quinta-feira, 28 de julho de 2022

Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza ações para o controle das muriçocas em Sobral


Com o fim do período chuvoso a população de Sobral começa a sentir o aumento das muriçocas e, para controlar esse aumento, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Sobral, iniciou, na segunda quinzena de julho, ações para o controle do mosquito no município.

Esse aumento acontece porque o Culex, também conhecido como pernilongo ou muriçoca, utiliza água parada, esgotos, valões, fossas e todo reservatório de água com muito material orgânico como local de procriação. 

Em Sobral, foi iniciada a aplicação de produtos específicos no canal do Parque da Cidade, seguindo em direção ao Rio Acaraú, além das bocas de lobo do Centro. As ações de controle químico seletivo também acontecerão no Parque Mucambinho e em canais, córregos e bocas de lobo que cortam a cidade. Além da aplicação de produtos, também está sendo feita a limpeza da vegetação das margens de canais.

As ações de controle têm três eixos principais, conforme explica o gerente da Unidade, Rafael Lima. “De forma básica existe a ação de limpeza para reduzir ou eliminar os ambientes que o Culex usa para se reproduzir; aplicar produtos específicos para combater os ovos e larvas do mosquito; e a participação da comunidade para ajudar a manter o ambiente sempre limpo e, em situações de armazenamento de água, mantê-los sempre vedados”, explicou. 

Rafael destaca que a população tem um papel chave no combate não apenas do culex, como também do Aedes aegypti, outro mosquito que tem se feito presente no cotidiano sobralense. “A população pode contribuir bastante no controle desses mosquitos, vedando as fossas estouradas e denunciando irregularidades que possam servir de foco, além da consciência de evitar a utilização de córregos e canais para práticas indevidas, como o destino final de lixos domiciliares. Além disso, é importante tirar sempre aqueles quinze minutos diários para conferir os reservatórios de água dentro de casa, a fim de prevenir contra o aparecimento do mosquito da dengue”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá