terça-feira, 8 de novembro de 2022

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizará, dia 9, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Foram convidados parlamentares, sociedade civil e autoridades, como o secretário da pessoa idosa, Antônio Costa.

Em 1990, a ONU instituiu 1° de outubro como Dia Internacional da Pessoa Idosa que, este ano, caiu na véspera do primeiro turno e, por isso, será comemorado em novembro. A data convida governantes e a sociedade a refletir os impactos do envelhecimento populacional e a urgência de garantir uma velhice digna e segura às pessoas idosas, que hoje compõem 15% da população brasileira.

Quando se fala em dignidade e segurança, também se fala da luta contra o preconceito, usufruto de direitos e exercício pleno da democracia. Segundo o IPEA, há uma projeção de que um em cada três brasileiros será idoso em 2060. Por isso é tão importante que o país esteja preparado para essa realidade.

O evento convida a sociedade a um profundo debate sobre os diferentes desafios que enfrentamos nos cuidados com a população idosa; desde a luta contra a violência e o idadismo; por mais acesso à saúde, previdência, assistência social, lazer, tecnologias e trabalho. Como previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.

Segundo o deputado federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Denis Bezerra (PSB-CE), é essencial que haja a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo n° 863 de 2017 ainda este ano. “É dever dos parlamentares que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fiscalizar o cumprimento das normas e propor as atualizações necessárias e coerentes com a realidade que vivemos. O projeto que aprova a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, aguarda votação no plenário da Câmara, merece ser discutido e votado para que esse instrumento jurídico internacional, que assegura o reconhecimento e o pleno gozo e exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas idosas, entre logo em vigor e possa orientar as políticas sociais dos próximos governos.”

O evento será transmitido pelo site da Câmara dos Deputados e no canal da Câmara dos Deputados, no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá