quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Governadora Izolda Cela assina 20º memorando de hidrogênio verde e protocolo de intenções para produção de energia solar



A governadora Izolda Cela assinou, nesta quinta-feira (4), o 20° memorando voltado à produção de Hidrogênio Verde no estado, dando mais um passo para ampliar as perspectivas de produção de energia limpa em solo cearense. Também foi assinado protocolo de intenções com a Órigo Energia, que visa à produção de energia solar.

"Seguimos trabalhando para desenvolver o Ceará e gerar mais emprego e renda à nossa população. As empresas chegam para fortalecer o protagonismo do Ceará na produção de energias renováveis", comentou Izolda Cela em suas redes sociais.



articiparam das assinaturas os titulares da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará (Sedet), Maia Júnior; da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo de Souza; da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba; da Secretaria da Educação (Seduc), Eliana Estrela; da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Lucio Ferreira Gomes; da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno; e da Secretaria dos Recursos Hídrico (SRH), Francisco Teixeira. Além deles, estiveram presentes o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Danilo Serpa; o gerente comercial sênior da HDF Energy, Alessandro Perotti; a CEO da Órigo, Súrya Mendonça; e o diretor de negócios da Órigo, Rodolfo Mollinari.



Empresa de origem francesa e especialista em tecnologias de hidrogênio, a HDF desenvolve, financia, constrói e opera infraestruturas de geração de energia industrial e oferece soluções de usinas de hidrogênio.

A HDF comercializou as usinas de energia Renewstable, desenvolvidas na Guiana Francesa, que capturam energia renovável intermitente e a armazenam na forma de hidrogênio para produzir eletricidade estável 24 horas por dia. Essa eletricidade pode ser controlada como uma usina termelétrica a um preço competitivo.

A empresa Órigo tem a intenção de instalar plantas de geração solar fotovoltaica, constituindo o projeto “Fazenda Solar Órigo”, com aproximadamente 140 mw de capacidade, nos municípios de Independência, Santa Quitéria, Pedra Branca, Solonópole, Mombaça, Varjota, Morada Nova, dentre outros.

O projeto "Fazenda Solar Órigo" demandará investimentos na ordem de R$ 800 milhões para ser construído na sua completude, com cerca de 500 empregos diretos e mil indiretos. A previsão de entrega é até o final de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá