terça-feira, 2 de agosto de 2022

Chitão 2022 de Massapê faz história

 



Os meses de junho e julho se destacam no calendário artístico e cultural brasileiro como o período do Festival do Nordeste Junino.

Trata-se de uma das mais tradicionais festas que reúne, principal, a chamada música de raiz à dança (forró/xote/baião e xaxado), teatro ao ar livre, comidas típicas, cidades cenográficas, itens decorativos na riqueza da simplicidade e criatividade do nordestino. Seja pela forma de festejar e fazer humor, seja pelas confecções de itens decorativos, em figurinos dos mais simples e toda a tipicidade do dia-a-dia do Nordeste, desde os mais remotos tempos aos mais modernos dias.

O que talvez poucos saibam é que a história revela e confirma que foi em Massapê, Região Norte Cearense, que à data de 24 de julho de 1933 o Ceará realizou o seu primeiro Chitão Junino já registrado.

Por este encontro da Arte e Cultura com a História e o marco da gestão administrativa de Aline Albuquerque (PP), que a Prefeitura Municipal de Massapê, realizou neste ano de 2022, até então, o mais belo, encantador e o mais estruturado Chitão em toda a sua história. Estrutura esta envolta também à segurança reforçada e organização logística, pensada com muita sensibilidade para o público em grande número, atingindo também mais um importante recorde e dentro de uma cultura de paz.

(Informações: Armando Costa/Texto: Cristina Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá