foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde certificou, nesta quarta-feira (28), seis hospitais de ensino que passam a integrar oficialmente a rede de formação vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A certificação foi assinada pelo secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, durante cerimônia realizada em Belo Horizonte, no Hospital Sofia Feldman, uma das instituições reconhecidas.
Os hospitais de ensino exercem papel estratégico no SUS, pois são responsáveis pela formação prática de estudantes da área da saúde, oferta de estágios supervisionados, programas de residência médica e multiprofissional, além da produção de conhecimento científico, pesquisa e inovação em saúde.
A certificação ocorre de forma alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação da formação de novos especialistas e ao fortalecimento da oferta de serviços de média e alta complexidade para a população.
Além do Hospital Sofia Feldman (MG), também receberam a certificação:
Complexo Hospitalar Mater Dei (MG)
Hospital das Clínicas de Bauru (SP)
Hospital Universitário de Vassouras (RJ)
Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (RJ)
Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG)
O reconhecimento garante que essas unidades atendem aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação para atuar como campos de formação qualificada, integrando ensino, pesquisa e assistência à saúde.
Com a certificação, os hospitais passam a contribuir ainda mais para o fortalecimento do SUS, ajudando a suprir a demanda por profissionais especializados e qualificando o atendimento prestado à população, ao mesmo tempo em que estimulam a inovação e o desenvolvimento científico na área da saúde.

Nenhum comentário:
Postar um comentário