terça-feira, 9 de agosto de 2022

Após reviravoltas e decisões judiciais, veja como ficaram as coligações dos candidatos ao Governo do Ceará.



Após muito embate interno nos partidos políticos locais e decisões judiciais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as coligações dos seis candidatos ao Governo do Estado, até aqui, foram concluídas. Algumas, claro, cabem recursos ao pleno do TSE, por exemplo, mas até o momento, Roberto Cláudio, do PDT, conseguiu atrair 11 partidos para o seu arco de aliança, sendo seguido pelo petista Elmano de Freitas, com 10, e Capitão Wagner, que terminou o processo de convenções com seis.

Além do PDT, Roberto Cláudio deve contar com os apoios formais de PSB, PSD, PSDB, PMN, PSC, DC, Cidadania, Patriotas e Agir. Ainda que formalmente essas siglas estejam alinhadas com o pedetista, prefeitos de alguns desses partidos já declaram publicamente que vão apoiar outras candidaturas.

Elmano de Freitas, que foi anunciado há menos de duas semanas como o candidato do PT ao Governo do Estado, com o apoio de Camilo Santana, conseguiu atrair para si, além de sua sigla, PV e PCdoB, que fazem parte da federação, bem como MDB, SD, Rede, PSOL e PRTB. O PROS e o PP retornaram para o arco de aliança do petista após decisões do TSE, que manteve a convenção do Progressistas, e que autorizou o retorno da legenda republicana ao grupo político aliado de Lula.

Capitão Wagner, que por sua vez, acreditava conseguir o apoio de sete partidos, terminou o processo de convenções com seis: União Brasil, PL, Republicanos, Avante e Podemos. Ainda estão no páreo para a disputa eleitoral deste ano o bancário Serley Leal, do Unidade Popular, Chico Malta pelo PCB e Zé Batista do PSTU.

O partido NOVO não apoiará nenhum dos candidatos a governador e lançou apenas dois nomes para a disputa proporcional, sendo um para deputado federal e um para estadual. Já o PCO, segundo consta no portal do Tribunal Superior Eleitoral, está suspenso no Ceará.

Veja como ficaram as coligações para o Governo do Estado (até aqui):


Roberto Cláudio – PDT, PSB, PSD, PSDB, PMN, PMB, PSC, DC, Cidadania, Patriotas, Agir

Elmano de Freitas – PT, PV, PCdoB, MDB, PP, SD, PROS, Rede, PSOL, PRTB

Capitão Wagner – UB, PL, Republicanos, Avante, Podemos, PTB

Serley Leal – UP

Chico Malta – PCB

Zé Batista – PSTU

(Blog do Edson Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá