sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Pecém é premiado como o terminal portuário de melhor desempenho ambiental do Brasil





Porto cearense conquistou nesta quinta-feira (10) o 1° lugar no “Índice de Desempenho Ambiental” da ANTAQ

O Porto do Pecém, equipamento gerido pelo Complexo do Pecém (CIPP S/A), foi premiado na noite dessa quinta-feira (10) como um dos três melhores terminais portuários do Brasil no “Índice de Desempenho Ambiental” (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. O porto cearense foi reconhecido com o 1° lugar na categoria “Maior Índice Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”.

A cerimônia de entrega do Prêmio ANTAQ 2022 foi realizada no Clube Naval de Brasília, na capital federal. Além do Porto do Pecém, também concorreram ao prêmio os seguintes terminais: Porto Itapoá Terminais Portuários/SC; Terminal da Ilha Guaíba – TIG/RJ; Terminal Marítimo de Ponta da Madeira/MA (2° lugar); e Terminal Portuário Privativo da Alumar/MA (3° lugar).
ANTAQ 22

Categoria: “Maior Índice de Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”



1° lugar – Terminal Portuário do Pecém/CE

2° lugar – Terminal Marítimo de Ponta da Madeira/MA

3° lugar – Terminal Portuário Privativo da Alumar/MA



O certificado e o troféu foram entregues pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; pelo diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; pelo secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Mário Povia; e pelo secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio. A diretora de relações institucionais, Rebeca Oliveira, participou da cerimônia e representou o presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa.

“Em 2015, o Porto do Pecém ocupava o 17° lugar nesse mesmo ranking. Por isso, o sentimento é de muito, muito entusiasmo. Chegamos ao primeiro lugar de um prêmio que é referência no setor aquaviário brasileiro! Quando assumi a gestão do Pecém, assumi também compromisso com o Ibama para melhorar a relação do nosso terminal com o meio-ambiente. E assim fizemos, pois estamos alinhados com as mais modernas práticas de ESG. E esse resultado só nos dá a certeza que convivemos em perfeita harmonia com o meio-ambiente. Sustentabilidade é também o nosso negócio, pois temos um porto-verde, pois é aqui que estamos desenvolvendo um HUB de hidrogênio verde. Minha gratidão a toda nossa equipe por mais esse histórico resultado”, celebra Danilo Serpa – presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).
ANTAQ – Histórico 2015/2021

Categoria: “Maior Índice de Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”



Porto do Pecém

2015 – 17° lugar

2016 – 12° lugar

2017 – 9° lugar

2018 – 4° lugar

2019 – 5° lugar

2020 – 3° lugar

2021 – 1° lugar





O Prêmio ANTAQ tem como objetivo reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade pelas empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela agência. A premiação visa, também, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica, além de disseminar as boas práticas relacionadas à operação e a gestão do setor.

Desde a sua primeira edição, o evento reforça o compromisso da ANTAQ em valorizar o modal aquaviário e estimular a produção e disseminação de conhecimento em prol do desenvolvimento de um dos segmentos de maior importância para o crescimento econômico do país e do setor aquaviário brasileiro. Nesta edição do Prêmio foram consideradas, ainda, iniciativas que objetivam o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como introduzam critérios ESG (environmental, social and governance).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá