quinta-feira, 7 de março de 2024

Votorantim Cimentos amplia presença de mulheres na fábrica de Sobral (CE)


Unidade cearense possui o maior número de mulheres da companhia no Nordeste, com participação feminina em cargos operacionais e administrativos.

A fábrica da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, em Sobral (CE), é destaque no aumento da participação feminina na composição do quadro de empregados. A unidade é exemplo de como programas de formação e outros incentivos têm ampliado a diversidade e a inclusão feminina nos diferentes cargos, da operação e administrativo até os gerenciais. No último ano, a fábrica de Sobral teve um acréscimo de 50% no número de mulheres trabalhando na unidade, passando de 20 mulheres em 2022 para 30 em 2023. Sobral é a fábrica da Votorantim Cimentos com o maior número de mulheres na região Nordeste.

A engenheira eletricista Ana Carla Silva Sousa, 24 anos, faz parte dessa mudança que ocorre na indústria brasileira. Ao observar um técnico arrumando a TV de casa, teve início a curiosidade, ainda na infância, que a levou a se interessar pela Engenharia. Na faculdade, percebeu o ambiente predominantemente masculino, mas ao estagiar e ver uma mulher atuando como gerente de manutenção em uma indústria, inspirou-se a buscar o mesmo caminho. “Essa líder foi uma grande referência para mim e mostrou que eu deveria acreditar que aquele era o meu lugar”, disse Ana Carla.

Ana Carla, que agora é referência para outras mulheres, atua como engenheira de confiabilidade na fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral. Na busca pelo primeiro emprego como engenheira formada, ela participou, há dois anos, do Programa Engenheiras de Confiabilidade, iniciativa da empresa que formou mulheres para atuarem na área de manutenção das fábricas, cargo que garante o funcionamento dos equipamentos com boa performance e segurança. “A primeira entrevista já teve um impacto positivo para mim, pois na sala só havia mulheres. Me senti acolhida e cheguei lá junto com outras profissionais”, afirma.

Equidade de gênero - No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as mulheres representam um quarto da força de trabalho na indústria. Por isso, há esforços em diversos segmentos que têm permitido ao público feminino ocupar lugares que anteriormente eram exclusivos dos homens. A Votorantim Cimentos, por exemplo, definiu a meta de ter 30% de mulheres em cargos de liderança no Brasil até 2030.

Entre as iniciativas da Votorantim Cimentos para acelerar a inclusão feminina e a inserção em posições de liderança está o Lidera VC, um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes lançado em 2020. Mais de 250 mulheres que ocupam cargos de liderança já participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional.

Outro programa que começou em 2022 é a mentoria para mulheres negras, realizado com uma consultoria especializada em desenvolvimento étnico-racial e focado no avanço de mulheres que ocupam atualmente posições de analistas a consultoras na empresa. A mentoria, iniciada em setembro de 2022, aborda temas como carreira e empoderamento, tanto sob a perspectiva de gênero como de raça. Em 2023, participaram da iniciativa 23 mulheres negras, autodeclaradas pretas ou pardas, que estão sendo mentoradas por líderes que ocupam posições de liderança a partir do nível de gerência.

Já para as profissionais mulheres que ainda não possuem posição de liderança, a empresa iniciou, este ano, uma série de ações voltadas para carreira, protagonismo e autodesenvolvimento. Os temas dos fóruns serão Plano Individual de Desenvolvimento (PDI), comunicação, inteligência emocional e carreira.

“A inclusão de mulheres em diversos cargos nos orgulha muito porque traz resultados concretos para a evolução da cultura organizacional e fortalece ainda mais o nosso jeito de ser ético e humano. Com os maiores percentuais de mulheres na Votorantim Cimentos no Nordeste, a nossa unidade em Sobral é exemplo da importância dessa jornada de evolução. Seguimos motivados em ampliar a presença feminina para que a companhia possa alcançar a meta de 30% de liderança ocupada por mulheres no país, conforme os nossos Compromissos de Sustentabilidade”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos em Sobral, José Alicio Maria Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá