segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Em Maranguape, governadora Izolda Cela lança quarta unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades

 

Na oportunidade, foi assinada ordem de serviço para a construção de três areninhas para o município


Na manhã desta sexta-feira (16), a população de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu os serviços da 16ª edição do Projeto Acolher durante o lançamento da quarta unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), implantada no Centro da cidade. A governadora Izolda Cela participou do lançamento, acompanhada do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana; do prefeito de Maranguape, Átila Câmara; e de outros oficiais e autoridades.

A base do Copac em Maranguape conta com cinco viaturas e 25 policiais, tendo atuação direcionada à prevenção focada, unindo proteção social e segurança pública. As outras unidades estão funcionando em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Para ser implantado com 38 territórios iniciais no Ceará, o Comando, que integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), recebeu um investimento inicial de R$ 3.323.528,61.



A comunidade agora pode contar com os seguintes serviços: referência de segurança; serviço de policiamento 24 horas; telefone para a comunidade; atendimento de chamados; patrulhamento; mediação de conflitos; e conexão com Grupo de Apoio às Vítimas de Violência, Grupo de Segurança Escolar, Grupo de Segurança Comunitária e Grupo de Prevenção Focada.

A secretária Onélia Santana falou sobre como a implantação do Copac dialoga com ações de cidadania, saúde e qualificação profissional, realizadas por meio do Projeto Acolher, da SPS. "O Copac tem o intuito de estar mais proximo à comunidade, fazendo uma ponte com a SPS, para alinhar as demandas. Quando o Estado investe em políticas públicas de assistência social, educação e segurança pública, o objetivo é incluir e melhorar a vida dos cearenses. Hoje, temos diversos serviços da SPS e de instituições parcerias, com acolhida e encaminhamentos necessários para crianças, jovens e idosos", explicou.

Também presente no evento, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, enfatizou que a iniciativa se soma às outras estratégias da PMCE. "A prevenção qualificada vai melhorar as tratativas de ocorrências e o atendimento à comunidade, contribuindo sensivelmente para a redução dos crimes", pontuou.



Para ingressar no Copac, os policiais militares passam por 160 horas-aula de formação voltada especificamente para este tipo de policiamento, tendo acesso a conteúdos sobre mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, emprego de armas menos letais, escuta especializada, depoimento especial, dentre outros.

"Esse é uma visão de policiamento revolucionário, que muda a forma de enfrentar a violência. É parte de um processo que já deixa uma marca na rotina da comunidade. É a primeira experiência dessa dimensão no Brasil", complementou o comandante-geral do Copac, major Messias Mendes.

Mais cidadania



Bem próximo à base do Comando, foi disponibilizada nesta sexta-feira uma unidade móvel de Políticas sobre Drogas, com equipe multiprofissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; o Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; o Ônibus Lilás, com ações de enfrentamento à violência contra as mulheres; além de serviços de atendimento psicossocial com a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos.

Além disso, também foram ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças no Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participa da ação, com coleta de DNA, para localizar pessoas desaparecidas. Já a Defensoria Pública Já a Defensoria Pública do Ceará presta orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.

Esporte para transformar



Na oportunidade, a governadora assinou ordens de serviço para a construção de três areninhas em Maranguape, sendo duas na sede do município e uma no distrito de Sapupara. As obras para os três campos society terão cerca de R$ 881 mil em investimento.

"Areninha é uma das políticas fortes que temos no esporte. Um espaço para todos, mas principalmente para a juventude, que precisa destinar sua boa energia", ressaltou Izolda Cela.

Presentes



Também compareceram ao lançamento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Ronaldo Roque; o perito-geral do Ceará, Júlio Torres; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira Santos; o comandante-geral do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), coronel Kilderlan Nascimento; a defensora geral do Ceará, Elisabeth Chagas; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e Nartan da Costa Andrade, representando o direitor da Academia Estadual de Segurança Pública, Antônio Clairton Alves de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá