Thiago Gaspar e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, em Fortaleza. A unidade, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove campanha de doação de sangue para o período de Carnaval com o tema “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”.
A iniciativa busca reforçar os estoques durante o período festivo, quando historicamente há redução nas doações.
Durante a visita, o governador destacou a importância da mobilização e ressaltou que o Hemoce de Fortaleza atende cerca de 500 unidades de saúde em todo o Ceará, evidenciando a relevância do serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para doar sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem apresentar termo de consentimento assinado por responsável legal.
Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas:
Até sábado (14), na sede da avenida José Bastos (bairro Rodolfo Teófilo) e no posto da Praça das Flores (Aldeota);
De domingo até terça-feira de Carnaval, no ginásio Paulo Sarasate (Dionísio Torres).
No interior do estado, a campanha ocorre nos hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, além da Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador de Sobral.
Em 2025, o Hemoce registrou mais de 114 mil doações, o maior número desde o início da contabilização, em 1990. As doações são fundamentais para pacientes em tratamento oncológico e hematológico, além de cirurgias eletivas e emergenciais.
A campanha segue até o dia 17 deste mês em todas as unidades cearenses.


Nenhum comentário:
Postar um comentário