quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Santa Casa de Sobral disponibiliza equipe assistencial exclusiva para pacientes internados com insuficiência renal aguda


A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é muito prevalente entre os pacientes internados em hospitais do nível terciário de atenção à saúde, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Para proporcionar o tratamento ideal e realizar o acompanhamento desses pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral passou a disponibilizar neste mês, a “equipe de agudos”, um grupo de profissionais exclusivos para atendimento aos pacientes internados que apresentarem um quadro de Insuficiência Renal Aguda.

Conduzida pelo médico nefrologista e coordenador do serviço de Nefrologia e Diálise da Santa Casa, Paulo Roberto Santos, a equipe deve responder aos pareceres de todos os setores do hospital, como as clínicas médica e cirúrgica, unidades de terapia intensiva, emergência, gineco-obstetrícia e traumato-ortopedia.

“A insuficiência renal aguda é caracterizada pela diminuição abrupta das funções renais com consequências graves, inclusive estando associada à maior mortalidade dos pacientes. Ela ocorre em uma variedade de contextos clínicos, a partir de um diagnóstico de sépsis, quadros de insuficiências respiratória e cardíaca, uso de contrastes em exames de imagem, em casos de neoplasias, glomerulopatias e toxicidade por medicamentos, principalmente por antibióticos. Uma equipe que seja dedicada ao cuidado desses pacientes pode diminuir a taxa de mortalidade”, explicou Paulo Roberto.

A “equipe de agudos” também conta com a participação de estudantes internos dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Universitário INTA (UNINTA), destacando o papel da Santa Casa como um hospital de ensino, no qual possibilita aos estudantes a oportunidade de estarem envolvidos em casos clínicos, contribuindo para a formação de médicos de excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá