quinta-feira, 7 de março de 2024

Guilherme Bismarck defende política contra violência a entregadores por aplicativo

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Guilherme Bismarck (PDT) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (06/03), a aprovação de um projeto de lei (PL) de sua autoria que institui uma política estadual de prevenção à violência física, psicológica, patrimonial e moral ao entregador e à entregadora de aplicativo em serviço.

De acordo com o parlamentar, o PL 957/23 visa também atribuir à segurança pública estadual o papel de gerador de dados e estatísticas que podem ser disponibilizadas para a promoção de ações que venham a prevenir e combater atos violentos desse tipo.

Guilherme Bismarck cobrou que as empresas que operam esses aplicativos tomem medidas firmes contra clientes que praticam atos de agressão aos seus entregadores, assim como promovam campanhas educativas e que reforcem suas políticas.

O deputado comentou e repudiou a agressão que um entregador de comida por aplicativo sofreu no Rio de Janeiro, na noite da última segunda-feira (04/03). Na ocasião, o cliente agressor, policial militar, atirou contra um entregador que se recusou a subir no prédio para entregar o alimento em sua porta. “Agressões como essa acontecem em todo o Brasil. Agressões verbais, de cunho racista muitas vezes, praticadas por cliente ou mesmo funcionários dos condomínios que não respeitam o entregador e as regras do próprio aplicativo”, observou.

Guilherme Bismarck comentou ainda a entrega de mais um lote de cerca de 500 equipamentos que vão equipar 24 cozinhas solidárias do Ceará Sem Fome. O parlamentar representou o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), no evento no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, nesta terça-feira (05/03).

O deputado Moésio Loiola (Progressistas), em aparte, também ressaltou a importância de um acompanhamento desses casos de agressão, a fim de punir os agressores, visando também prevenir novos atos. Para ele, é necessário haver uma homogeneidade nas normas nos condomínios para evitar essa recorrência.

O deputado De Assis Diniz (PT) avaliou a agressão ao entregador no Rio de Janeiro e afirmou que atos como esse precisam ser combatidos veementemente. Ainda conforme o deputado, é preciso avaliar a precarização do trabalho por meio dos aplicativos, havendo a necessidade de maior regulamentação desse tipo de emprego.

Já o deputado Missias Dias (PT) reforçou a importância do programa Ceará Sem Fome para o desenvolvimento do Estado, levando ainda oportunidades para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá