimento; a presidente da Associação Ecoar Café, Mônica Farias; o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Freire Moro; o capitão de Mar e Guerra, Rogério Pesse, que representou a Capitania dos Portos do Ceará; e a conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Marília Noleto.


*ALECE
Por Amanda Andrade
Edição: Lusiana Freire

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Atuação de assistentes sociais cearenses é reconhecida em homenagem na Alece

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Alex Costa

Profissionais da área de Assistência Social foram homenageados em sessão solene, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta segunda-feira (22/06), em comemoração ao dia desses profissionais, celebrado em 15 de maio. A solenidade atendeu à solicitação das deputadas Larissa Gaspar (PT) e Lia Gomes (PSB) e dos deputados Leonardo Pinheiro (PSB), Guilherme Sampaio (PT), Missias Dias (PT), Cláudio Pinho (PSDB) e Antonio Granja (PSB), e teve objetivo de reconhecer a luta da categoria pela promoção da justiça social e garantia de direitos.

No Ceará, os assistentes sociais atuam em diversas áreas, como aquelas que envolvem a efetivação de políticas públicas em saúde, educação, segurança pública, mulheres, povos indígenas, entre outras, contribuindo para o atendimento das necessidades da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis.

Além de viabilizar o acesso a serviços e direitos, os profissionais participam da formulação, acompanhamento e aprimoramento das políticas públicas, fortalecendo a dignidade humana, a equidade e a cidadania.

Deputada Larissa Gaspar (PT) faz defesa do SUAS durante homenagem às assistentes sociais na Alece - Foto: Alex Costa.

A deputada Larissa Gaspar (PT) ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais no enfrentamento às desigualdades, pois, de acordo com ela, estão sempre na luta pela garantia dos direitos das populações mais vulneráveis. A parlamentar lembrou que o trabalho dos assistentes sociais pôde ser percebido pela população durante a pandemia de covid-19, quando os profissionais foram essenciais para a garantia do Auxílio Brasil por parte dos brasileiros.

“Durante a pandemia, as assistentes sociais estavam na linha de frente atendendo à população e apoiando na luta pela garantia do benefício, e muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade teriam sido ainda mais prejudicados sem esse serviço”, avaliou.

A parlamentar também frisou que são os assistentes sociais que fazem a política de proteção social acontecer. “Continuaremos na luta por um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) forte e autossuficiente, condições absolutamente necessárias para toda a rede de assistência e proteção social funcionar”, defendeu.



Deputada Lia Gomes (PSB) destacou papel de assistentes sociais - Foto: Alex Costa.

A deputada Lia Gomes (PSB) e o deputado Leonardo Pinheiro (PSB) também reforçaram que o trabalho desempenhado pela categoria exige conhecimento técnico, sensibilidade e compromisso ético.

Lia Gomes destacou que o aumento das desigualdades e das formas de exclusão da atualidade exige mais destes profissionais que, conforme observou, “são pontes entre as políticas públicas e as pessoas, transformando suas realidades”.



Gerente de Unidade da Secretaria da Saúde de Caucaia, Lucélia Góis, lembrou desafios da profissão durante pandemia de covid-19 - Foto: Alex Costa.

Representando os homenageados da noite, a gerente de Unidade da Secretaria da Saúde de Caucaia, Lucélia Góis, lembrou que um dos trabalhos mais desafiadores dos profissionais de Assistência Social é fazer a comunicação das famílias. De acordo com ela, durante a pandemia de covid-19, essa faceta do trabalho foi bem salientada e associada à sobrecarga do período e outros desafios, como as condições de trabalho.

“As pessoas não lembram que nós também representamos as demandas das famílias, atuando como mediadores ali dos nossos birôs. Mas às vezes não temos birôs, não temos telefones, não temos estrutura para atender da forma que a população merece”, lamentou, ressaltando que muitas vezes o trabalho só se desenvolve pela vontade e compromisso dos profissionais.

Já a secretária executiva dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), Cynthia Studart, enfatizou que a assistência social, ao completar 90 anos no Brasil este ano, contribui com a consolidação da democracia no País.



A secretária executiva da SDHDS, Cynthia Studart, cobra apoio para aprovação da PEC do SUAS, em tramitação no Senado Federal - Foto: Alex Costa.

Ela também destacou a necessidade de valorização dos trabalhadores do Serviço Social, a aplicação de concursos públicos para preenchimento de vagas e cobrou apoio dos parlamentares da Alece na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 383/2017, também conhecida como PEC do SUAS, em tramitação no Senado Federal.

“A defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras da assistência social é a defesa de um Brasil mais justo, humano e solidário”, salientou Cynthia Studart.

A sessão solene também contou com a presença do coronel veterano José Wilson Siqueira, chefe da Seção de Assistência Social da 10ª Região Militar; e de Elaine Nogueira Melo, assistente social representante do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece.


*ALECE
Por Pedro Emmanuel Goes
Edição: Geimison Maia

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Renan Santos: A terceira via que está incomodando a família Bolsonaro

 

Foto : Reprodução - redes sociais

O crescimento político de Renan Santos tem gerado incômodo em setores do bolsonarismo. Apresentado por pesquisas recentes como um dos nomes que mais atraem eleitores em busca de uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro, o líder do MBL passou a disputar um espaço que, durante anos, foi dominado quase sem concorrência pela família Bolsonaro.

Sua estratégia tem sido clara: questionar o legado do bolsonarismo e dialogar com conservadores que demonstram insatisfação com os rumos adotados pela principal liderança da direita nos últimos anos. Com isso, Renan vem se consolidando como uma voz relevante entre aqueles que defendem renovação dentro do campo conservador.

A tensão aumentou após novas trocas de críticas com Eduardo Bolsonaro. A resposta pública do deputado às declarações de Renan evidenciou que a disputa já não acontece apenas no campo das ideias, mas também pela liderança e influência sobre o eleitorado de direita.

O cenário revela uma mudança importante: se antes o principal adversário político dos Bolsonaro estava à esquerda, agora parte das atenções se volta para figuras que competem pelo mesmo público. Nesse contexto, Renan Santos surge como um dos personagens mais observados da corrida política para 2026.