sexta-feira, 8 de março de 2024

Gabriella Aguiar defende projetos que garantem direitos para as mulheres


Deputada Gabriella Aguiar (PSD) - Foto: Junior Pio



A deputada Gabriella Aguiar (PSD) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (07/03), projetos de sua autoria que visam cuidar da saúde e promover o respeito e a igualdade de direitos para as mulheres cearenses.

Entre os destacados pela parlamentar estão os que tratam do Programa de Proteção à Policial Grávida, sobre o Programa de Exames Mamográficos Itinerantes; da micropigmentação areolar paramédica para as mulheres mastectomizadas e o que trata de orientação para gestantes com abordagem dos cuidados essenciais com o bebê durante seus primeiros seis meses de vida.

Outras propostas sugerem a instituição da política pública de identificação, tratamento e acompanhamento de mulheres acometidas pela depressão pós-parto na rede pública e privada do Estado, bem como a instituição da sala da mulher nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). A deputada sugere ainda o fortalecimento das categorias femininas dos clubes esportivos patrocinados e a instituição de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.

Gabriella Aguiar destacou também projetos aprovados pela Câmara dos Deputados, já sancionados pelo presidente Lula, que têm teor equivalente a projetos de sua autoria em tramitação na Alece. Uma dessas proposições é a que trata da Campanha contra a Discriminação Salarial de Gênero. “Segundo o IBGE, as mulheres recebem salário 20% menor do que os homens na mesma função. Precisamos mudar essa realidade, e o Ceará pode dar um grande exemplo para o Brasil”, salientou.

A criação do selo “Aqui, não é não!” também foi defendida pela deputada. “Esse projeto traz medidas de prevenção e socorro às mulheres vítimas de atos de assédio sexual e de violência em seus estabelecimentos. Tenho a certeza que essas propostas terão o apoio da nossa bancada feminina, a maior da história da Assembleia, e de todos os demais parlamentares”, disse.

A deputada Gabriella Aguiar lembrou ainda a história da conquista e do reconhecimento de direitos das mulheres ao longo dos anos, no Brasil e no mundo, e como isso interfere até hoje na vida da população feminina. Levando em consideração a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a deputada afirmou que este é “um momento para valorizar as conquistas e reforçar a busca contínua pelos direitos e segurança das mulheres”. “A data também procura conscientizar sobre os desafios e a importância da equidade de gênero e celebra o engajamento na política e os avanços econômicos das mulheres na reivindicação por igualdade salarial”, afirmou.


*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá