foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo passou a adotar novas regras na prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A partir desta segunda-feira (26), o tradicional teste de baliza deixou de fazer parte da avaliação, e os candidatos agora também podem realizar o exame utilizando veículos com câmbio automático.
De acordo com o Detran-SP, as alterações fazem parte de um processo de modernização do sistema de habilitação, com foco em avaliar a capacidade do condutor de dirigir de forma segura, consciente e responsável no trânsito. O órgão afirma que as medidas buscam tornar o processo mais simples, reduzir gastos e melhorar a experiência do cidadão durante a obtenção da CNH.
Mesmo com a retirada da baliza, outros critérios continuam sendo avaliados durante a prova prática, como manobras de conversão à direita e à esquerda, atenção às regras de circulação, uso correto da seta e comportamento seguro ao volante.
As mudanças se somam a outras alterações recentes no processo de habilitação. Entre elas, está o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, permitindo que o candidato escolha como e com quem deseja aprender a dirigir. O curso teórico passou a ser oferecido gratuitamente pelo governo, em formato digital, embora as autoescolas ainda possam oferecer aulas presenciais.
Outra modificação importante foi a redução da carga mínima de aulas práticas obrigatórias, que caiu de 20 para apenas duas horas, ficando a critério do candidato buscar mais treinamento, seja em autoescolas ou com instrutores independentes.
Apesar das facilidades, o processo de habilitação mantém a exigência de aprovação em dois exames: o teórico e o prático, que continuam sendo obrigatórios para a obtenção da CNH.

Nenhum comentário:
Postar um comentário