segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Trilhas e Recanto Ecológico do Centro Administrativo do Cambeba são entregues pelo Governo do Ceará e viram opção de lazer ecológico




Comunidade e servidores estaduais ganham mais ambientes para atividades físicas e educação ambiental

Adequar espaços verdes para a convivência com a natureza e o bem-estar. Foi com esse propósito que o Governo do Ceará entregou, na manhã desta sexta-feira (4), a revitalização das trilhas e do Recanto Ecológico do Centro Administrativo do Estado do Ceará, no bairro Cambeba, em Fortaleza. A entrega, que faz parte da programação da Semana do Servidor Público 2022, foi realizada por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

O Recanto Ecológico, localizado por trás do prédio da Seduc, a trilha do Cambeba (360 metros), a trilha da Seduc (160 metros) e a trilha da Mangueira (370 metros) pertencem à Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Cambeba, uma Unidade de Conservação com 11,1 hectares. A área é caracterizada por vegetação de cerrado e tabuleiro, com espécies como timbaúba, torém, macaúba, jenipapo, dentre outras.



Representando a governadora Izolda Cela, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, enfatizou que a revitalização preserva a biodiversidade e fortalece a integração entre o serviço público e a sociedade. “Aqui, nós recuperamos e revitalizamos trilhas que já existiam. Além das trilhas, as pessoas que frequentam o Cambeba poderão utilizar também o Recanto Ecológico, que já era local para ações de educação ambiental da Seduc. Temos nesse espaço um mini viveiro de plantas, minhocário, composteira, dentre outros. Isso melhora a convivência e o dia a dia, pois as melhores ideias surgem quando caminhamos, principalmente junto à natureza”, comentou.



A gestão dos espaços será feita de forma compartilhada. “Quase cinco mil pessoas frequentam diariamente o Centro Administrativo do Cambeba. Um lugar que já é referência na convivência e prática da saúde, com diversas assessorias esportivas atuando nessa área. A nossa ideia é ampliar isso. Já temos mais projetos que serão divulgados em breve. Além disso, temos a parceria com o Sesc, que implantou um restaurante com almoço no valor de dez reais, representando inclusão para funcionários e servidores”, acrescentou Ronaldo Borges, secretário do Planejamento e Gestão.

Cuidar e servir




Com o novo Recanto Ecológico, por exemplo, as atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Seduc poderão alcançar mais pessoas. “Desde de 2012, quando implantamos o Recanto, realizamos oficinas com educadores e estudantes da rede pública. A nossa ideia é efetivar esse espaço como agradável e educativo para servidores e comunidade, principalmente estudantes”, disse Lindalva Cruz, assessora técnica de Educação Ambiental da Seduc e uma das idealizadoras do Recanto Ecológico.

“Como servidores que somos, precisamos estar cada vez mais próximos da sociedade. Vamos cuidar desse espaço e ter zelo pela natureza. Isso contribui para aprender respeitar as pessoas, olhando no olho e caminhando juntos”, defendeu Eliana Estrela, titular da Seduc.



Além de conhecer os equipamentos nesta manhã, a servidora Flávia Livino recebeu uma muda de planta nativa. Ela atua na Seplag, como articuladora da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP) da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza. “Essa ação representa mais qualidade de vida para os servidores que, a partir dessa valorização, conseguem entregar melhores serviços aos cidadãos”, frisou.



Presentes

Também comparecem à entrega, os secretários Flávio Ataliba, da Seplag; Francisco Teixeira, dos Recursos Hídricos; Marcos Cals, das Cidades; e outras autoridades.
Serviço

Trilhas e Recanto Ecológico do Centro Administrativo do Estado do Ceará
Endereço: Av. Afonso Albuquerque Lima, 769 – Cambeba, Fortaleza
Horários para acessar trilhas e o Recanto Ecológico: segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábado e domingo, das 6h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá