segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Dia D de vacinação contra a dengue no Brasil tem início em Maranguape

Helene Santos - Casa Civil - Foto



 Um município cearense foi escolhido ao lado de cidades de São Paulo e Minas Gerais para integrar uma ação nacional do Ministério da Saúde (MS) voltada ao combate à dengue.

O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde, participou neste sábado (17) do início do Dia D de vacinação contra a dengue, realizado simultaneamente em três municípios-piloto: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP). A iniciativa é direcionada a pessoas com idade entre 15 e 59 anos e utiliza vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.

A ação em Maranguape contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, do prefeito do município, Átila Câmara, além de outras autoridades estaduais e municipais.


“A partir do sucesso aqui em Maranguape, os caminhos para a estratégia de combate à dengue serão clareados em todo o Brasil. Vamos dar as mãos para vacinar o máximo de pessoas. Dá muito orgulho saber que nós, brasileiros, desenvolvemos a vacina contra a dengue. Muito obrigado aos profissionais de saúde de Maranguape”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Maranguape foi selecionada como município-piloto considerando critérios como porte populacional, além da capacidade técnica, operacional e logística da rede de saúde local.

“O Ceará é um verdadeiro parceiro do Ministério da Saúde em diversas ações prioritárias para o presidente Lula. Não é à toa que escolhemos Maranguape. Aqui temos uma estrutura de saúde que nos permite fazer esse acompanhamento. Esta é a primeira vacina contra a dengue produzida 100% no Brasil e, além disso, é uma vacina de dose única”, ressaltou o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda.



Campanha estadual

Para 2026, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) planejou uma campanha de vacinação contra a dengue que abrangerá todos os municípios cearenses, com público-alvo formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de consolidar a imunização no estado.

Em comparação com 2024, o Ceará registrou uma redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue em 2025, resultado atribuído a um conjunto de ações integradas e coordenadas pela Sesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário