terça-feira, 23 de agosto de 2022

Nova fábrica do Grupo Eternit no Ceará deve gerar cerca de 460 empregos

Unidade produtiva será construída na área industrial do Complexo do Pecém; operação deve começar no primeiro semestre de 2023.


A governadora Izolda Cela participou, na manhã desta terça-feira (23), do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica do Grupo Eternit, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade, situada na área industrial do Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), será destinada à produção de telhas de fibrocimento. A operação deve começar no primeiro semestre de 2023, com expectativa de gerar cerca de 460 empregos diretos e indiretos entre a fase de construção e o funcionamento da fábrica.



A governadora falou do compromisso de assegurar infraestrutura para atrair empresas que fortaleçam o desenvolvimento do Ceará. "O Governo do Ceará tem feito sua parte para favorecer e induzir processos que sejam acolhedores e atrativos para as empresas que veem no Ceará uma oportunidade de fazer prosperar seus negócios. Empresas que têm portfólio e história como a Eternit são muito importantes, pois fortalecem o nosso circuito produtivo", afirmou Izolda Cela.

Também participaram da cerimônia, Luis Augusto Barcelos, presidente do Grupo Eternit; Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém; Vitor Valim, prefeito de Caucaia; e demais executivos e autoridades.



A fábrica da Eternit em Caucaia será a nona unidade produtiva da Companhia, sendo a sexta dedicada à produção de telhas de fibrocimento. A Eternit já atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Amazonas.

O Grupo projeta investimento de R$ 165 milhões para a implantação do equipamento. Não foi necessário arcar com aquisição de terreno, porque já dispõe de uma área vizinha à sua sede inicial, com 18,31 hectares (183.100 m²), onde será implantada a nova unidade. "Hoje é uma alegria voltar ao Ceará, com novo investimento, naquele que é o nosso principal negócio, que são as telhas de fibrocimento. É uma alegria participar do desenvolvimento da região e do estado", enfatizou Luis Augusto Barcelos, presidente do Grupo Eternit.

A produção de telhas de fibrocimento será dividida em duas etapas. Inicialmente será instalada a primeira máquina. Assim, a capacidade inicial de produção será 7 mil toneladas/mês, com ganho de 10% na capacidade instalada.

O espaço projetado também permitirá a implementação de um segundo maquinário, que será estudado de acordo com a demanda do mercado, fazendo com que a capacidade de produção alcance até 14 mil toneladas/mês.

Para o prefeito Vitor Valim, o empreendimento simboliza mais oportunidades para a região. "Estamos vendo o setor produtivo, que gera riqueza, acreditando nesse novo momento de Caucaia. A construção da Eternit simboliza isso. O progresso vem para a vida das pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá