quarta-feira, 9 de novembro de 2022

COP27: Fortescue reafirma compromisso com Governo do Ceará para instalar usina de Hidrogênio Verde

 


Governadora Izolda Cela participa de agenda na COP27 nesta semana, no Egito.

Na manhã desta quarta-feira (09/11), em sua primeira agenda na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, a governadora Izolda Cela se reuniu com o CEO da Fortescue Future Industries (FFI), Andrew Forrest, e assinou uma emenda ao Memorando de Entendimento (MoU) com a multinacional australiana. O documento reafirma a intenção da companhia em implementar uma usina de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém. Em junho deste ano, o Governo do Estado já havia assinado um pré-contrato com a Fortescue. A previsão é gerar 2.500 empregos na fase de construção e 800 durante a operação da unidade, que terá investimento de 6 bilhões de dólares.



“Trata-se de um projeto vigoroso. Uma planta muito robusta, de uma empresa que tem um potencial muito grande e está engajada nessa transição energética. Isso vem fortalecer toda uma ação sistêmica que o Estado vem fazendo para se colocar nesse movimento de ser a casa do Hidrogênio Verde. Temos potencial para isso, tanto da natureza como de nossa infraestrutura”, citou a governadora Izolda Cela, que estava acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; do presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa; e do secretário de Relações Internacionais, César Ribeiro.



A assinatura reafirma a dedicação em tornar o projeto do Pecém uma prioridade e continuar os estudos de viabilidade que estão em curso há 1 ano e meio. Na Emenda do MoU, o Estado do Ceará também reafirma os esforços para incentivar investimentos de grande escala para o desenvolvimento de um Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, com segurança jurídica. Além disso, o governo local apoiará a disponibilização de terrenos para o projeto, inclusive para abrigar linhas de transmissão e subestações para acesso ao ponto de conexão da rede.

“A assinatura de mais esse compromisso é de uma relevância enorme para o Ceará. Estar presente na COP27 e poder firmar mais esse acordo com a Fortescue nos dá a certeza de que o Ceará se tornará um dos maiores produtores de Hidrogênio Verde do Mundo. O povo cearense tem muito a ganhar com esse desenvolvimento, que trará mais oportunidades pro nosso estado”, ressaltou Maia Júnior.



Participaram da cerimônia em Sharm El Sheikh, no Egito, o presidente e fundador da Fortescue, Andrew Forrest; o presidente da FFI América Latina, Agustín Pichot; o presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; a secretária executiva da Sedet, Roseane Medeiros; e o Assessor de Assuntos Internacionais, César Ribeiro.

“Tenho a satisfação de continuar trabalhando em conjunto com o Governo do Ceará e as autoridades do Porto do Pecém. Nossa colaboração contínua será vital para avançar no desenvolvimento de uma indústria de hidrogênio verde e tornar o Projeto FFI Pecém uma realidade. Esta é uma excelente oportunidade para explorar o potencial estabelecimento de indústrias verdes de grande escala, que impulsionarão o crescimento e criarão muitos empregos para a economia brasileira”, disse Agustín Pichot, presidente da Fortescue Latin America.

“Essa assinatura com a Fortescue, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, mostra que a empresa tem demonstrado cada vez mais interesse em investir numa unidade fabril de hidrogênio verde no Pecém. É algo que nos deixa muito entusiasmados. O Complexo do Pecém tem muito potencial, uma vez que, além de ter o Porto de Roterdã como parceiro, tem um terminal portuário de classe mundial e uma zona de processamento de exportação que foi a primeira a operar no Brasil”, conclui Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).
Agenda na COP27

Nesta quarta-feira, na COP27, a governadora Izolda Cela foi convidada a participar do painel “Estratégias Latino-Americanas para implementação do acordo de Paris na perspetiva das alianças climáticas”. Ao lado de chefes de estado de outros países da América do Sul e governadores brasileiros, Izolda Cela apresentará as ações realizadas para a descarbonização no estado. Além disso, a governadora acompanhará outros painéis da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Na quinta-feira (10) estão previstos, ainda, encontros com o Banco Mundial e com o embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota. “O Ceará está totalmente alinhado com as propostas globais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, fortalecendo a matriz energética de baixo carbono no Estado. Recentemente criamos o Plano Estadual de Transição Energética Justa – Ceará Verde, que confirma o nosso estado na vanguarda do Hidrogênio Verde no país. Já temos mais de 20 acordos assinados para implementação de usinas do combustível limpo no Ceará. Isso nos permitirá avançar na descarbonização e gerar mais desenvolvimento, emprego e renda no estado”, disse a governadora Izolda Cela.
HUB de H2V do Ceará

Desde que foi lançado, o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, em fevereiro de 2021, foram assinados 24 Memorando de Entendimento com empresas que pretendem produzir hidrogênio verde e seus derivados no Complexo do Pecém.

O projeto da Fortescue é um dos mais adiantados. Será alimentado por Contratos de Compra de Energia Renovável (PPAs) para a produção de hidrogênio verde e outros produtos verdes. A água utilizada no processo de eletrólise será proveniente de uma nova usina de dessalinização ou reúso de água.

Atualmente, o projeto está em fase de viabilidade, onde estão sendo realizados estudos de engenharia, impacto ambiental e social para identificar oportunidades viáveis de produção de hidrogênio verde na região, protegendo a biodiversidade e garantindo oportunidades para as comunidades locais.

Confira a relação de empresas atraídas para o Hub de H2V do Ceará

  • ENEGIX ENERGY PTE. LTD
  • QAIR
  • FORTESCUE
  • NEOENERGIA / IBERDROLA
  • DIFERENCIAL ENERGIA
  • ENEVA
  • H2HELIUM
  • HYTRON
  • ENGIE BRASIL
  • TRANSHYDROGEN
  • WHITE MARTINS / LINDE
  • TOTAL EREN DO BRASIL
  • AES
  • CACTUS ENERGIA VERDE
  • CASA DOS VENTOS
  • STOLTHAVEN
  • H2 GREEN POWER
  • NEXWAY
  • ENEL GRENN POWER
  • HDF
  • ASEA BROWN BOVERI
  • MITSUI
  • ALUPAR
  • EDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá