quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Governadora Izolda Cela entrega 99° Centro de Educação Infantil e autoriza construção de duas areninhas em Jardim

 


Equipamentos contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e o lazer para as comunidades

O 99° Centro de Educação Infantil, do Programa Mais Infância Ceará, foi entregue pela governadora Izolda Cela, na manhã desta quarta-feira (28), para atender até cem crianças que residem na comunidade Sítio Lameirão, em Jardim, na Região do Cariri. Na oportunidade, a governadora autorizou a construção de duas areninhas para o município. A solenidade também contou com a presença das secretárias Onélia Santana, da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); e Eliana Estrela, da Educação do Ceará; além do prefeito de Jardim, Aniziário Jorge Costa; e de outras autoridades.





Izolda Cela reafirmou o compromisso do Governo do Ceará para fortalecer as parcerias que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas em todo o estado. "Coisa boa é viver na comunidade, mesmo que afastado da sede da cidade, e ter as melhores condições para uma boa qualidade de vida. Para isso, é preciso muito planejamento e sentido de prioridade. Nesse planejamento, o Ceará tem priorizado políticas como o Programa Mais Infância Ceará, que tem no CEI um espaço que representa atenção às crianças. Sem cuidar dos mais pequenininhos, a sociedade fica no prejuízo", enfatizou.



A secretária Onélia Santana destacou que os CEIs são projetados para unir o lúdico ao processo de aprendizagem. "O CEI transforma a vida das crianças, estimulando o potencial que cada uma tem. São espaços pensados com carinho para o desenvolvimento integral delas. Avançamos nas políticas públicas em parceria com os municípios", reforçou.



Para isso, os equipamentos dispõem de salas de aula com banheiros; acessos pavimentados (com piso intertravado); espaço recreativo; grama natural; casinha parque; refeitório; cozinha; banheiros masculino, feminino e com acessibilidade; depósitos para alimentação, serviços e despensa; casa da bomba; casa do gás e lavanderia.

O CEI de Jardim, que homenageia Paulo José Alves Coutinho, foi construído e equipado pela SPS. O investimento feito foi de R$ 1.405.500,13, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com recursos oriundos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O equipamento será coordenado pela educadora Zenizete Mariano.



Imersa nos livros repletos de desenhos e letras, a estudante Maya Suelle, 4, firma, página à página, o sonho de ser médica. Sua mãe, a dona de casa Rosélia Félix, 29, é a maior incentivadora. "É um privilégio para nossa comunidade ter um equipamento como esse, que dá mais oportunidades aos nossos filhos. Eu, no papel de mãe, me sinto tranquila em deixar a Maya estudando e brincando nesse lugar seguro. Também vejo uma oportunidade para mim, que agora tenho mais confiança de conseguir um trabalho fora de casa", disse.

O prefeito Aniziário também ressaltou o impacto do equipamento para a educação infantil na zona rural. "Espaços de educação como esse são essenciais para o crescimento das pessoas, principalmente nas comunidades mais afastadas. Expresso aqui minha gratidão aos professores, que sempre atuaram para garantir educação aos jardinenses em todo o município", registrou.



Segundo a titular da Seduc, Eliana Estrela, essa descentralização contribui para que a educação pública cearense continue sendo referência nacional. "O que se constrói nesse lugar é o mais importante. As crianças serão preparadas para o Ensino Médio e o Ensino Superior. Hoje, o Ceará tem 87 escolas públicas [nos anos iniciais] entre as 100 melhores do Brasil, segundo o Ideb", pontuou.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16, apontou que o Ceará permanece como o melhor resultado do País nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), também conquistando o 2º e 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, respectivamente.

Esporte e lazer em Jardim




Além do equipamento de educação, a população de Jardim também foi contemplada com a assinatura de ordens de serviço para a construção de duas areninhas: uma no bairro Santa Terezinha e outra no distrito de Fazenda Nova. As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), com um investimento de R$ 653.568,36.

As areninhas são do tipo II, com campo society, grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá