segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Sobral: Novo encontro para tratar sobre resíduos sólidos define instalação de novas ilhas ecológicas e a compra de veículos para associações de catadores


Sobral deverá aumentar bastante o volume de lixo indo para a reciclagem. Com mais 44 ilhas ecológicas já contratadas, o município inicia nos próximos dias a ampliação do número desses equipamentos instalados pela cidade. É o que ficou definido nesta quinta-feira (15/09) durante encontro realizado na Prefeitura para tratar da coleta e destinação dos resíduos sólidos no município. A instalação dos equipamentos leva em conta a proximidade com órgãos públicos e o acesso da população.

Participaram da reunião o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, o procurador-geral adjunto do município, Tércio Machado, os secretários Ramon Carvalho (Planejamento e Gestão), Marília Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), o secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, Paulo Vasconcelos, e equipe, o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, e técnicos das secretarias da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Seuma e AMA.

Além da escolha dos locais que receberão as novas ilhas ecológicas, ficou definida a compra, pelo município, de mais 28 motos elétricas que serão utilizadas no recolhimento dos resíduos depositados nas ilhas pela população.

“Esses veículos serão cedidos pela Prefeitura às associações de catadores cadastradas, que ficarão responsáveis pela correta utilização e manutenção das motos”, explicou David Duarte.

Além das motos elétricas, que apresentam benefícios ambientais devido a ausência de emissões de CO2 e poluentes no escapamento, apresentando ainda baixo custo de manutenção, o recolhimento dos resíduos contará ainda com o reforço de um caminhão adquirido especificamente para essa finalidade.

“É estimulante trabalhar por uma causa tão importante não só para o meio ambiente, mas também para a economia, beneficiando toda uma cadeia composta especialmente por pessoas de menor renda. Saber que o lixo que produzimos pode mudar a situação financeira de dezenas de famílias de catadores faz toda a diferença para o sucesso dessa iniciativa”, concluiu o chefe do gabinete.

Ainda durante o encontro, foram traçadas estratégias para reforçar a fiscalização aos grandes geradores de resíduos para garantir o descarte adequado do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá