quinta-feira, 28 de julho de 2022

Consulta pública fortalece o processo para transformar Lagoa da Precabura em Unidade de Conservação estadual



Maior espelho d’água da RMF, a Lagoa reúne diversidade de fauna e flora, sendo ecossistema importante para comunidades de Fortaleza e Eusébio

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (28), a primeira consulta pública para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz Ceará), em Eusébio, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A audiência contou com a presença da governadora Izolda Cela, do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do diretor da FioCruz Ceará, Carlile Lavor. A presidente da FioCruz, Nísia Trindade, participou via internet.

A Lagoa da Precabura, manancial localizado no limite entre as cidades de Fortaleza e Eusébio, é o maior espelho d’água da RMF, e se forma a partir do leito do Rio Coaçu, afluente do rio Cocó. A área apresenta diversidade de fauna e flora, com potencial socioambiental.



Na oportunidade, Izolda Cela falou da importância do diálogo com a sociedade para a proteção desse ecossistema fundamental para o meio ambiente e subsistência de diversas comunidades. "Isso traz a história de vida e os corações das pessoas, fazendo toda a diferença para as decisões. Essa área [Lagoa da Precabura] se conecta com fluxos de vida importantes a serem preservados".

Quando criada, a APA da Lagoa da Precabura vai compor um mosaico de UCs que já conta com a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba e Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba, APA do Pacoti e o Parque Estadual do Cocó.

Arthur Bruno destacou o aumento na criação de UCs estaduais nos últimos anos. "Nós tínhamos 23 UCs. A APA da Lagoa da Precabura será a 36ª. Ainda devemos criar mais cinco", registrou.








Para Daniele Ferreira, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Precabura, a Lagoa da Precabura é um patrimônio que necessita ser protegido. "A Lagoa serviu como via de transporte para moradores da região. Isso é uma história que não pode ser acabada. Ela é braço do mar. Rio Cocó e Pacoti desaguavam aqui. Agora, precisamos que a riqueza volte. Isso deve acontecer com a Unidade de Conservação", defendeu.

O diretor da FioCruz Ceará, Carlile Lavor, reforçou que a ação dialoga com o desenvolvimento sustentável. "É um passo essencial para o cuidado com o meio ambiente".



[http:]


Saiba mais

A Unidade de Conservação é um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legal instituídas pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá