quarta-feira, 6 de março de 2024

Mais um lote de equipamentos para cozinhas solidárias é entregue no Vicente Pinzón

- Foto: Dário Gabriel

Vinte e quatro cozinhas solidárias do Ceará Sem Fome receberam, na tarde desta terça-feira (05/03), cerca de 500 equipamentos que vão fortalecer a oferta de refeições gratuitas às populações mais vulneráveis.

A segunda entrega de cozinhas solidárias, relativa ao terceiro lote, e a assinatura do termo de cessão dos equipamentos aconteceu na sede da Associação União de Jovens do Vicente Pinzón e contou com a presença do deputado Guilherme Bismark (PDT), representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT). Também estiveram presentes na entrega o deputado Missias Dias (PT) e o secretário executivo da Secretaria de Articulação Política, Miguel Braz.

Guilherme Bismark ressaltou que a iniciativa evidencia que a Alece, apesar de ter como seu papel legislar, também pode atuar de forma próxima às comunidades, com ações voltadas às necessidades dos cearenses. “Isso mostra a importância de a Assembleia estar sensível, se aproximando cada vez mais da população e não ser um lugar distante, mas aberto ao povo”, destacou.

A entrega dos materiais, conforme o parlamentar, faz parte de um esforço maior, que envolve diversos atores, para combater a vulnerabilidade alimentar no Estado. “Aqui temos um caminhão com equipamentos de primeira qualidade que vão dar suporte a esse exemplar programa, que é o Ceará Sem Fome”, completou.

O lote de equipamentos doados pela Alece às cozinhas solidárias ligadas ao Ceará Sem Fome contempla associações localizadas nos bairros Vicente Pinzón, Aldeota, Cais do Porto, De Lourdes, Mucuripe, Papicu, Varjota e Meireles. A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, reforçou que “são áreas de grande vulnerabilidade social, em que as cozinhas realizam um grande trabalho”.

Ela ressaltou que as cozinhas solidárias são iniciativas da sociedade civil. “São grupos de pessoas que se reúnem para distribuir esses alimentos. Às vezes a panela é emprestada, o fogão não é industrial, a geladeira muitas vezes é doada e não apresenta as condições adequadas para armazenar os alimentos, e a Assembleia oferece um grande apoio na reposição desses equipamentos”, disse.



Márcio Lima (de camisa branca à direita do dep. Guilherme Bismark), coordenador da cozinha solidária ligada à Associação União de Jovens Vicente Pinzón, destaca apoio do Poder Legislativo / Foto: Dário Gabriel

O coordenador da cozinha solidária ligada à Associação União de Jovens Vicente Pinzón, Márcio Lima, informou que atualmente 2.500 pessoas da região são beneficiadas com alimentos produzidos de forma comunitária. Para ele, os equipamentos recebidos vão proporcionar uma melhora do serviço prestado aos moradores. “As cozinheiras vão ter condições de oferecer uma comida de mais qualidade para a nossa população”, diz o coordenador.

Ele também elogiou a atuação do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e a iniciativa de fazer a Casa Legislativa participar ativamente do Ceará Sem Fome.

Também presente na cerimônia de entrega, o secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Pedro Neto, destacou a “união de forças” para a realização das ações em benefício das cozinhas comunitárias.

"Sem dúvidas, a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental. Os deputados representam segmentos, territórios, regiões e conhecem de perto essa realidade. Fazer parte de uma ação grandiosa como o Ceará Sem Fome é transformar ativamente a vida da população para melhor”, avaliou.



Entrega de equipamentos à cozinha Alto da Paz. Foto: Dário Gabriel

CEARÁ SEM FOME


O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/23, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos.

O primeiro lote de equipamentos foi entregue no último dia 28/02 para 22 cozinhas solidárias que atuam no bairros Jardim Guanabara, Barra do Ceará e Vila Velha.

*ALECE
Por Pedro Emmanuel Goes
Edição: Clara Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá