terça-feira, 9 de agosto de 2022

Capacidade operacional do Porto do Pecém será ampliada com quatro novos equipamentos

 

Em visita ao CIPP, governadora Izolda Cela conheceu os equipamentos e participou da instalação de uma cápsula do tempo

As operações de embarque e desembarque de contêineres no Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza, contam agora com mais agilidade e produtividade viabilizadas por quatro novos equipamentos. A governadora Izolda Cela esteve, na manhã desta terça-feira (9), no CIPP, para conhecer os três 1e-RTGs, guindastes para operação de contêineres em pátio, e o superguindaste STS para operação de contêineres em navios.



Izolda Cela destacou que a aquisição fortalece o posicionamento do Ceará no cenário mundial das exportações. "O Complexo do Pecém vem permanentemente investindo, expandindo e melhorando suas estruturas. A chegada de novos quatro equipamentos vai favorecer muitos ganhos de produtividade na movimentação de contêineres. Isso é importante para o tempo, segurança e estabilidade [das operações]", afirmou.

A visita da chefe do Executivo Estadual foi acompanhada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; pelo presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; e demais executivos e colaboradores.



Os quatro equipamentos chegaram ao Ceará no navio Zhen Hua 16, no último sábado (6). A embarcação partiu do Porto de Xangai, na China, e navegou por 56 dias até atracar no Porto do Pecém. O investimento feito na aquisição foi de aproximadamente R$ 150 milhões pela APM Terminals, uma das prestadoras de serviço operacional (PSO) do Porto do Pecém.

Os três e-RTGs já foram descarregados e são os primeiros desse tipo a operar no Ceará. Com eles, o manuseio de contêineres em pátio, que era feito exclusivamente por empilhadeiras do tipo reach-stacker, será parcialmente substituído pelos novos guindastes.

A operação dos e-RTGs vai aperfeiçoar o acesso aos contêineres posicionados no pátio de armazenagem do TMUT do Porto do Pecém, pois permitirá a movimentação e o empilhamento de contêineres para embarque e desembarque. Além disso, os modelos adquiridos para o Pecém são eletrificados e não utilizam diesel como combustível.



Já o novo superguindaste do tipo STS (Ship to Shore), também conhecido como portêiner, será descarregado ainda nesta semana. O equipamento é utilizado para o embarque e desembarque rápido de contêineres nos navios.

O STS pesa 1630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares. Isso favorece maior ganho na sua velocidade e segurança, por conta dos seus tipos de movimentos que geram mais estabilidade na operação. Com a nova aquisição, o Pecém dispõe de três STS na operação de contêineres.

De acordo com Danilo Serpa, os equipamentos são necessários diante do crescimento da carga conteinerizada no Porto do Pecém. "Estamos colocando o Porto do Pecém como portão de entrada e saída para o Norte e Nordeste brasileiro. Essas aquisições são justamente para dar mais eficiência e atender melhor os nossos clientes", disse o presidente do Complexo do Pecém.



Em 2021, o terminal portuário cearense somou 410.557 TEUs (unidade referente a um contêiner de 20 pés) movimentados. Um crescimento de 8,7% em relação à movimentação em 2020, quando 377.726 TEUs passaram pelo Porto do Pecém.

Atualmente, o embarque e desembarque de contêineres é responsável por aproximadamente ¼ de toda a movimentação de cargas do Porto do Pecém. No ano passado, 5.389.230 toneladas de cargas conteinerizadas foram movimentadas no porto cearense.

Maia Júnior, titular da Sedet, também ressaltou o ganho de competitividade. "O Porto do Pecém completou 20 anos, ganhando eficiência todos os anos, com grandes investimentos contínuos. Estamos preparando o Porto não só para as movimentações atuais, mas também para as movimentações futuras, com a chegada do hidrogênio verde, de energia offshore e uma nova refinaria", reforçou.

Porto de histórias



Na visita ao CIPP, a governadora participou da cerimônia de instalação de uma cápsula do tempo em comemoração aos 20 anos de fundação do Porto do Pecém. De iniciativa dos colaboradores, a cápsula contém objetos que documentam a história e os avanços. A caixa será aberta em março de 2042.

Dentre os objetos guardados, estão pertences que representam as equipes e um exemplar da prova do primeiro concurso realizado para a então CearáPortos, em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá