sábado, 21 de maio de 2022

Aderlânia Noronha destaca projeto de capacitação de agentes de saúde


Deputada Aderlânia Noronha        Foto: Paulo Rocha

A deputada Aderlânia Noronha (SD) destacou, durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (19/05), a proposta, de sua autoria, que dispõe sobre a qualificação de agentes comunitários de saúde para a realização de acolhimento a vítimas de violência doméstica no Ceará.

Segundo a parlamentar, o projeto de lei n° 317/2021, aprovado na última quarta-feira na Casa, cria um programa de capacitação para agentes comunitários para, além de identificar, acolher e encaminhar aos serviços competentes mulheres em situação de violência doméstica. “Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel fundamental no modelo de atenção básica, denominado Estratégia de Saúde da Família”, informou.

Aderlânia Noronha salientou ainda que no Ceará são cerca de 14,6 mil profissionais agentes que diariamente visitam lares, levando informações, vendo, ouvindo e aconselhando a população sobre diversos temas, entre eles, o enfrentamento da violência doméstica. “A violência doméstica contra a mulher se apresenta como um problema complexo. Constitui um sério problema de saúde pública, por ser uma das principais causas de mortalidade feminina,e, portanto, capacitar agentes de saúde com conhecimento necessário é de grande relevância”, assinalou.

A deputada agradeceu aos parlamentares pela aprovação da proposta. “Queremos possibilitar que esses profissionais sejam elementos importantes no processo de quebra do ciclo de violência”, disse.

Em aparte, a deputada Augusta Brito (PT) parabenizou a iniciativa da parlamentar e ressaltou a importância de capacitar agentes de saúde para detectar a violência silenciosa que acontece dentro das residências.

*AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá