segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Sobral ocupa o primeiro lugar do Brasil no Ideb de 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes.


Sobral conquistou a nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), o município também se destacou. Alcançou a nota 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes, novamente na liderança. 

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (16/09) pelo Ministério da Educação, mostram a realidade de mais de 5 mil redes públicas municipais de ensino. “O tamanho de uma rede de ensino é proporcional ao seu nível de complexidade e das questões a serem resolvidas e acompanhadas. Quando analisamos o resultado do Ideb levando em consideração este quesito, identificamos Sobral na primeira colocação ao lado de municípios do sudeste e do sul do país com renda per capta superior à de Sobral e maior capacidade de investimentos”, explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Os dados da avaliação são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. “Continuamos trabalhando para um aprimoramento constante da qualidade da educação pública do município não somente do ponto de vista cognitivo, aferido em avaliações nacionais e estaduais, mas também desenvolvendo as competências socioemocionais nos nossos estudantes”, pontuou o secretário.

Desde 2009, a rede pública municipal superou a meta dos anos iniciais do ensino fundamental e, em 2017, ultrapassou a nota estabelecida para os anos finais, que deveriam ser alcançadas em 2021.

O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que avalia os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá