segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Em Sobral, governadora Izolda Cela compartilha experiências da educação do Ceará com líderes internacionais

 


Na tarde desta quinta-feira (15), em Sobral, a governadora Izolda Cela encontrou-se com uma comitiva composta por 30 líderes internacionais do Quênia e do Paquistão do Programa South-South, para debater o avanço da educação no Ceará. O encontrou aconteceu no Centro Lemann, em Sobral, e contou com a presença do senador Cid Gomes, do prefeito do município, Ivo Gomes, e do ex-prefeito de Sobral e primeiro-cavalheiro do Estado, Veveu Arruda.

Nos últimos anos, o Ceará se destaca no âmbito da educação, graças ao Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MaisPaic), executado há 15 anos e concebido pela hoje governadora Izolda Cela. Os bons resultados avançam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental e já começam a se refletir no Ensino Médio. As diretrizes, a execução e os resultados contínuos do programa são objeto de estudo de organizações internacionais.



“Muito importante, honroso e significativo um evento como esse, que nos conecta com outros países, outras regiões. Para que possamos trocar ideias, informações e experiências com base no que se constrói aqui em Sobral há mais de duas décadas, e também com a expansão para o Ceará, com os passos e avanços conquistados”, comentou a governadora Izolda Cela, que participou ativamente da revolução na educação do estado como secretária da Educação de Sobral e, anos depois, do Ceará.

Os bons resultados na educação foram o motivo de Sobral ter sido escolhida pelo Programa South-South, onde 16 líderes educacionais do Quênia e 16 líderes educacionais do Paquistão buscam conhecer iniciativas educacionais de sucesso e debater seus resultados.




Durante o evento, promovido pelo Centro Lemann, dedicado à educação básica de qualidade para toda a sociedade, foram discutidos os passos dados para promover a aprendizagem na idade certa.

“A primeira meta era não deixar crianças de até seis anos analfabetos, a segunda era consertar o fluxo de ensino. E, nesse caminho, chegamos à conclusão de que alfabetização de criança é a parte mais difícil, porque não é instintivo, é uma criação da raça humana, não se aprende espontaneamente. Existe uma técnica”, recapitulou Ivo Gomes, atual prefeito de Sobral e ex- secretário municipal de Educação.

Educação no Ceará




Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2019, o Ceará é o estado com a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). A rede pública cearense alcançou a nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Nos anos finais, o resultado cearense foi o melhor do país. A próxima pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) será divulgada nesta sexta-feira (16).

“[Para obter resultados é necessário] ter um diagnóstico preciso e ter metas. Porque se quiséssemos cuidar de tudo ao mesmo tempo, corríamos o risco de não saírmos do lugar. E nós também tínhamos uma agenda bem definida. Junto a isso tudo, precisamos que as pessoas estejam engajadas na mudança”, destacou Izolda Cela.



Dentre os municípios, Sobral atraiu atenção após reformas educacionais com ênfase na erradicação do analfabetismo e na redução da evasão escolar. Durante o evento, o ex-governador e senador do Ceará, Cid Gomes, respondeu sobre o caminho trilhado para esses resultados.

“Sobral em 10 anos já teve resultados, foi um projeto sobrevivente à política eleitoral. A educação [aqui] é um assunto que contou com a continuidade”, destacou Cid. No entanto, enfatizou a importância de líderes para esses processos. “Mas o caminho é escolher bons governantes”, completou.

Desafio

Assumindo o desafio de levar os resultados da educação de Sobral para outros 5 mil municípios brasileiros através da Associação Bem Comum, o primeiro-cavalheiro do Ceará, Veveu Arruda, enfatizou a busca pela equidade educacional e a excelência acadêmica como um ponto-chave do sucesso educacional local.

“Nós não nos conformamos em aprender mais ou menos. Tem que ser o melhor resultado, e para escola pública. Porque é lá que estão aqueles que já são excluídos de muitos diretos, e aí a escola tem que ser a melhor possível”, finalizou Veveu.

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