Groairenses pelo Mundo

Groairenses pelo mundo: 9ª Edição- José Mauro de Oliveira

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 9 ª Edição do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer história em outros lugares. Então conheça hoje a historia de José Mauro. CONFIRA:




José Mauro de Oliveira ou Zé Mauro do San Marino, como é conhecido, nasceu na cidade Cariré em 1950, é um groairense por afinidade, acolhimento e amor, por conveniência e proximidade, toda a sua vida, mormente a juventude, viveu em Groaíras e se considera groairense. Sua infância e adolescência foram na cidade de Groaíras e sua juventude em Sobral. Um dos cinco filhos de Sr. Luiz Gonzaga e Sr.ª Luzia Gonçalves, in memoriam. Zé Mauro é casado com Dona Telma; é pai de Grayceanni que lhe deu dois netos, Marcio e Mauro Neto. 

No Ceará o multiprofissional, Zé Mauro, teve formações em Relações Públicas, Relações Humanas, Psicologia Geral e Liderança. Foi locutor de rádio, escrevente de cartório, funcionário da Companhia Hidro Elétrica Boa Esperança COHEBE, empresa encampada pela CHESF, por esse motivo também foi por dois anos, chesfiano, em seguida passou por um concurso para a Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL e logo após foi funcionário da Odebrecht e ainda passou por uma empresa de estrutura metálica a Cibresme. Detalhe: Quase foi padre por desejo de sua mãe, recebendo formação religiosa muito sólida, influência que até hoje faz de Zé Mauro ativo participante dos movimentos da igreja católica.

Em 1980 esse empresário de sucesso foi convidado pelo gestor da Administração Regional de Paulo Afonso – APA – CHESF, Ricardo de Holanda Neves, para morar em Paulo Afonso. Daí por diante começa sua trajetória bem sucedida na capital da energia.

Em Paulo Afonso, Zé Mauro, foi um dos primeiros funcionários da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN – uma indicação do amigo gestor do APA, ficando como Funcionário Público Estadual por aproximadamente cinco anos. Paralelamente aos trabalhos na 6ª CIRETRAN, o empresário foi investindo no ramo de artesanatos e chegou a ter vários quiosques comercializando as peças. Logo após, os investimentos foram direcionados ao setor farmacêutico, onde chegou a ter quatro farmácias com os nomes Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, Popular e Paulo Afonso. Com os lucros das farmácias, Zé Mauro adquiriu um pequeno prédio no calçadão da Avenida Getúlio Vargas e começou a investir no setor de hotelaria. Com 16 pequenos apartamentos, dos quais só possuíam ventiladores, foi iniciado o “San Marino Hotel”.

O nome é oriundo da paixão do empresário pelo esporte Formula 1. “Sempre foi meu esporte preferido e meu ídolo sempre foi o Airton Senna. De modo que de todos os circuitos, o de San Marino na Itália, sempre foi pra mim o mais emocionante, o melhor, e achei sugestivo quando fui colocar o nome no hotel”, disse Zé Mauro.

Hoje, o San Marino Hotel, tendo como slogan “O hotel das estrelas”, pelo fato de hospedar todas as estrelas que vêm a Paulo Afonso, expandiu seus negócios e é considerado um dos melhores desta região sertaneja, abrangendo os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, recebendo turistas de todas as partes do mundo. Composto por dois blocos, o San Marino possui 80 apartamentos (240 leitos), dois auditórios, três elevadores, academia, piscina na cobertura e um restaurante, que inclusive atende ao público.

Paralelo às suas atividades teve formação superior em Estudos Sociais, na cidade de Belo Jardim – PE. Zé Mauro também se destacou em Paulo Afonso pelos fatores: Idealizador e fundador, juntamente com vinte e sete casais do Rotary Club, onde foi presidente nas duas gestões iniciais. Por dois mandatos também foi presidente da ASCOPA Associação Comercial de Paulo Afonso. Na imprensa falada, fez parte da equipe esportiva da Radio Cultura, comandada por Jota Bezerra.  E na escrita foi responsável pela Coluna Confidencial do jornal A Folha Pauloafonsina, onde as celebridades eram entrevistadas.

Sobre sua trajetória de vida e profissional, o empresário destacou, “hoje sou um homem realizado, tenho uma família linda e sobretudo unida. Sou casado há 41 anos com Telma Sandra de Oliveira, que além de esposa, é minha sócia e meu apoio.” disse Mauro.

Quando o assunto é trabalho ele enfatiza, “nunca vou deixar de trabalhar, mas vou diminuir a carga horária continuando sempre minhas atividades”.

Quando fala de Paulo Afonso, Zé Mauro sempre se emociona, “por onde passei sempre me dei bem, mas em Paulo Afonso, um vasto campo se abriu. Foi uma junção de estar na hora certa e no local certo, aliando o trabalho e a sorte”. E continuou pontuando, “tenham fé em Deus e continuem acreditando em Paulo Afonso, em nossos governantes, pois cada um fez a sua parte para o engrandecimento deste município. Acredito que o sucesso de uma comunidade está na união de todos”, finalizou Zé Mauro.

E foi por essa contribuição ao desenvolvimento da cidade de Paulo Afonso que José Mauro de Oliveira foi agraciado pela Câmara Municipal de Vereadores, em 21 de dezembro de 2006, com o título de “Cidadão De Paulo Afonso”.


José Mauro finaliza dizendo: “Apesar de muitos anos fora, não esqueço minhas irmãs, meus parentes e meus amigos e a minha querida cidade de Groaíras”.

A história de José Mauro é mais um exemplo de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos. Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais.

Groairenses pelo mundo: 8ª Edição- José Venceslau de Paiva.

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 8 ª Edição do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer história em outros lugares. Então conheça hoje a historia de José Venceslau de Paiva. CONFIRA:




José Venceslau de Paiva e sua esposa Sandra Amara Paiva.

José Venceslau de Paiva, é um groairense por afinidade, acolhimento e amor, nasceu no lugar chamado Juriti, pertencente ao vizinho e pujante município de Cariré, porém, por conveniência e proximidade, toda a sua vida, mormente a juventude, viveu em Groaíras e se considera groairense, José nasceu em 13 de novembro de 1946, filho de Venceslau Júlio de Oliveira e Elza Amélia de Paiva, José em toda sua infância, ajudou sua família nos trabalhos da roça, estudou nos bancos da saudosa Escola Paroquial Pio XII, posteriormente Centro Educacional Padre Mororó da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.

Em 1963, resolver correr atrás de melhoras, e viajou para o Rio de Janeiro, como muitos groairenses, iniciou trabalhando em Restaurante, fez de tudo, trabalhou desde faxineiro até garçom, 5 anos depois, em 1968, resolveu ir para São Paulo, foi onde o seu coração encontrou alguém para dividir a vida, a Sra. Sandra Amara Amorim, que após o casamento aderiu o Paiva e passou a se chamar Sandra Amara Paiva, com quem vive a 42 anos, e faz questão de dizer, que será assim por toda a vida. Em São Paulo, trabalhando também es restaurante, chegou a ser gerente do Bar e Lanche Vilamor, no Largo do Arouche.

Mas foi em 1975, que Venceslau deu um passo mais ousado e montou um restaurante, era o Bar e Lanche Xodó. Lá ficou até o ano de 1988, foi quando após ser assaltado diversas vezes e vir sofrendo pela violência da cidade, resolveu vender o restaurante e seguir rumo a Capital Federal Brasilia. Passou a morar na cidade satélite de Brasilia, Taguatinga, onde montou seu novo restaurante, O Restaurante dos Amigos, em 2013, resolveu montar mais um, dessa vez, criou o Restaurante dos 13, também em Taguatinga, onde junto com sua esposa e seu filho administram os empreendimentos.

A história do Sr. José Venceslau é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos. Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais.

Hoje José Venceslau DE Paiva, é pai de 2 filhos, uma filha por nome Fábia Paiva Amorim e 1 filho Kaio Cesar Amorim de Paiva, a filha trabalha no Banco do Brasil e o filho ajuda nos empreendimentos da família.


Groairenses pelo Mundo- 7 ª Edição - Francisco Celestino de Albuquerque

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 7 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Celestino de Albuquerque. CONFIRA:





Celestino é irmão do Prefeito de Groaíras Adail Melo



Francisco Celestino de Albuquerque, Nasceu em 31 de Julho de 1947, na localidade de Muriçoca, sendo o 1 º de 18 filho do casal Manoel Ximenes Albuquerque(Manu Cassimiro) e Francisca de Almeida Melo(Dona Mimosa).

A história de Celestino não difere da realidade dos municípios do interior cearense que, em outras épocas, “exportavam” mão-de-obra para os grande centros urbanos do Sul e Sudeste do Brasil.

Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais. Estes pautaram sua trajetória de vida e a busca constante de aperfeiçoamento pessoal o que lhe conduziram para a labuta da vida Militar.

A história de Celestino Albuquerque é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos. 

Celestino foi aluno da escola Pio XII, contemporâneo de Domingo Pascoal(Que já foi homenageado na nossa 2ª edição do quadro), saiu para o Rio de Janeiro em 1964, onde teve como primeiro emprego o de mensageiro no Hotel Regines, onde seu Tio Antonio Venceslau Melo gerenciava já há 12 anos. Trabalhou assim por 2 anos, nesse hotel, em 1968 ingressou nas forças armadas do Exercito Brasileiro, por seu bom desempenho ficou apenas 4 meses como soldado, rapidamente subindo a patente para Cabo, onde ficou 2 anos como cabo, 13 anos como sargento , 2 anos como sub-tenente e 3 anos como tenente, indo para reserva como Capitão, depois trabalhou por 7 anos como piloto da Anac-Agencia Nacional de Aviação Civil, pois o mesmo é formado pela escola de aviação do Galeão do Rio de Janeiro.

Mas Celestino nunca parou, também estudava, no período em que atuava nas Forças Armadas, Celestino formou-se paralelamente em Administração, iniciando pela Faculdade Técnica Sousa Marques e terminando na Uece no Ceará, onde também cursou engenharia química.

Hoje aposentado, mora em fortaleza, e é proprietário de um Restaurante e Pizzaria por nome "Trigall Jacarey". Celestino é casado com Carmelita Braga Maciel, pai de 4 filhos. 2 homens Marcelo Braga de Albuquerque e Felipe Braga de Albuquerque e 2 mulheres Andreia Braga de Albuquerque e Vanessa Braga de Albuquerque.

Groairenses pelo Mundo- 6 ª Edição - Dr. Raimundo Nonato Ximenes- O Senhor do Montese.

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 6 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia do Dr. Ximenes. CONFIRA:







Raimundo Nonato Ximenes, Filho de José Alves Ximenes e Jandira Rocilda Cavalcante, nasceu em Groaíras, no dia 15 de janeiro de 1923, onde foi agricultor até os 21 anos.

Quando o agricultor Raimundo Nonato Ximenes ganhou o mundo, levantando pouso das lavouras de Groaíras, a 220 quilômetros de Fortaleza, não tinha em mente que, alistando-se no Exército e servindo por sete meses num paiol, estaria embarcando numa aventura maior que a da guerra. O coração, àquela altura, batia que nem louco em duas direções geográficas diferentes: de um lado, a cidadezinha sertaneja, onde deixara uma noiva caprichosa à espera; do outro, o front de batalha, onde muitos amigos haviam perecido.

À noite, o rapazote de pouco estudo calhava de matutar, mas a cabeça não se resolvia. Até que o tempo passou. Com uma mãozinha dos cearenses que engrossavam a Força Expedicionária Brasileira (FEB), a 2ª Guerra Mundial acabou apenas alguns dias depois de vencida a sangrenta batalha de Montese, no norte da Itália. O ex-lavrador se lembraria depois: “Aqueles foram tempos em que a cobra fumou até o cachimbo cair”.

Ximenes, que já vinha se aprumando nas letras na escolinha do quartel, despachado da lide militar, viu-se guiando ônibus pelas ruas de Fortaleza. Insatisfeito com a parca ciência e varado de saudade da mulher, deliberou consigo, debaixo do teto da casa de taipa: vou estudar, me formar, fazer uma casa e me casar. Assim foi.

De agricultor a estudante de odontologia. De passagem, ajudou a inventar um bairro. Aos 91 anos, pai de sete filhos, guardador de 23 netos, herói de treze bisnetos, Ximenes só fica sério quando precisa deixar uma coisa bastante clara: a vida é muito boa.

Foi motorista de ônibus até 12 de outubro de 1948, quando foi nomeado servente da 1ª Junta de conciliação e julgamento de Fortaleza(1ª Vara do Tribunal do Trabalho da 7ª Região) de onde se aposentou no cargo de analista judiciário. Em dezembro do mesmo ano, casou-se com Libânia Feijão Ximenes(LILI).

Despertando para os estudos iniciou o curso primário concluindo-o em 1950; em 1955, concluiu o ginasial, em 1958, o cientifico no Liceu do Ceará; em 1960 enfrentou o vestibular para o curso de Odontologia, na Universidade Federal do Ceará(UFC) ficando em 3º entre os aprovados. Em 1963 graduou-se Cirurgião dentista, profissão que exerceu por mais de 40 anos. 

Mas onde seus dons também apareceram, e se destacaram, foi na escrita, além de ser autor de alguns livros, também por muito tempo foi correspondente de vários jornais e revistas. Faz parte da Associação Cearense de imprensa(ACI), da Associação Cearense de Jornalistas do Interior(ACEJI), da qual exerceu a presidência no período de 1971 a 1973. É sócio benemérito da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-CE. Faz parte ainda do Sindicato dos Correspondentes de jornais, Rádio e televisão.

Numa lista enorme de homenagens e títulos, destacamos o titulo de cidadão de Fortaleza em 1992, em 1993 foi homenageado pela Câmara de Groaíras com a medalha Pe. Mororó, Em 2002 foi homenageado pela prefeitura de Montese(Itália) com uma placa de prata, comemorativa aos 56 anos de fundação do bairro de Montese em Fortaleza. 

Em 2003 recebeu titulo de cidadão honorário  daquela cidade Italiana. em 2004 recebeu homenagem do Conselho Federal de Odontologia e da Câmara Municipal de Fortaleza com diploma e Troféu Compromisso com a cidadania. 

Em 2005 foi homenageado com a medalha Marechal Mascarenhas de Morais pela associação Nacional dos veteranos da FEB, ocasião em que recebeu também do Instituto Montese uma placa de Prata como reconhecimento do povo do bairro pelo que tem feito pelo bem-estar de sua comunidade. 

Em 2009, foi condecorado com a medalha dos Heróis Expedicionários do Ceará em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à memória da FEB. 

Em 2010 foi homenageado pela Academia Brasileira de Medalhística Militar, com a medalha Tributo à Batalha de Montese, no mesmo ano, foi agraciado com uma placa de honra ao mérito, pela Assembléia  Legislativa do Estado do Ceará. Em 2010, ainda, foi agraciado pelo município de Groaíras com o Troféu Carnaúba de Cultura por seu destaque na Literatura cearense. Em setembro de 2010, recebeu  da Academia Cearense de Odontologia o diploma honra ao mérito cultural,  como reconhecimento a sua atuação na literatura cearense. 

Em 2011, foi homenageado pela ACEJI com a comenda jornalista Dutra de Oliveira, pelos relevantes trabalhos prestados a comunicação e a sociedade cearense. 

Em 2013, foi homenageado pela câmara municipal de Fortaleza, com a medalha Boticário Ferreira, além também de ter sido homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com a comenda comemorativa dos 50 anos de fundação da ACEJI, entidade essa que Dr. Ximenes já presidiu. Essas são apenas algumas das muitas homenagens que o Dr. Ximenes já recebeu.

Sem duvida é um exemplo para todos, que nunca é tarde para fazer historia, o mesmo nos contou que até os 21 anos o mesmo era analfabeto (de pai e mãe, como ele mesmo brincou), mas iniciou os estudos e se formou como Cirurgião Dentista. se destacou na literatura e no jornalismo, e hoje é considerado "O Senhor do Montese", por ter fundado o bairro montese, em Fortaleza. Para completar, o Dr. Ximenes também foi homenageado pelos correios com um selo, dedicado a ele.

Dr. Raimundo Nonato Ximenes, é a nossa 6ª personalidade do "Groairenses pelo mundo".

Groairenses pelo Mundo- 5ª Edição- Daniel Farias.

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 5 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Daniel Farias. CONFIRA:




Estanislau Gonsalves Farias, conhecido como Daniel Farias nascido no dia 16/11/1958 na cidade de Groaíras, Filho de Daniel Gonçalves Feijão mais conhecido como Daniel Barbeiro, pois o mesmo tinha uma barbearia no centro da cidade, e sua mãe Maria Paulo Farias(ambos in memorian), Daniel saiu de Groaíras em 1970, com apenas 10 anos de idade, quando seu pai, devido a seca buscou melhor vida na capital do Rio de Janeiro.

Daniel acabou tendo que começar a trabalhar cedo, com apenas 12 anos, de engraxate de sapatos , na praça dos Paraíbas em Copacabana, logo após, de entregador de remédios em farmácia, depois em restaurantes onde Exerceu a função de Garçom , Metre e etc.

Há pouco tempo, aproximadamente a 4 anos atrás, ao participar de um programa de um amigo, chamado Francisco dos Santos, no radio, Daniel chamou atenção do diretor da radio, que logo percebeu o talento que Daniel tinha com sua voz, dai veio o convite de integrar a equipe de locutores daquela radio. Hoje Daniel é sucesso na rádio carioca, através do "Programa Ritmos da nossa Terra".

Daniel é casado a 24 anos, pai de 1 casal de filhos, Sua esposa, que é natural de Minas Gerais foi apresentada a ele por sua mãe em um culto de uma igreja evangélica, no Rio de Janeiro.

Daniel, é um apaixonado por sua terra natal, nossa Groaíras, e sempre que pode está a visitar o município, onde o mesmo nasceu e por 10 anos morou, e assim também aproveita para rever os amigos que aqui ficaram.

Groairenses pelo Mundo- 4 ª Edição- Dra. Maria das Graças Monteiro Melo

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 4 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Maria das Graças Monteiro Melo. CONFIRA:





Maria das Graças Monteiro Melo é uma groairense por afinidade, acolhimento e amor, nasceu no lugar chamado Daniel, pertencente ao vizinho e pujante município de Cariré, porém, por conveniência e proximidade, toda a sua vida, mormente a juventude, viveu em Groaíras onde colheu, nos bancos da saudosa Escola Paroquial Pio XII, posteriormente Centro Educacional Padre Mororó da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, seus elementares conhecimentos juvenis, depois alcançou Sobral, - capital da região - onde cursou o ensino médio e por concurso, tornou-se serventuária da Justiça do Trabalho da 7ª Região. Assim alcançou Fortaleza - Meca dos jovens cearenses, que peregrinavam na busca do sortilégio e do destino. 

Objetivos definidos, tenacidade incontida, daqueles que sabem o que querem e querem com obstinação e persistência, enfrentou dificuldades, vencendo-as sempre com galhardia, no rumo escolhido, o sucesso. 

Amansou livros que especavam nas rédeas indecisas do seu, ainda pouco saber, porém, subjugados à sua pertinácia e boa vontade, conduziram-na ao ambiente sagrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Curso de Ciências Jurídicas e Sociais. O pergaminho de formatura possibilitou-lhe novas buscas em novos patamares e instâncias. Assim, conquistou a Bahia e a 5ª Região da Justiça do Trabalho abriu-lhe a porta da Magistratura. Sergipe foi sua opção para o exercício: Aracaju, Estância, Itabaiana, Propriá e Maruim foram, entre outras, as cidades que a tiveram como Juíza.

Por antiguidade, obteve promoção ao cargo de Desembargadora, em 2003, assim chegou ao Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Região. Foi Presidente daquela Corte de Magistrados, no biênio 2009/2010, Vice-Presidente e Corregedora no biênio 2005/2006 e atualmente é vice-presidente do Regional, eleita pelos seus pares para o biênio 2012/2014. Foi a primeira Ouvidora do TRT20, função que desempenhou em duas oportunidades. Atualmente é a diretora da Escola Judicial, que tem por finalidade a formação inicial e continuada dos magistrados. 

Apaixonada pelo que faz, desempenha com muito amor a sua profissão, distribuindo justiça e procurando ser exemplo de competência e boa vontade, pois é assim que entende deva ser o servidor público. 

Casada com o advogado e servidor aposentado do mesmo Tribunal, o escritor e acadêmico Domingos Pascoal de Melo, seu primeiro namorado, desde quando tinham ele, 16 e ela, 13 anos, sente-se agraciada por ser mãe da Estilista Ana Rita Bracker, que hoje mora em Londres. Vive em família na cidade de Aracaju - Sergipe. 

As Câmaras Municipais de Aracaju e de Maruim a reconheceram merecedora das suas cidadanias e lhe outorgaram o título de Cidadã aracajuana e maruinense, respectivamente.
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, de igual modo, também lhe concedeu o título de Cidadã Sergipana. 

A sua competência e o seu esforço em fazer certo, rendeu-lhe vários, prêmios e medalhas, a primeira delas ao ser classificada como a melhor aluna do Turno Vespertino do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, quando cursava o ensino fundamental. Outras vieram e a enriqueceram mais ainda as suas conquistas. Recebeu as Medalhas de honra ao mérito dos Tribunais Federais do Trabalho de Sergipe, Bahia, Ceará e do Superior Tribunal do Trabalho em Brasília e Pe. Mororó em Groaíras entre outras. Tem muito carinho por todas essas grandiosas homenagens porque são, na verdade, o maior indicativo de que está no caminho certo, além se afigurarem também como uma forma de validação de seu trabalho e de suas ações.

Em que pese sua formação jurídica e sua atividade voltada para a interpretação e aplicação das normas em cada caso concreto, inerente ao seu mister de julgar, aprecia literatura nacional e estrangeira, é uma assídua leitora de biografias e bons romances, tendo sempre um bom livro à cabeceira. 

Pois bem, essa groairense que ama a encantadora Groaíras, terra dos seus basilares conhecimentos e mais arraigadas amizades, de suas primeiras festas, do seu primeiro namorado, é, decididamente, uma grande pessoa. E por isso é a nossa homenageada na 4 ª edição do quadro "Groairenses pelo mundo".

*Com Informações Domingo Pascoal


Groairenses pelo Mundo- 3ª Edição- Sr. Manoel Tomé

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 3 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Manoel Alves Ximenes. CONFIRA:

Groairenses pelo mundo: Sr. Manoel Tomé





Após uma seca e com dinheiro emprestado ele construiu sua vida em Brasilia.

Manoel Alves Ximenes, conhecido popularmente como Manoel Tomé, nasceu em 22 de maio de 1939, no interior da cidade de Groaíras, na localidade de Cajueiro, trabalhava na agricultura e pecuária, quando em 1959 após a seca de 58, depois de perdas nos plantios e nos rebanhos, sem nenhum dinheiro no bolso, e sem estudo algum, Manoel resolveu tentar a sorte na capital brasileira, conseguiu um dinheiro emprestado e viajou para Brasilia. Chegando a Brasilia começou a trabalhar como ajudante de Marceneiro, passando depois a trabalhar em um supermercado do governo, na época inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, isso em 1960, em 1963 no dia 10 de outubro, Casou-se com sua conterrânea a Sra. Sebastiana Feijó Melo, conhecida como Dona Cefisa.

Devido seu empenho foi efetivado como funcionário publico, onde trabalhou durante 18 anos ocupou vários cargos até chegar a assistente comercial, Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais. quando por uma mudança de lei o forçou a abandonar o trabalho,  foi então que chegou a oportunidade de começar seu próprio negocio, durante todo esse tempo Seu Manoel fez suas economias e adquiriu imoveis, nessa época lhe ofereceram um ponto comercial onde funcionava uma loja de material de construção, ele então vendeu um dos imoveis que tinha para comprar a loja, e no dia 01 de outubro de 1980 inaugurou a Contrumenes, que garantiu e garanti o seu sustento até hoje.

A história do Sr. Manoel Tomé é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos.



Hoje com 8 filhos, e completando seus 50 anos de casado, Sr. Manoel mora na cidade de Taguatinga, se tornou uma pessoa influente no Distrito Federal, é líder comunitário em Taguatinga, e de influencia na política também, mas sem nunca esquecer da sua terrinha, é homem apaixonado pela família, pelo Torrão Natal, a pequena Groaíras-CE, todos os anos está em Groaíras, no período do dia das crianças, onde o mesmo com sua esposa realiza já a 11 anos a Festa das crianças, onde doa inúmeros brinquedos para as crianças do município.

Este é o Sr. Manoel Tomé, a nossa 3ª personalidade do Groairenses pelo mundo.

Nós groairenses somos gratos pelo seu exemplo de luta que muito enobrece a história de Groaíras-CE.


Groairenses pelo Mundo- 2ª Edição- Dr. Domingos Pascoal

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 2 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Domingos Pascoal. CONFIRA:



DOMINGOS PASCOAL DE MELO



Nascido em Groaíras, cidadezinha situada na região noroeste do interior cearense, é formado em Filosofia, Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão de Pessoas.

Domingos Pascoal, Domingos ou mesmo Pascoal, é casado com sua conterrânea e hoje Desembargadora Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Dra. Maria das Graças Monteiro Melo, com a qual tem uma filha. Esta é casada e mora em Londres, na Inglaterra.

A história de Domingos não difere da realidade dos municípios do interior cearense que, em outras épocas, “exportavam” mão-de-obra para os grande centros urbanos do Sul e Sudeste do Brasil.

Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais. Estes pautaram sua trajetória de vida e a busca constante de aperfeiçoamento pessoal o conduziram para a labuta no universo jurídico onde atuou como Advogado e foi servidor público da Justiça do Trabalho em Aracajú, Sergipe, cargo em que permaneceu até a aposentadoria.

Hoje, servidor público aposentado, é jornalista e escritor ocupante da cadeira 17 da Academia Sergipana de Letras, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Associação Sergipana de Imprensa – ASI, da Associação Cearense de Jornalismo – ACEJI e da Associação Cearense de Escritores – ACE. Na prática jornalística é articulista da Revista Perfil e do blog infonet.com.br/domingospascoal.

Domingos é homem apaixonado pela família, pelo Torrão Natal, a pequena Groaíras-CE, pela sabedoria, pela prudência, pela elegância, pela educação e pelos estudos de História. Nesta área tem se dedicado a estimular os movimentos de resgate de memórias disseminando a importância da criação de Academias de Letras e Artes como estratégias locais nesse processo que deve ser entendido como de consciência coletiva.

No universo literário, na arte da escrita, sua obra “A Mudança Começa em Você” cuja leitura é exercício de prazer, foi muito bem recepcionada pela crítica literária sergipense e, para orgulho dos seus amigos, familiares e conterrâneos groairenses, já se encontra publicada na Europa, em Portugal. A expectativa é da continuidade de sucesso.

A história de Domingos Pascoal é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos.

Domingos é homem que trabalha e o trabalho enobrece o homem. Nós groairenses somos gratos pelo seu exemplo de luta que muito enobrece a história de Groaíras-CE.




Fonte: Augusto Martins Melo

Groairenses pelo Mundo- 1ª Edição- Régis Melo

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 1 ª história do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar Semanalmente personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer historia em outros lugares. Então conheça hoje a historia de Régis Melo, um groairense que na busca de um futuro melhor, participou de um concurso em que o fez ter que mudar de cidade, daí foi o inicio para sua vida mudar, CONFIRA:


Trajetória de Régis Melo


De um concurso público a Prefeito de Itaguatins-TO


Francisco Régis Alves Melo, nascido em 02 de julho de 1972, em Sobral- Ce, 4 º filho de Enéas Feijão Melo e Joana Alves Melo, na cidade de Groaíras.

Régis sempre foi um filho exemplar, obediente a seus pais, amigo de todos e um aluno dedicado a seus estudos. Cursou na UVA até o 5 º semestre de Ciências Contábeis, que foi interrompido, ao concorrer e passar no Concurso Publico Estadual em Tocantins, com o cargo de Agente Fiscal do Estado, no ano de 1994. Chegando lá passou por várias dificuldades, trabalhou em algumas cidades, onde numa delas, na Cidade de Itaguatins, conheceu Samara Neves, que vieram a se casar e do fruto desse casamento, tiveram dois filhos Yan Vitor e Yanne Vitória. 

Régis com seu jeito de ser, dedicado, comprometido, e eficiente conquistou o cargo de confiança do governo de Delegado da Fazenda, onde trabalhou 8 anos. E com o passar desse tempo, passou a tomar gosto pela política. Se filiou no PMDB, onde concorreu pela 1ª vez nas eleições de 2008, sendo derrotado. Régis não desitiu de seus sonhos, continuou lutando, trabalhando em prol daquela cidade, conquistando mais e mais pessoas, saindo vitorioso nas eleições de 2012. 

Hoje Prefeito, continua a trabalhar incansavelmente, pra mudar a realidade daquele município, principalmente na área da Saúde, Educação, Infra-estrutura, Obras e Turismo.



* Com Informações de sua Irmã Regina Melo.




Um comentário:

  1. Como groairense, envaideço-me em saber, através desse Blog, que alguns conterrâneos conseguiram seus objetivos de sucesso, inclusive em outra "plagas"

    Uma pequena observação como contribuição: faltaram constar dessa relação, alguns nomes de importância, como: Des. Josè Maria Melo, os irmãos machado, Fco. Paulo Monteiro, dentre outros

    ResponderExcluir

Prefeitura de Tauá