sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Governador Elmano de Freitas visita Hemoce durante campanha de doação de sangue para o Carnaval

Thiago Gaspar e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos


 O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, em Fortaleza. A unidade, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove campanha de doação de sangue para o período de Carnaval com o tema “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”.

A iniciativa busca reforçar os estoques durante o período festivo, quando historicamente há redução nas doações.

Durante a visita, o governador destacou a importância da mobilização e ressaltou que o Hemoce de Fortaleza atende cerca de 500 unidades de saúde em todo o Ceará, evidenciando a relevância do serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para doar sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem apresentar termo de consentimento assinado por responsável legal.



Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas:

  • Até sábado (14), na sede da avenida José Bastos (bairro Rodolfo Teófilo) e no posto da Praça das Flores (Aldeota);

  • De domingo até terça-feira de Carnaval, no ginásio Paulo Sarasate (Dionísio Torres).

No interior do estado, a campanha ocorre nos hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, além da Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador de Sobral.

Em 2025, o Hemoce registrou mais de 114 mil doações, o maior número desde o início da contabilização, em 1990. As doações são fundamentais para pacientes em tratamento oncológico e hematológico, além de cirurgias eletivas e emergenciais.

A campanha segue até o dia 17 deste mês em todas as unidades cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário