segunda-feira, 25 de julho de 2022

Secretaria da Saúde de Sobral zera fila de biópsia de mama; foram analisadas 59 amostras no primeiro semestre


A fila para biópsias de mamas em Sobral foi zerada neste mês de julho. Foram realizados 59 exames, no primeiro semestre de 2022, após encaminhamos de resultados de exames de mamografias com alterações. As biópsias foram realizadas pela célula de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde de Sobral. 

Além das 59 biópsias, foram realizadas mais de 300 consultas com mastologistas e 1.443 mamografias entre janeiro e junho deste ano. “Temos conseguido manter um fluxo constante de atendimento e o reflexo disso foi que, neste mês, conseguimos zerar a fila das biópsias de mama em Sobral”, destacou a gerente de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. De acordo com dados do INCA, no Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma, sendo também a primeira causa de morte por câncer em mulheres.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos; história reprodutiva; fatores comportamentais; ambientais e fatores genéticos; hereditários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá