terça-feira, 12 de março de 2024

Comitiva da Bélgica visita o Ceará e discute parceria para a produção de energia renovável

 


O Governo do Ceará recebeu, nesta segunda-feira (11), uma comitiva de empresários da Bélgica com o propósito de explorar novas possibilidades e reforçar parceria com o Estado, principalmente no que diz respeito à produção de energias renováveis. A comitiva, que já visitou algumas universidades na Capital, vai conhecer o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), nesta terça-feira (12).

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins, enfatizou a importância de parcerias nessa área, que está em plena ascensão. “É muito importante recebermos essas visitas, esses empresários, porque o próprio governador sempre enfatiza que grandes investimentos são feitos em parceria com essas empresas privadas. Essa integração entre Governo, sociedade civil e as empresas é muito importante”, pontuou Nelson Martins.



Presente na comitiva, a cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Caroline Mouchart, destacou o interesse do país europeu em firmar parceria com o Ceará. “Agradecemos pela hospitalidade que recebemos no Ceará. É um Estado que está de parabéns pelo seu momento [em relação à energia renovável]. Nós temos laços históricos com o Brasil, de amizade e colaboração. As empresas belgas estão presentes nos setores de siderurgia, setores de transporte de energia”, comentou a cônsul belga.

“Agora, com a transição energética, transporte sustentável, setores esses que já são de muita importância e serão ainda mais importantes, nós estamos preparando uma grande missão econômica para o Brasil ao final de 2024, e viemos aqui no Ceará para fazermos essa missão juntos”, complementou Caroline Mouchart. A comitiva ainda tem agenda para cumprir nesta terça-feira (12), em visita ao Porto do Pecém.



Junto à comitiva belga estiveram presentes representantes das empresas Sarens; Jan De Nul Group; e Fluxys, além de conselheiros de diversas áreas.

A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, ressaltou a relevância de ter esse interesse internacional voltado para o Estado, no qual o assunto “transição energética” tem sido prioridade. “Temos interesse nesse assunto, e o nosso Porto oferece uma grande oportunidade. Estamos dando início a esse momento de preparação para esses trabalhos, logicamente ainda há muito o que fazer, mas tem sido uma grande prioridade do Estado. É muito bom esse relacionamento, e é melhor ainda saber que empresas fortes estão interessadas em aproveitar a oportunidade que esse momento traz para todos nós”, concluiu a secretária.



Pelo menos, 35 empresas firmaram com o Ceará memorando de entendimento na finalidade de produzir H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além dos acordos, o Estado também possui quatro pré-contratos assinados.

Também participaram da reunião as secretárias de Estado do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Medeiros; e outras autoridades.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr - Casa Civil - Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá