terça-feira, 23 de agosto de 2022

Em Caucaia, governadora Izolda Cela vistoria obras dos espigões da Praia do Icaraí

 

Objetivo das obras é conter o avanço do mar e revitalizar o litoral caucaiense

A governadora Izolda Cela vistoriou, na manhã desta terça-feira (23), as obras de construção dos três espigões na Praia do Icaraí, em Caucaia. O primeiro espigão já está concluído e os outros dois estão com obras em andamento. A visita foi acompanhada pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

A iniciativa faz parte do projeto de Restauração Costeira no litoral de Caucaia, que conta com convênio entre Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal, no valor total de R$ 40 milhões.



Izolda Cela destacou a necessidade dos espigões para conter os efeitos naturais do avanço mar e revitalizar esse importante trecho do litoral cearense. "São espigões que fazem frente ao processo de degradação que gerava insegurança para as pessoas, afetando a vida nesse belo litoral. Essa obra estruturante, firmada em parceria, tem impacto positivo e necessário para moradores e visitantes", pontuou



Com as intervenções, a população já percebe o surgimento de faixa de areia no local. Diante disso, o comerciante Jonathan Lourenço, 36, tomou a decisão de comprar um imóvel perto da Praia do Icaraí. "Eu venho aqui desde criança, e hoje vejo o que está sendo feito para proteger o nosso litoral. O avanço do mar trouxe muita desvalorização, mas os espigões já trouxeram ânimo para quem tem o sonho de viver perto do mar".

Com a fase da defesa do litoral em estágio avançado, a próxima etapa inclui serviços de iluminação e instalação de piso intertravado ao longo dos espigões. As ações serão executadas pela Prefeitura.

Segundo o prefeito Vitor Valim, o projeto ainda estabelece a construção de mais oito espigões, totalizando onze estruturas ao longo de oito quilômetros, compreendendo as praias do Pacheco, Icaraí e Tabuba. "Vai ser um antes e depois para o turismo, moradia e comércio em nosso município. É vital para o desenvolvimento dessa cidade, que tem uma costa imensa", disse.



A recuperação do litoral de Caucaia prevê a realização de vários procedimentos de controle da qualidade ambiental, tais como: Programa de Controle Ambiental das Obras; Programa de Educação Ambiental; Programa de Monitoramento da Biota (tartarugas marinhas, aves, mamíferos marinhos); Plano de Monitoramento da Dinâmica Costeira na área do projeto; Plano de Manutenção da Infraestrutura Implantada, dentre outros.

Costa cearense



Ainda na oportunidade, Izolda Cela ressaltou que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Programa Cientista-Chefe, atua para preservar o litoral cearense com o engajamento das comunidades costeiras. "Esse trabalho, que também conta com a Sedet, diz respeito ao ordenamento do litoral cearense, com zoneamento e classificação. Assim, nós podemos tomar medidas necessárias para a preservação e para o devido aproveitamento da riqueza que existe no mar e na costa", defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá