sexta-feira, 15 de março de 2024

Tauá: Cúpula Nacional dos Sistemas de Saúde participa de Seminário em comemoração aos 10 anos da Planificação da Saúde




Os 10 anos de implantação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) em Tauá foram celebrados nesta segunda-feira (11) com a realização de um seminário voltado para os profissionais da saúde. Durante o evento, que contou com as presenças da prefeita Patrícia Aguiar; do ex-vice-governador Domingos Filho; da deputada estadual Gabriella Aguiar; do secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; da coordenadora da Fiocruz no Ceará, Carla Freire; dos pesquisadores da Fiocruz, Carlile Lavor e Odorico Monteiro; professor Eugênio Vilaça, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); e Rilson Andrade, secretário do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); foram destacadas as ações desenvolvidas na última década para a saúde no município. Entre as melhorias estão a atenção à gestante, infância, ouvidoria, cursos de capacitação, serviços de odontologia, melhoria da infraestrutura física e de equipamentos nas unidades de saúde.

“São 10 anos de Planificação da Saúde em Tauá. Uma palavra resume essa experiência pioneira no Ceará: revolução. Foi uma verdadeira mudança em todo o processo da atenção primária, com as equipes trabalhando de maneira integrada. Além da melhoria da qualidade dos serviços ofertados, houve também uma mudança no comportamento entre usuários e profissionais, a partir da organização do atendimento e dos serviços com as equipes do Programa Saúde da Família", explicou Patrícia Aguiar. “A coragem de vencer e ultrapassar obstáculos fez e faz Tauá ser exemplo. Se os gestor tiver espírito público, tem condição de superar desafios. Aproveito para agradecer ao deputado federal Domingos Neto que é um grande colaborador para o Sistema Único de Saúde”, destacou o ex-vice-governador Domingos Filho.

A deputada estadual Gabriella Aguiar destacou o pioneirismo de Tauá. “O que acontece em Tauá não acontece nos demais nos municípios e as conquistas precisam ser celebradas. Em Tauá, tem um SUS como ele deve ser e oferecendo um serviço de qualidade para a população”, disse a parlamentar. O secretário do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou que a Planificação está presente atualmente em 1.700 municípios de 21 estados e convidou Tauá para ser um centro colaborador. “Nos é motivo de orgulho saber que esse trabalho de expandiu e isso é motivo para mostrar para o Brasil todo que é possível melhorar. Existem dificuldades, mas estamos sempre evoluindo para a melhoria nos serviços prestados na área da saúde. Esse foi um projeto que virou realidade”, celebrou.

O município de Tauá foi escolhido em 2014 pela Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Fiocruz, Escola Estadual de Saúde Pública e pelo Conass como Projeto Piloto Nacional para a Planificação da Atenção Primária à Saúde. No fim do ano passado, a gestão da prefeita Patrícia Aguiar recebeu o Prêmio Gilson Cantarino O’Dwyer concedido pelo Conass que reconheceu o trabalho da Planificação na área da saúde desenvolvido em Tauá. “Suas contribuições excepcionais, sabedoria e liderança foram fundamentais para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o bem-estar da nossa nação”, consta na placa de reconhecimento.

Estiveram presentes à solenidade: Raquel Carvalho, da Secretaria da Saúde do Estado, representando a secretária Tânia Mara Coelho; Marco Antônio Bragança de Matos, Rúbia Pereira Barra e Maria José Evangelista (do Conass); Ivana Barreto, da Escola de Saúde Pública, lideranças políticas e centenas de profissionais da saúde de Tauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá