sábado, 21 de maio de 2022

A foto que retrata o momento de disputa interna no PDT traz muitas informações


O “instantâneo” obtido, nesta quinta-feira, 19, na Residência Oficial da governadora, foi um encontro planejado. Os pré-candidatos vestiam camisas e blusa brancas e todos exibiam largos sorrisos em um cenário de união de propósitos, apesar do debate pegado e, às vezes, duro nos canais de comunicação. A versão oficial é de que tratava-se de uma reunião, convocada a pretexto de se discutir a próxima programação de eventos do PDT pelo Estado e mostrar que o clima no partido e no projeto é de união.

A iniciativa partiu da governadora Izolda Cela. Como não pode usar o Palácio de despachos para política partidária, o encontro ocorreu na residência oficial. “Foi rápido e agradável”, descreveu um dos participantes. Roberto Cláudio postou: “Encontro agradável, tempo de celebrar a nossa união, compromisso e responsabilidade com o presente e o futuro do Ceará”.

Dos quatro na foto, apenas Mauro Filho não está mostrando seus movimentos. Inclusive, se mantém afastado da mídia. Os outros três não. Estão em franca movimentação nos bastidores, na mídia e nos eventos, falando por si ou mandando recados. Se o encontro foi no Abolição, a chamado da governadora, em tom de pacificação, sinaliza um reencontro entre os postulantes ou a volta ao berço para reflexão.

O PDT parece ter construído um novo momento, quando mostra uma clara sinalização de unidade, apesar da atmosfera no entorno de um plano para se chegar ao ponto máximo: uma candidatura ao governo. O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitao, escreveu: “Esse projeto tem muitas cabeças pensantes, que buscam o melhor para o Ceará”, declarou, resumindo o encontro.

Já escrevi nesse espaço que o senador Cid Gomes deixou livre os postulantes para que construam seus próprios caminhos, ouvindo as pessoas, os segmentos da sociedade que atuam nos movimentos sociais e na geração de emprego e renda. O PDT parece ter encerrado um primeiro tempo da pré-campanha e dará início à uma nova etapa.

*Roberto Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá