quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Projeto de Domingos Neto prevê maior segurança no uso dos aplicativos bancários


O deputado federal *Domingos Neto* é autor do Projeto de Lei 2.622/2022 que propõe medidas para trazer mais segurança aos aplicativos bancários em uso no país. A proposta prevê que os apps devem disponibilizar ao usuário a opção de bloqueio temporário do aplicativo através de outro dispositivo além do celular usado para movimentação bancária.

O projeto também exige que os aplicativos sempre peçam senha ou identificação biométrica antes de carregar a tela inicial. Deve, também, avisar ao usuário quando o aparelho for conectado à uma rede de baixa segurança e proteção.

A proposição também prevê a criação de uma central telefônica para ser utilizada sempre que o usuário tiver seu aparelho furtado para efetuar bloqueio temporário dos sistemas. Outra medida é a responsabilização da instituição bancária por movimentação fraudadas sempre que comprovada a falha na segurança dos sistemas.

"O projeto é uma resposta a uma demanda da sociedade. Esses crimes cibernéticos  vêm crescendo à medida que utilizamos mais a tecnologia para realizar operações bancárias e que os bancos digitais são popularizados", explica Domingos Neto. "Muitas vezes, sem uma resposta efetiva dos bancos, as pessoas se veem obrigadas a recorrer às redes sociais como alternativa para chamar atenção da sociedade após ação de quadrilhas que se aproveitam das falhas da segurança nos sistemas", finaliza. 

*Ação da polícia*

Em agosto deste ano, a Polícia Federal prendeu em Fortaleza uma quadrilha suspeita de usar a vulnerabilidade de um aparelho de celular usado em um aplicativo bancário para aplicar fraudes em clientes. Esta semana, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu uma quadrilha que assumia o controle dos celulares dos clientes e acessava os aplicativos. No Twitter, é possível encontrar diversos relatos do tipo:

"Impressionante como a minha virou um inferno de uma semana para a outra por conta do Nubank. Fui assaltado e mesmo reportando isso para o banco, movimentaram mais de 13 mil reais da minha conta e agora eles não querem arcar com a falha deles".

"Bom, dia 22.09 eu recebi um e-mail do picpay falando que houve um acesso desconhecido à minha conta. Dois minutos depois por esse acesso desconhecido foi feito um PIX de 2 mil reais para uma pessoa. Meia hora depois, outro PIX, mesmo valor pra mesma pessoa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá