De olho no Futebol

Sobre o Colunista:


João Martins – Graduado em Pedagogia – Secretário Escolar e empresarial – acadêmico de Direito e especialista em psicopedagogia. Além de radialista profissional, Reg. Nº 4432 e Matrícula 6700 desde 1999. 

Apresenta o programa De Olho na Noticia na Vale FM de seg a sexta das 11h as 14h.
Repórter Esportivo - Paraíso FM 101,1 das 18h as 19h e do grupo CBN de comunicação - Trem Bala Rádio AM e TV O Povo Fortaleza. Comentarista político no Programa De Olho na Cidade com Assis Nascimento - Paraíso FM das 6h as 7h de seg a sexta.


Coluna Nº 11

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


DE MAL A PIOR... Frase que sempre precisamos usar quando nossos times cearenses, que estão longe de serem clubes. Começam disputar competições nacionais. Fortaleza após vencer o Flamengo por duas vezes, quase perde para o fraco River do Piauí. E o Ceará, empata dentro de casa para o Paysandu após está vencendo por 2x0. E perde também dentro de casa para o Atlético Paranaense. Ainda temos que ouvir explicações sem justificativas: “Perdeu quando podia perder”.

QUE SABE... SABE ... O lateral direito Eduardo, natural de Santana do Acaraú, 19 anos, revelado pelo Guarany de Sobral, principalmente na Copa Fares Lopes e Certame cearense. E por ocasião de uma única partida pela Copa do Brasil, entre o time de Sobral e Curitiba, este jovem jogador passou a interessar ao Curitiba, que após uma boa conversação adquiriu seus direitos federativos, garantindo 80 por cento e o Guarany ficando com vinte por cento. Coo ele foi revelado pelo Cacique do vale, qualquer negociação que for feita com o atleta, além dos vinte por cento já garantido, terá mais cinco por cento. O atleta treinará no grupo do sub vinte, mas sendo observado pela comissão técnica do time principal. * a diretoria não revelou valores da negociação, mas gira em torno de sessenta mil reais.

NOVA DIRETORIA... 
Na noite do dia 16 de maio, por ocasião do programa Momento Esportivo na Paraíso FM 101,1 de Sobral. A entrevista foi com o Sr. Luís Melo Torquato. Eleito Presidente do Guarany de Sobral dia 14 do mesmo mês, juntamente com seu vice, José Oelio Duarte do Nascimento. Dentre outros assuntos , seu Luís destacou: 

> Como sempre muito autêntico em suas colocações, afirmou que o Guarany voltará a ser grande e se tiver apoio e ajuda dos que gostam do Guarany, ele será destaque ainda mais no cenário cearense; 
> Falou também da importância do seu vice, pela confiança e parceria sempre feita em prol do time, quando chamado a contribuir;
> Que seu filho Luizinho será chamado à ajudar, sem atrapalhar seus projetos junto ao futebol cearense, onde hoje presta serviço lá na Federação Cearense de Futebol; 
> Mesmo com a idade já avançada, mas se dedicará com muita vontade e promete muito trabalho em prol do time;
> Que terá como amigo, Teco Teco, Mauro Júnior e Hélio. Mas convida a todos formar essa corrente de forças, inclusive os que colaboram como poder público: Veveu Arruda e Luciano Arruda; 
> Que continuará, valorizando a prata da casa, mas fará contratações de peso como: Um zagueiro, Meia, Atacante e um bom goleiro. E estes farão os garotos correrem dentro de campo. 
> Falou que o Grupo de amigos, coordenado pelo Hélio Duarte, será transformado em uma associação para angariar fundos, pois o Guarany é registrado como de utilidade pública pela Assembleia do Estado e que pode sim fazer diversas parcerias; 
> Afirmou que jogadores que são do Guarany, só serão negociados com o aval da nova diretoria. E que os próximos contratados, terão suas carteiras assinadas;
> Reconheceu o trabalho feito pelo Veras, inclusive no tocante aos impostos fiscais pagos corretamente; 
> Lembrou que quando entregou o time a quatro anos atrás, deixou uniformes, bolas e suplementos. E agora dentre outros desafios, recebeu uma dívida de energia no valor de R$ 1.600,00; 
> Também comentou que se não fosse as forças políticas, o time teria sido punido junto com a diretoria que lhe antecedera; 
> Falou do apoio que será dado ao sub 17, na disputa do cearense 2016; 
> Concluiu pedindo a todos que rezem para que ele possa ter sucesso em mais uma jornada, confiada pelos amigos do Guarany, que estão satisfeitos pelo seu retorno.

SEM COMENTÁRIOS... Foi na verdade um sucesso as atividades esportivas durante a programação de aniversário da cidade de Groaíras. Tanto no campo como na quadra. Tudo graças aos compromissos assumidos e cumpridos pela Prefeito Adail Melo. Sem dúvida a maior e melhor prefeito, no tocante a valorização do nosso futebol. Para coroar com sucesso total foi inaugurada a iluminação do Estádio Mons. Cleano. Que após a decisão da Copa 23 de maio, continua as obras de melhoria desta praça esportiva, dentre outras: Uma sub estação para qualificar ainda mais a iluminação. Aproveito, para parabenizar a equipe do Palmeiras do Córrego pela conquistas nas categorias “A” e “B”.

Coluna Nº 10

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


UMA VERGONHA... Ceará e Fortaleza tremem quando ultrapassam as fronteiras do Estado para jogar com os times de Pernambuco, Bahia, enfim, mais uma vez ficamos só na vontade. Os dois representantes desse fraco futebol, deixaram escapar de forma vergonhosa a classificação para a fase seguinte da Copa do Nordeste. Ceará perdeu dentro de casa para o Santa Cruz e Fortaleza mesmo empatando com o Bahia fora de casa, ambos deram a deus a competição. Por estarem ainda sem definição de quem será finalistas do certame cearense 2016, um ou os dois poderão amargar ficar fora da Copa do Nordeste em 2017.

TUDO DIA DEZ... Domingo, 10 de abril, será decidido em uma rodada cheia de especulações, dentro e fora de campo. Ceará mesmo vencendo o Uniclinic, depende de um empate ou derrota do Guarany de Sobral. Comentam que Ceará está injetando dinheiro no Maranguape para vencer o Guarany; Fortaleza, temendo enfrentar o Ceará numa semifinal e correr o risco de ficar fora da final antecipadamente, motiva o Guarany de Sobral, a vencer o time da serra Maranguape, para deixar fora o seu maior rival, Ceará; O Guarani de Juazeiro, sonha em vencer o Fortaleza pelo menos uma vez das duas partidas que haverá entre os dois leões. E garantir a vaga da semifinal. Portanto, essa rodada promete.

NAS BARRAS DOS TRIBUNAIS... Ocorrerá nesta quinta, 07, mais um capítulo do julgamento envolvendo a Diretoria do Guarany de Sobral, na denuncia de documentos falsos junto a Federação Cearense de Futebol. Duas analise serão feitas: Pedido da defesa do Guarany em diminuir a pena que variou de 300 a 500 dias e multas. E o pedido da acusação em manter a punição de forma mais pesada. Serão julgados: Veras Presidente; Mario Júnior Vice; Paulo Farias Tesoureiro e Helton Borba Gerente. Além de Dr. Tiago assessor jurídico.

FOI DITO... Dia 05, no programa Momento Esportivo apresentado pela equipe Nagibe Marques na Paraiso FM de Sobral, pelo Presidente Veras, que este julgamento na semana decisiva para o Guarany e Ceará, considera estranho... questiona que assim como em Sobral, querem atrapalhar sua gestão, em Fortaleza ai que a coisa é feia. HUM?

PROMESSA DE PÉ...
 O Secretario de Agricultura Cid Paiva, reafirmou que as melhorias no Estádio Mons. Cleano em Groaíras, serão sim, concluídas a tempo de ser inaugurado dia 23 de maio, aniversário da cidade. Será feito a iluminação e aumentado para o tamanho oficial o campo, onde será colocado um material no espaço de jogo que possibilitará uma melhor prática do futebol.

DE VOLTA AOS TRABALHOS... Neste inicio de abril a LGD - Liga Groairense de Desporto, retomará suas atividades de planejamento para o ano de 2016. Sua primeira reunião será dia 07, com diretoria e Conselho fiscal. Dentre outros assuntos: repasse financeiros dos times e parceria com o torneio 23 de maio e reorganização documental da LGD.

Coluna Nº 09

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins



COMEÇOU FRACO... A Seleção brasileira começa o ano de 2016, mostrando sua fragilidade. Mesmo respeitando o Uruguai, mas vencendo de 2x0 cedeu um empate com sabor de derrota. Uma prova de que nosso futebol está longe, mas muito longe de ser o que já fomos no passado. Ah. Além do fracasso da canarinha dentro de campo, mais fraco ainda é a atenção do narrador da GLOBO gritar GOLLLLLLLL de Neymar , sendo que a bola batera na rede por fora.

RETA FINAL... A duas rodadas para a conclusão da segunda fase do certame cearense de 2016. Seis times na disputa, de um lado Fortaleza, Uniclinic e Maranguape. Os dois primeiros já estão classificados para semifinal. Sendo que o Uniclinic garantido na serie “D” para 2016 e 2017. O Maranguape já desclassificado cumprirá tabela dia 10 de abril diante do Guarany de Sobral. No outro grupo está Ceará, Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro. Aqui tudo indefinido, devido a má campanha do Ceará e fraco desempenho dos guaranis. Todos estão na disputa. CONFIRA!

CEARÁ tem 6 pontos poderá chegar a 9, se ganhar do Uniclinic; Guarany de Sobral tem 6 pontos poderá chegar a 9, se ganhar do Maranguape; E aí ganharia do Ceará no numero de vitorias. O Guarani de Juazeiro tem 7 pontos poderá chegar a 13. Para isso terá que ganhar duas vezes do Fortaleza. Uma vitória simples do Guarany de Sobral, lhe garante a semifinal, mas não a vaga da serie “D”. Ao Ceará interessa a vitória diante do Uniclinic e tropeço do Guarany de Sobral. Ao Guarany de Sobral, a vitória e tropeço do Guarani de Juazeiro. O Guarany de Juazeiro só depende dele, vencer uma das duas partidas diante do Leão. Em caso de vitória de Ceará e Guarany de Sobral e dois empates do Guarani de Juazeiro, todos ficariam com 9 pontos. Aí a decisão será no confronto geral do campeonato. Portanto, é melhor esperarmos jogo a jogo, que ocorreram nos dias 06 de abril, Guarani de Juazeiro x Fortaleza no Romeirão. E dia 10 de abril, última rodada, Maranguape x Guarany de Sobral em Horizonte; Fortaleza X Guarani de Juazeiro no Castelão e Ceará x Uniclinic no Presidente Vargas.

NOSSO FUTEBOL... Parado oficialmente em Groaíras. Após a segunda Copa Esporte na Vale, deveria ter começado uma competição de Master, mas, ainda está no campo das discursões, alguma delas com muita pequenez. Pois a Liga que tem poderes de organizar competições esportiva, não tem recursos para tal. Quando vai para o lado particular, falta habilidade e compreensão de alguns, lamentavelmente um jogo politiqueiro e sem sentido em relação ao lazer que é o futebol. Fico na torcida que os veteranos tenham lugar garantido no calendário esportivo deste município. É bom lembrar que esta categorias não é filiada a Liga Groairense de desporto. Que aliás passa por reorganização estatutária, brevemente será apresentado uma proposta dentro das normas federativas do futebol estadual. AGUARDEM!

SONHO ANTIGO... Muito pensaram, planejaram, tentaram, quiseram e não conseguiram. A tão sonhada reforma ou melhorias no Estádio Monsenhor Cleano em Groaíras. Com recursos próprios, está sendo feito a iluminação, são seis postes com quatro refletores, um total de 24. Suficiente para a prática de futebol a noite. Por conta de uma emenda do Senador Pimentel Barroso, será modificado o campo, alambrados e arquibancadas, além de outras melhorias. Na verdade, essa ação, será um gol de placa do Prefeito Adail Melo, que em relação ao apoio no esporte amador, de sã consciência ninguém pode e nem deve reclamar. Ah! Falar nisso, já está na época do primeiro repasse a Liga e aos times em 2016. (De janeiro abril), acordo ainda de 2015, onde os times optaram em receber de quatro em quatro meses.

23 DE MAIO... Será a próxima competição oficial de Groaíras, faz parte do calendário de eventos alusivos ao aniversário da cidade. A expectativa é que na data chave 23, seja reinaugurado o estádio com suas novas estruturas. Principalmente a iluminação.


ATENÇÃO! NOS DIAS 28 – 29 E 30 DE ABRIL, (QUINTA – SEXTA E SÁBADO) SENDO QUE OS DOIS PRIEMIROS DIAS A NOITE E O TERCEIRO DIA A TARDE, HAVERÁ UM CURSO DE TREINADOR DE FUTEBOL EM GROAIRAS. QUEM GOSTAR E QUISER ENRIQUECER SEUS CONHECIEMNTOS NESTA AREA. PODE SE INSCREVER. JÁ ESTÃ0 ABERTAS, COM JOÃO MARTINS DURANTE O PROGRAMA NA VALE FM DAS 11:00H AS 14:00H. VALOR DA INSCRIÇÃO CEM REAIS. COM DIREITO AO MATERIAL EM DVD E CERTIFICADO OMOLOGADO PELA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL E ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS. O CURSO SERÁ MINISTRADO PELO MESTRE E DOUTORANDO JOAQUIM “KIM”.

Coluna Nº 08

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


PRECISARIA DISSO... Sempre blindado pela mídia e talvez pelos amigos e familiares, o atleta Neymar, terá que dá muitas explicações ao fisco Nacional e Internacional. Pois denuncias dão contas de que este sonegou impostos, que já não é novidade, pessoas de classe alta assim agir. Duvido um trabalhador sonegar. Até porque é descontado e não é pouco, na fonte.

CAMPEONATO CEARENSE... A exemplo dos últimos anos, Ceará e Fortaleza mesmo estando nivelados por baixo, predominam em vantagens bem superior aos seus adversários. Tanto é, que ambos já estão classificados antecipadamente para a segunda fase do certame. Imagine o nível dos demais.

PARA FICAR NA HISTÓRIA... Ainda do cearense, municípios como Itapipoca, Quixadá, não se tocam que seus estádios são patrimônio público e não dos times. Até para uso desta praça de esporte, são pagos taxas e mais taxas. Mesmo assim, seus gestores não resolve se quer a documentação básica exigida pela Federação, para a realização de jogos oficiais. Sendo preciso seus representantes jogarem em outras cidades, como por exemplo em Sobral. Sabe quanto está dando de público pagante? Uma média de 10 a 72 almas vivas. EITA FUTEBOLZINHO BOM DE SER REFORMULADO...

GUARANY DE SOBRAL... Não sendo diferente de outros também do interior, come o pão que o “diabo amassou”. Três jogos duas derrotas, uma vitória, marcou um gol sofreu três... para tentar se reabilitar, está trazendo de volta o IMPERADOR, Luís Carlos. Faz gols por onde passa, quando chegar aqui parece que desaprende. Torcer que desta vez seja diferente. Outras contrações: Thiago Viana zagueiro, Dos santos - lateral esquerdo, Abuda - atacante, Allef - meia atacante, Claudio Allax lateral direito e o Luis Cralos Imperador, atacante.

COPA VALE... continua ocorrendo com sucesso. de Groaíras já estão fora, Vasco e Cruzeiro, Portuguesa, Auto Clube. continuam na briga, Alagoense, América Palmeira do Córrego, Real Betis e Boca Júnior. Organização Magamy e Paulo Dorian.

LIGA GROAIRENSE... 
Fechou o ano com um saldo de 412,00 graças a um bom planejamento e organização de sua diretoria. Principalmente no tocante ao controle contábil, do Sr. Claudio Cocó. Cidadão eficiente em tudo que faz... MEMORIZE ESSE NOME! Quanto as atividades para 2016, nos próximos dias será convocado uma reunião da diretoria e posteriormente uma com os times. Metas para o referido ano. Aproveitamos para desejar boas vindas ao Botafogo de Mato Grosso, de volta as atividades, com uma nova Diretoria, dentre ela, estar Zé Neto grande desportista e meu amigo.

CONQUISTA... Para o bem do nosso futebol. Prefeito Adail, garante que no 23 de maio, o Estádio Municipal estará iluminado. Sem dúvida ficará marcado um gol de placa parra a gestão de Adail e sua equipe, pois Adail faz o que nenhum outro fez pelo nosso futebol amador. Os bons desportistas agradecem!

Coluna Nº 07

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


Caros leitores, primeiro quero agradecer a compreensão de todos, pelos dias que fiquei impossibilitado de manter minha rede social em dias com as boas informações. Inclusive esta coluna. Mas, já tudo superado, estamos juntos novamente através deste importante canal de comunicação. CONTO COM VOCÊS!

FUTEBOL CEARENSE...

Começou de forma fraca e conturbada este campeonato que dizem que, “se não existisse alguém teria que inventar”. Pois já tivemos quatro campeões em um só ano... categoria “B” antes de começar já se sabia quem seria os rebaixados... dentre outras melancólicas ações como quebra - quebra em estádios e no final é visto e tido como comum e ficar quase sem providencias severas aos que causam a desordem.

Ainda sobre as proezas do futebol cearense, estamos vivenciamos a disputa em TRIBUNAL que será definida na próxima quinta, 28, quando o TJDF – Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol, julgará definitivamente o caso Guarany de Sobral. Que após uma brilhante defesa feita pelos advogados Tiago Donato e Eduardo Sales, já conseguiram garantir por força de liminar a permanência do Bugre na 1ª divisão.

MEDIDA PROVISÓRIA QUE SALVA...

Foi prolongado o prazo para que os times negociem e resolvam as pendencias de dívidas junto a Receita Federal, a Medida Provisória 695 garante aos times de futebol até 30 de julho do ano em curso, para tal feito. Sendo assim, deixa o Guarany bem mais tranquilo, mesmo tendo que passar pelo crivo do TJDF.

ESTRÉIA...

O Guarany de Sobral fará sua estreia do certame cearense, dia 03 de fevereiro, uma quarta-feira, a noite no Estádio do Junco em Sobral.

Mesmo com dificuldades financeiras, a Diretoria do Bugre, vem se movimentando, e já contratou: Volante Rodrigo Vitor; Os atacantes: Clodoaldo e Wanderley; E por último o lateral direito Cláudio Álax. Ainda conversa com Fábio Sacy, atacante. Os demais são os mesmos que disputaram a Copa Fares Lopes.

NOSSO FUTEBOL...

Em cumprimento ao calendário elaborado pela Secretaria de Cultura e Desporto, está ocorrendo a primeira competição oficial da cidade de Groaíras. “COPA SPORTE NA VALE” que tem como participantes os times filiados ao Programa apresentado na Vale FM do Groaíras por Magamy e Paulo Dórian. Tanto da sede como de outras regiões. A referida Copa começou dia 17 de Janeiro e prevista para terminar em março do ano em curso.

Coluna Nº 06

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


QUEDA DO VASCO ... Muitos analistas, ou apaixonados pelo seus times, dizem que a queda do Vasco da Gama, é um demérito do mesmo, principalmente da sua diretoria. Diante disso, diria que, na verdade é o retrato real do futebol brasileiro. Falta de administração, planejamento e compromisso. Como querermos um futebol de auto nível, se seus organizadores, são denunciados por crimes e mal uso do dinheiro oriundos deste futebol? Qual o exemplo dado para quem organiza os times, com raras exceções... é claro. Não pensam em sucesso do seu time, senão, por interesse financeiro?

GIRO DOS TÉCNICOS...
 Marcelo Chamusca saiu do Fortaleza e foi para Sampaio Correia; Flávio Araújo saiu do River do Piauí e foi para o Fortaleza; Wladimir de Jesus é contratado pelo Tiradentes; Lisca “doito”, renova com o Ceará; Jr. Cearense prestigiado pelo título da Fares Lopes, ficará no Guarany de Sobral. Mas o que quero chamar atenção em tudo isso, é que todos eles, para onde vão, acabam levando seus jogadores, ou seja, aqueles que mesmo jogando mal, não sendo tão craques, mas pela confiança tem vaga garantida como titular. “Dizem que outros incentivos fazem com que esses tenham privilégios diferenciados pelo seus professores”.

CASO DUDU ITAPAJÉ... Vice artilheiro da Copa fares Lopes com sete gols, um dos que ajudou e muito para a conquista do título do Guarany na referida Copa e uma vaga para Copa do Brasil em 2016. Dudu, não ficará no Guarany. Mais uma vez a explicação é falta de condições financeiras para segurar atletas que merecem ter um salário compatível com suas qualidades. Por conta disso, o referido atleta, assinou contrato até 2017 com seu time de origem, Itapajé, mas assinou também com a empresa de Eduardo Rabelo, para se responsabilizar pela sua caminhada futebolística. Com essas mudanças, Dudu já foi negociado com o Juazeirense da Bahia, por que disputará em 2016, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Baiano. Para o garoto muito bom... melhor ainda para os cartolas do futebol.

GUARANY DE SOBRAL COMO SEMPRE... Em contato com o gerente do Bugre, Helton Borba. O mesmo nos informou que, provavelmente o time começará seus preparativos para 2016, dia 21 deste, pois do grupo que disputou a Fares Lopes, 20 atletas tem contratos vigente com o time. Somente os de fora como: André Suba, Furlan e Breno, foram liberados porque a diretoria não tem como decidir agora se haverá condições financeiras para continuar com os mesmos. Pois dependerá das parcerias e convênios com a Prefeitura de Sobral que até esta data, 10.12.015. não pagou todas as parcela de 2015 e nem a gratificação prometida pelo título da Fares Lopes.

CAMPEONATO GROAIRENSE... Chegando quase ao seu final, onde duas equipes já estão garantidas na grande final do dia 19 e 20. Vasco de Groaíras quadro “B” e
Palmeiras do Córrego quadro “A”. Ambos se classificaram direto pela campanha do hexagonal. Ainda teremos uma semifinal dia 13.12. entre Real Beti x Cruzeiro quadro “B” e América x Cruzeiro quadro “A”. Os vencedores desses confrontos, decidirão o título com os já classificados. Lamentamos que mesmo com clareza e decisões coletivas na organização da competição, ainda nos deparamos com comentários e postagens em redes sociais de forma injusta e até discriminatórias por parte de pessoas que fazem parte de algumas equipes filiadas a LIGA. Esta entidade por sua vez, já acionou seu setor jurídico para acompanhar os fatos e tomar as devidas providencias. Tudo dentro da legalidade e visando o melhor para nosso futebol.

Coluna Nº 05

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


DE OLHO NO FUTEBOL ....

QUE ALIVIO! Tudo ficou para a última partida, entre Ceará e Macaé para que a torcida alvinegra pudesse comemorar a não queda do time que durante boa parte da competição ficou sempre com o pescoço diante da degola. Mas, pensando bem, como é frágil nosso futebol. Comemorar um não rebaixamento, pouco, pouco mesmo para quem sonha uma primeira divisão. Em tudo isso, quem saiu por cima de todos, foi o LOUCO. Calma! Não é o que você pensa, apenas o técnico Lisca, tem esse apelido de LOUCO. Ele mesmo faz questão de dizer... Na verdade, esperamos que, esta sofrência de 2015, sirva de aprendizagem para um melhor planejamento e pelo menos fazer em 2016 uma campanha a altura da série que está. SEGUNDONA!

E O VASCO...? Continua na esperança de escapar do rebaixamento. Já não depende mais só dele. Terá que vencer e torcer para seus concorrente perderem. Enquanto que o Botafogo sobe para 1ª os Vascaínos poderão amargar mais uma queda. Mas, isso faz parte, dizem alguns analistas. Parte de que? Fracasso, desorganização, incompetência, é... tudo e um pouco mais, falta de futebol.

LAMENTÁVEL... Se não bastasse uma carreira encerrada dentro de campo sem o mesmo brilho que começou. Uma nova carreira que tinha tudo para ser superada de forma brilhante politicamente. Me refiro ao ex-atleta Jardel, que jogou dentre outros times, Ferroviário e Grêmio. Em 2014, foi eleito Dep. Estadual. Mas, lamentavelmente, volta a fracassar. Desta feita, envolvimento com denuncia de corrupção e ainda envolvido em DROGAS. Jardel, teve seu mandado suspenso por 180 dias, enquanto que tudo seja julgado pela Justiça Gaúcha.

FESTA NA TRIBO DE VERDADE... O dia 29 de novembro de 2015, ficará marcado para a história do Guarany de Sobral. Pela 1ª vez, sagrou-se campeão da Copa Fares Lopes. Enfrentou e venceu no estádio do Junco em Sobral seu rival Guarany de Juazeiro. Começou perdendo por 1x0. Mas teve força suficiente para empatar e virá para 2x1. Gols de Dudu Itapajé e Tiago Furlan. No final muita festa, com direito a carreata em carro dos Bombeiros pela principais RUAS E AVENIDAS DA CIDADE. Com este título, o time de Sobral, garante uma vaga também pela 1ª vez, Copa do Brasil em 2016. Para isso, é necessário que a Diretoria tenha a certeza de que precisa formar um time forte e competitivo não só para a competição nacional, bem como, para o campeonato cearense de 2016. Assim esperamos... Parabéns a todos que fazem o cacique do vale. Principalmente ao presidente Veras, que na hora mais difícil assumiu o barco e o resultado foi coroado com sucesso.

GROAIRENSE... Chegando a sua reta final, seis times ainda disputam o certame, que são: Palmeiras – América – Vasco – Cruzeiro – Alagoense – Boca Júnior. Categoria “A”. Sendo que Real Beti e Nova Cidade, disputam pela categoria “B”. Até agora todos no mesmo nível e a próxima rodada, 05 e 06 de dezembro, promete muitas emoções.


Coluna Nº 04

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


BOMBA SOBRE BOMBA... Parece até meio que contraditório, mas na verdade, os atentados que ocorreram em Paris, um dos alvos dos Piseudos terroristas, era o local onde ocorria um jogo amistoso entre França e Alemanha, que não tão diferente do nosso futebol brasileiro, é uma bomba, sendo cada vez mais um fracasso dentro das quatro linhas, mesmo assim nós torcedores ainda ficamos prestigiando, mesmo sabendo que a qualidade dessa prática futebolística hoje mais fortemente gira em torno dos interesses dos patrocinadores e cartolas que ganham milhões e milhões, enquanto quer os times e torcedores bancam boa parte desse sucesso financeiros para alguns poucos interessados.

A QUE PONTO CHEGAMOS... Ainda sobre seleção, desta feita a nossa. Nossa não, do Dunga e CBF. Comemora por ter empatado com a Argentina. Um jogo fraco tecnicamente, sem espírito de luta e vontade como já foi a canarinha. Até a rivalidade, que dava um brilho a mais em campo, deixa de existir, pois toda e qualquer seleção por mais fraca que seja, quer tirar uma casquinha da do Brasil. Se continuar assim, teremos muitas dificuldades de garantir com tranquilidade a vaga para a próxima COPA.

RETA FINAL E AINDA COM DIFICULDADE... O Ceará Sporting Club chega a reta final da Serie “B” ainda sem a certeza da permanência na segundona em 2016. Pois lhe restam dois jogos, um com América Mineiro, lá em Minas, que dificilmente perderá, a não ser uma Zebrona daquelas que ocorreu diante do Bota Fogo. O mais preocupante é a decisão se Ceará fica ou não fica. Ser decidida em casa diante do Macaé que luta também para não cair. Muita adrenalina vai existir até o último jogo.

FESTA NA TRIBO... Depois de alguns puxões de orelhas, demissão de jogadores por indisciplinas, parece que o Guarany tremeu na base. Desta feita decidindo jogar e vencer, ou então muitos poderiam pegar o beco mais cedo, caso não garantisse a classificação para fase seguinte desta “Copinha” Fares Lopes. Dia 14.11.015. O Cacique flechou o Leão em sua própria casa, Aucides Santos em Fortaleza, vencendo por 3x0. Dando um salto significativo para chegar a semifinal da competição. O jogo de volta será dia 18, em Sobral. O Guarany poderá perder até com uma diferença de dois gols E ainda se classificará. Moleza assim só índio civilizado. Portanto, vale aquele ditado: Por falta de um grito, as vezes se perde uma boiada. AVANTE CACIQUE DO VALE.

NOSSO BAIÃO DE DOIS... Muitas emoções e expectativas para a última rodada da primeira fase do 25º Campeonato Groairense 015. Nas duas chaves, “A” e “B”. não está decidida a terceira vaga. Pois tudo será decidido nos detalhe de cada partida, nos dias 21 e 22 deste, próximo final de semana. Confira: Sábado, 21, na Lagoa das Besta, Alagoense x Nova Cidade; No Estádio Municipal, Vasco x Auto Clube. No domingo, 22, no Boreu, Boca Júnior x Portuguesa; No Estádio Municipal, Cruzeiro x América. Portanto, o verdadeiro torcedor que for aos campos destes espetáculos, verão o que há de mais importante na pratica do futebol como lazer.

Obs.: A Liga Groairesne de desporto, agradece a todos que estão ajudando na realização desta competição. Principalmente a Gestão Pública Municipal. Igualdade é a Nossa meta.


Esta coluna tem o Apoio de:



Coluna Nº 03

Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.


DE OLHO NO FUTEBOL...

Caros leitores, peço desculpas por não ter inscrito nossa coluna na terça, 03, por motivo alheios a minha vontade. Mas estamos de volta...

POR UM FIO – Um golzinho no final do jogo o atlético adiou as comemorações antecipadas do timão, que aguarda mais cedo ou mais tarde soltar o grito de campeão e com muita justiça. Na minha concepção essa conquista se deve muito ao seu treinador. Dizem até que ele já merecia ser lembrado para a Seleção de Dunga e da CBF. Hum?

FUNGINDO DA DEGOLA – Enquanto alguns times garantem suas permanências na elite deste futebol, se é que tem elite... outros se aperreiam para saírem da degola. Dentre outros: Vasco a nível de Brasil e Ceará aqui no Estado de igual nome. Voltando-se mais para nossa realidade. O Ceará poderá decidir sua sorte, na última partida em Fortaleza, diante do Macaé. Dentro de campo uma boa disputa, fora, aquela tenção, pois os nossos times, sempre fracassam nesse tipo de decisão, inclusive em casa.

SALTO GRANDIOSO – Um jogador que passou por Sobral defendendo o Guarany, meia Maranhão, poderá deixar o Fortaleza para defender o América Mineiro. Isso devido sua brilhante atuação em 2015, tanto no Cearense como na serie “C”. Engraçado, este mesmo Maranhão, não serviu para Guarany e Ceará. Coisas do futebol.

PRESTIGIADO – O técnico Júnior Cearense, que tenta se manter na referida carreira, após o jogo diante do Alto Santos em Sobral, e amargando sua segunda derrota seguida dentro de casa, ambas pelo mesmo placar 2x0. Ao ser entrevistado pela imprensa, colocou seu cargo a disposição da diretoria, alegando não saber mais o que fazer. Pois nos treinos os seus atletas enchem a bola e nos jogos fazem diferente a Maricota fica murchinha... murchinha. Mas, a diretoria achou por bem não aceitar o pedido de demissão do treinador, pois a essa altura, trazer outro poderia dificultar ainda mais a recuperação do Guarany.

CIDADE SEM HOTEL – Segundo a Diretoria do Guarany, a cidade de Alto Santos, não dispõem de hotel para hospedar o Guarany. Precisando o mesmo ficar em Limoeiro, a 52km da cidade onde o jogo será realizado as 15:00h de terça, 10, por não ter também energia no estádio. Já pensou Alto Santos campeão da taça Fares Lopes? Disputará a Copa do Brasil... Eita futebol esse nosso. Hum?

CAMPEONATO GROAIRENSE – entrando para sua reta final de primeira fase, somente três times respiram de forma aliviada em relação a classificação. Os demais ainda estão correndo atrás, com possibilidades de ser decidido nas últimas rodadas. Isso dará uma empolgação maior aos jogos que virão. Outro ponto de destaque, são as rendas ficando numa média de 400 a 500 reais por partida. Lembrando que nessa primeira fase a grana é dos times mandantes de campo. O fato lamentável, continua sendo as reclamações e algumas com razão, pelas más atuações de nossas arbitragens. Que não é estranho, se compararmos com os tidos como grandes profissionais a nível do futebol brasileiro. Eita crise por bons apitadores, temos muitos sopradores de apito. Hum?

PELADEIROS – Segundo a Diretoria do Guarany, três jogadores foram dispensados por motivo de jogar pelada em Fortaleza... O QUE? Sim! Albano volante – Moisés Rato meia e Gugu

Maranguape atacante. Sairam de Sobral domingo, 08, para jogar pelada em Fortaleza. Mesmo a ordem da gerencia do time tenha sido não se ausentarem da cidade, pois segunda, 09. Haveria coletivo de apronto para o jogo diante do Alto Santos. Terça, 10. Aqui, o profissionalismo pede passagem...

Coluna Nº 02



Coluna: De Olho no Futebol com João Martins.




AINDA SEM ESPERANÇA... mesmo com algumas vitórias, o Ceará Sporting Clube não está livre da possível queda da frágil segundona para a péssima terceira divisão brasileira. Diante da rivalidade existente entre Fortaleza “ o leão que não passa de um gatinho” que a sete anos está nessa. Ficará torcendo para que o vozão caia, pois assim ninguém zomba um do outro. Muito embora este que vos escreve, gostaria que os dois estivesse pelo menos garantido na segunda divisão, pois é na realidade o lugar adequado para quem não está preparado para uma disputa e permanência em uma primeira.

HOMENS DOS TRÊS PAUS... Nos últimos jogos do brasileirão, as atenções se voltaram para as brilhantes atuações de jogadores que são sempre lembrados pelas falhas e gols tomados, me refiro aos goleiros, uma das mais críticas posições de um time. Na última rodada, 25,10. O show foi deles, levando a uma estatística de menor índice de gol dos últimos anos. Viva os homens dos três paus.

BOM DE SE VER...
 falando em show, a próxima rodada do brasileirão, teremos o confronto dentro de campo dos líderes, Corinthians e Atlético. Muito embora a diferença de pontos seja grande, para o Corinthians, mais o que está em jogo é a boa prática da bola rolando, espera-se um grande jogo. Pelo que apresentaram até aqui, qualquer um dos dois que ganhassem o título estaria em boas mãos.

FARES LOPES... O Guarany de Sobral, quebrou o tabu na meca do Cariri. Por muito anos não se via o Bugre viajar mais de 600 km e voltar de saco cheio... não de tristeza como presenciei várias vezes quando cobri jogos entre o time de Sobral e os de Juazeiro. Desta feita, só deu Bugre. Jogou com Iguatu dia 18.10. e venceu por 1x0. Jogou com Icasa dia 21.10. venceu por 3x0. Bom de mais da conta. Como a Federação muda demais sua tabela, o jogo com Alto Santos marcado para dia 07.11. foi antecipado para dia 28.10. Quarta-feira as 20:15 no Estádio do Junco em Sobral. Guarany tem oito pontos e poderá chegar a onze, seguindo líder de seu grupo. Dois jogadores não jogarão, Zé Augusto e Breno, ambos receberam terceiro cartão amarelo.

CAMPEONATO GROAIRENSE... Devido o ENEM, nos dias 24 e 25, tivemos a pedido apenas um jogo isolado entre Cruzeiro x Portuguesa de Anajá, pela Chave “B”. Sendo que no próximo sábado, 31, teremos o jogo América x Real Betis, mesma chave. E no Domingo a rodada, conforme tabela. Pela chave “A”, Alagoense x Palmeira do Córrego, na lagoa das Bestas e Nova Cidade x Alto Clube no Itamaracá.

JÁ ERA ESPERADO... mas bem que, poderia ser evitado. Com toda rigorosidade da organização, temos muitas reclamações, dos times. Principalmente em relação a falhas, creio que, indesejável por parte das arbitragens. A LGD – Liga Groairense de Desporto, fará o possível para ir contornando esses problemas, sem prejuízo para a competição.

BALANÇO FINANCEIRO... Para quem pensa que fazer esporte é barato confira: cada rodada em um final de semana, a Liga gasta com arbitragem, R$ 880,00, mais R$ 100,00 com delegados, mais R$ 500,00 com segurança. Total por final de semana R$ 1.480,00 (Hum mil quatrocentos e oitenta reais). Portanto, isso só é possível se tornar sucesso, devido o apoio que a Liga tem da Gestão Municipal e de bons amantes do nosso futebol.

Coluna Nº 01

De Olho no Futebol com João Martins.


Por João Martins:

Já escrevi para o jornal Tribuna do Ceará, em Fortaleza, Jornal A Folha em Sobral, Jornal Aberto em Taperuaba. E mesmo assim me considero um aprendiz nesta área de fazer comunicação, falada televisada e escrita. Pois mesmo escrevendo o que pensamos, defendemos e acreditamos, não podemos escrever para nós, e sim para milhares de leitores, que muitas das vezes, mesmo sendo diferente aos nossos escritos, mas é possível mantermos esse elo de aprendizagem, ou seja, trocarmos conhecimentos também através da escrita e da leitura.

Portanto, me sinto honrado pelo convite deste conceituados meio de comunicação, denominado, Blog do Tidi. Para que todas as terças, possa partilhar um pouco com você leitor, a respeito de um dos maiores desafio como lazer que é a prática do futebol.

DE CIMA PARA BAIXO...

A nossa seleção brasileira, infelizmente por alguns analistas, não mais vista como representante do Brasil. E sim dos interesses de patrocinadores, que bancam e querem retorno altíssimo, com o que até bem como tempo era tido como uma prática de futebol arte e lazer. Por conta disso, nossa canarinha, já não brilha mais como antes, pois tudo vem de cima para baixo.

NEM SEMPRE É BOM...

Competições disputadas em pontos corridos, nem sempre é a melhor forma, por exemplo: o Corinthians, poderá sagrar-se campeão brasileiro bem antes de terminar a competição. Muitos jogos na reta final, ficarão sem graças e serão meramente cumprimento de tabela.

NADA NADA E MORRE NA PRAIA...

Sete anos se passaram e mais uma vez, o Fortaleza “Leão do Pici” decepciona sua torcida em pleno castelão. Mais de sessenta mil tricolores, aguardavam com o grito preso na garganta de subiu... subiu. E de novo ficou o silencio escondido e a revolta descontada no que não tem nada haver. Quebra quebra na arena castelão. E para ser solidário, Ceará praticamente rebaixado, fará companhia ao seu maior rival, na terceirona em 2016. Uma vergonha para nosso futebol. Mas de uma coisa os cartolas não podem reclamar. Mesmo não subindo, Fortaleza saldou da renda final, mais de um milhão de reais.

MESMO ASSIM VENCEU...

Com uma apresentação fraca em uma competição mais ainda. O Guarany de Sobral venceu Iguatu dia 18.10. por 1x0, gol de Dudu Itapagé. E assim o bugre segue rumo ao título da Copa Fares Lopes, pois lhe daria uma vaga na Copa do Brasil em 2016.

NOSSO BAIÃO DE DOIS...

Começou dia 17 de outubro o 25º campeonato Groairense. Foram dois jogos no sábado, 17, e dois no domingo, 18. Como nem sempre todo começo são flores... já muitas observações para não dizer reclamações, foram feitas por partes dos dirigentes dos times, torcedores e até dos organizadores, no caso a LGD – Liga Groairense de Desporto. 



Mas, nada que com um bom entendimento e aproveitar os erros para chegar aos acertos. Que na continuidade dos jogos, somente dia 31 de outubro, pois nos dias 24 e 25, não terá rodada, devido o ENEM. 

Muitas coisas já não serão como foi na abertura, pois a LGD primará pelo bem estar deste futebol. Até porque, tem o respaldo e o compromisso até agora honrado pelos que fazem a gestão pública de Groaíras, na pessoa do Prefeito Adail Melo e primeira Dama Elisabeth Ximenes. Que dentre outras boas ações, estar o repasse financeiro em dias juntos aos times filiados a LGD.

Esta coluna tem o Apoio de:



Cavalcante Celulares com a promoção dez por mil. 

Na compra de dez reais você concorrerá através de sorteio de um celular no valor de hum mil reais dia 31.12.015. no programa do João Martins.




Programa De Olho na Noticia, de segunda a sexta das 11:h as 14h. 
Vale FM 98,7 Groaíras-Ce.


Pousada Groaíras e Restaurante PAZ- O conforto fora de nossas casas.


Loja Boneca de Pano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá