sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Governo do Ceará lança unidade para Prevenção e Apoio às Comunidades, e leva serviços para população no Ancuri


Ação ocorre nesta sexta-feira (12), com serviços de cidadania, saúde e qualificação profissional no Residencial Luiz Gonzaga.

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (12), no Residencial Luiz Gonzaga, o primeiro território do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). Na ocasião, também foi realizada a 11ª edição do Projeto Acolher, que leva serviços à população. A governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; e a titular da secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, estiveram presentes.



"O Copac chega justamente depois da formação dos policiais, que receberam curso para tratar com sensibilidade todos os casos. É um policiamento de proximidade, comunitário, e com o objetivo de trazer mais que segurança para as pessoas. Bases que vão estar em contato com a comunidade, podendo atender a chamados, para reconhecer situações que afligem as comunidades no que diz respeito à segurança. A SPS está integrada com as ações do Copac, exatamente porque existem muitas situações de vulnerabilidade que necessitam de uma retaguarda social, que a Polícia sozinha não vai resolver", ressaltou a governadora do Ceará, Izolda Cela.



O Copac é um batalhão da Polícia Militar do Ceará que atua com o objetivo de tornar o trabalho da segurança pública mais próximo da população, atuando com policiamento preventivo e mediação de conflitos, aliado à proteção social.

"A primeira célula do Copac traz não apenas mais segurança ao Residencial Luiz Gonzaga e região. Nós temos 36 policiais capacitados, uma base equipada, viaturas, e o mais importante, um policiamento comunitário, de proximidade. Esse é o modelo mais completo de célula, pois tem o grupo de segurança comunitária, grupo de apoio às vítimas da violência, grupo de segurança escolar e também o grupo de prevenção focada", detalhou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

O comandante do Copac, major Messias Mendes, explicou a importância de ter essa primeira base do Comando em Fortaleza. "Esse policiamento tem um viés transformador, é um momento muito especial apresentar para a sociedade esse novo tipo de policiamento. Alinhado com as melhores filosofias nacionais e internacionais, com sustentação teórica. Estamos devidamente orientados pela melhor ciência para conseguir, através de ferramentas efetivas, nos aproximarmos ainda mais da comunidade", explicou o militar, que também é mestrando em Sociologia.

Programa Acolher




O Acolher, projeto de acompanhamento da população em situação de rua desenvolvido pela SPS, realiza no Ancuri a sua 11ª edição. Estão sendo atendidas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social do Residencial Luiz Gonzaga. Os serviços de cidadania, saúde e qualificação profissional estarão disponíveis até as 16 horas.

"São várias ações acontecendo ao mesmo tempo, com serviços de cidadania e acolhimento social. E assim, a gente continua aproximando o nosso governo à sociedade, e oferecendo serviços àqueles que mais precisam", explicou Onélia Santana, titular da SPS.



Entre as unidades móveis da SPS presentes estão a van da Política sobre Drogas, com equipe multiprofissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; além de serviços de atendimento psicossocial, com o Centro de Referência de Direitos Humanos.





Também são ofertados corte de cabelo; atividades lúdicas para crianças, através do Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois).

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) é parceira da ação, com coleta de DNA, para localizar desaparecidos, bem como os projetos Ponte de Encontro” e Sim, Eu Existo, da Prefeitura de Fortaleza. A Pastoral da Criança faz avaliação nutricional e a Defensoria Pública do Ceará presta orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.






"Ações como essas são políticas públicas essenciais para as comunidades, e aqui no caso do Residencial Luiz Gonzaga, vai atender uma quantidade significativa de famílias. Coordenadas pela SPS, aqui as pessoas têm a oportunidade de se beneficiar com cursos profissionalizantes, cortes de cabelo, regularização de documentação, Defensoria Pública, além da Pefoce, importante na busca de pessoas desaparecidas", reforçou Izolda Cela.

No total, a iniciativa já realizou 4.293 atendimentos, em diferentes serviços, e cadastrou 453 famílias em situação de rua.

Para a aposentada Maria do Socorro, um dia de alegria. "Estou cortando o cabelo, estou feliz e vou sair daqui de visual renovado", agradeceu.

Presentes


Estiveram presentes o Coronel Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, Márcio Oliveira; Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Roque; Perito Geral-Adjunto da Pefoce, Átila Einstein; a defensora pública geral do Estado, Elizabeth Chagas; e o Coronel Alexandre Ávila, chefe da Casa Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá