sexta-feira, 8 de março de 2024

Novo PAC: Educação cearense é selecionada pelo Governo Federal em investimentos para 133 obras

 


O anúncio representa a construção de novas creches e escolas de tempo integral, além de aquisição de novos ônibus para os estudantes cearenses

A educação básica é prioritária para o desenvolvimento humano e social de crianças e jovens. Para contribuir com o crescimento deles e com o avanço da educação pública no estado, o Novo PAC Seleções contemplou o Ceará, nesta quinta-feira (7), com investimentos para 133 obras, conforme anúncio feito ao vivo através das redes sociais pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador Elmano de Freitas.

“O Ceará foi escolhido para ter 55 novas Escolas de Tempo Integral, a partir do investimento de R$ 150 milhões. Dessas, quatro são para o Estado (ensino médio) e 51 para municípios cearenses (ensino fundamental). Os municípios também foram contemplados com 78 novas creches, e assim poderão ampliar a oferta de vagas para crianças”, anunciou o ministro Camilo Santana, de acordo com divulgação oficial do programa feita pelo Governo Federal, na manhã desta quinta-feira (7).



O estado ganhou, ainda, 113 ônibus, que estarão distribuídos em 113 municípios. O ministro Camilo destacou que os anúncios deste dia para a educação cearense somam um investimento de aproximadamente R$ 780 milhões.

Para o governador Elmano de Freitas, “as novas Escolas de Tempo Integral para o Ceará contribuem muito com a meta do Estado de alcançar 100% de alunas e alunos da rede estadual na modalidade de ensino integral”.

Quanto às creches, o governador enfatizou que a parceria entre os entes federativos é fundamental para fomentar a rede de educação infantil e proporcionar às mães e aos pais brasileiros escola de qualidade para suas crianças. Ele comemorou, ainda, o investimento em novos ônibus. “Tem muitos ônibus nos municípios cearenses que estão defasados e ficamos felizes com a oportunidade de garantir o acesso e a permanência de crianças e jovens nas escolas”.



Novo PAC Seleções

Dos 184 municípios cearenses, 149 foram escolhidos para receber recursos do Novo PAC Seleções, que contempla obras e empreendimentos em áreas essenciais à população, considerando a participação direta dos estados e municípios.

O Ceará foi contemplado também em iniciativas de saúde, esporte e cultura, tendo entre as propostas selecionadas: 19 espaços esportivos, 15 equipamentos de fomento à cultura, 74 novas unidades básicas de saúde e 33 unidades móveis de tratamento da saúde bucal.

O resultado completo, mostrando o resultado por estados e municípios, está na página do Novo PAC seleções.

>>> Confira as obras no Ceará

Mais oportunidades na Educação

Ainda durante a transmissão ao vivo, o ministro Camilo Santana destacou outras ações do Ministério da Educação (Mec), como: o lançamento no Ceará do mais novo programa de incentivo financeiro-educacional, o Pé-de-Meia; e a abertura de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies Social), que será em 12 de março.

O governador Elmano aproveitou a oportunidade para mencionar a expansão do número de escolas em tempo integral em 2024, celebrado nesta quinta (7) em evento no Palácio da Abolição, para o número de 512, alcançando 177 mil estudantes da rede estadual.


Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil e Luiz Fortes - MEC - Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá