sexta-feira, 29 de julho de 2022

Prefeitura inicia fase de testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro José Euclides


Na tarde desta quinta-feira (28/07), as equipes das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral conferiram o início dos testes para operação assistida do Sistema de Tratamento de Esgoto do bairro José Euclides.

O projeto contempla, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a construção de cinco Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e cerca de 14 mil metros de rede coletora. Serão realizadas ainda a execução de, aproximadamente, 4.500 ligações intradomiciliares e mais de 4.900 ligações prediais, além de pavimentação em piso intertravado e asfáltico.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é a unidade responsável por prover o tratamento necessário para dispor, adequadamente, os efluentes em um corpo hídrico. A ETE do bairro José Euclides tem capacidade de tratamento de esgoto de aproximadamente 180 mil litros/hora.

Além dos benefícios visíveis à saúde e saneamento da população do bairro, as obras no José Euclides também movimentam a economia, tendo gerado pelo menos 195 empregos diretos e 65 indiretos.

Atualmente, as obras de esgotamento se encontram com cerca de 55% dos serviços concluídos. Os recursos, superiores a R$36 milhões, estão garantidos pelo Tesouro Municipal, por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá