O cinema nacional teve um domingo inesquecível no Globo de Ouro, realizado no The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos prêmios mais importantes da noite: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Embora não tenha levado o troféu de Melhor Filme de Drama, que ficou com Hamnet, o desempenho do filme brasileiro marcou a cerimônia e reforçou o protagonismo do país na premiação, em uma noite que ficou conhecida como a “noite do Brasil”.
O anúncio do prêmio de filme em língua não inglesa foi feito por Orlando Bloom e Minnie Driver, que chegou a cumprimentar o público brasileiro em português ao revelar o vencedor. Na disputa, a produção brasileira superou concorrentes da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França.
Ao subir ao palco, Kleber Mendonça Filho fez questão de saudar o Brasil e agradeceu à distribuidora Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, além de toda a equipe e do elenco. O diretor destacou a parceria com Wagner Moura, afirmando que grandes resultados surgem quando se trabalha com um ator talentoso e um amigo próximo, e dedicou o prêmio aos jovens realizadores do país.
A conquista no Globo de Ouro coroou uma trajetória internacional iniciada no Festival de Cannes, onde o filme competiu pela Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou conta da Avenida Croisette e chamou atenção da imprensa e do público internacional.
Wagner Moura faz história
Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português, exaltou a cultura do Brasil e elogiou Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de gênio, além de celebrar a amizade construída durante a produção.
Ele disputava o prêmio com nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.
A vitória também resgata momentos marcantes do Brasil na premiação: Central do Brasil venceu a categoria de filme estrangeiro em 1999 e, no ano anterior, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Entre outros destaques da cerimônia, Paul Thomas Anderson venceu como Melhor Diretor por Uma Batalha Após a Outra, enquanto Timothée Chalamet levou o prêmio de Melhor Ator em Musical ou Comédia por Marty Supreme.
Na televisão, a série Adolescência foi premiada nas categorias de atuação, com Owen Cooper como Melhor Ator Coadjuvante em Série e Stephen Graham como Melhor Ator em Série, que também atuou como diretor da produção.
Com duas estatuetas e grande repercussão internacional, O Agente Secreto confirma o Brasil como um dos principais destaques da atual temporada de premiações do cinema mundial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário