sábado, 21 de maio de 2022

Entrega da nova Beira-Mar de Fortaleza potencializa o turismo no Ceará

 


Foram investidos R$ 120 milhões na requalificação do local para oferecer mais infraestrutura e lazer aos frequentadores

A população de Fortaleza e turistas festejaram, na noite desta sexta-feira (20), a entrega da nova Beira-Mar, realizada com programação voltada para toda família. A governadora do Ceará, Izolda Cela, compareceu ao evento, dentro do Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará, que também contou com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, do ex-prefeito Roberto Cláudio, e outras autoridades.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 120 milhões para requalificar a Beira-Mar e, assim, oferecer mais infraestrutura e lazer aos frequentadores. Símbolo das belezas naturais do Ceará, a Beira-Mar ganhou melhorias como o incremento da faixa de areia, entre os espigões das avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, e urbanização.



O projeto viabilizou a ampliação do calçadão existente, que está com nova iluminação com fiação embutida e novos espaços: via paisagística com ciclovia; pista de cooper; anfiteatro; skatepark, quadra poliesportiva; quadras de areia; academia ao ar livre; estação do Bicicletar; sete complexos de banheiros públicos com chuveirões para os banhistas e atletas; além dos quiosques especiais para a funcionamento da Central de Videomonitoramento da orla, Casa do Turista e sede administrativa.

O paisagismo da nova Beira-Mar é outro atrativo que valoriza o verde marcante do mar de Fortaleza. Em terra firme, foi realizado o plantio de mais de 600 espécies de árvores, entre palmeiras, coqueiros e carnaúbas, com mudas e também árvores de grande porte.



Ao percorrer a orla, a governadora falou sobre a importância da parceria entre Estado e Município para conectar as pessoas à cidade e fortalecer o turismo cearense. “Parabenizo Fortaleza, ao prefeito Sarto, ao Roberto Cláudio, que como prefeito começou [a obra], a todos que estão envolvidos nessa boa luta para que esse espaço maravilhoso esteja sendo entregue agora. Parabenizo aos mais de 1.400 permissionários que aqui vão trabalhar e fazer prosperar seus negócios nessa Beira-Mar linda do que nunca”, parabenizou Izolda Cela.

“Nós tivemos o privilégio de devolver a Fortaleza a Beira-Mar de Todos, que tem todas as tribos. Nós não estamos fazendo isso apenas na Beira-Mar. Começamos na Barra do Ceará, com a ponte do Rio Ceará. Nós vamos entregar para Fortaleza, ao término do nosso mandato, a orla mais bonita do nosso Brasil”, garantiu José Sarto, anunciando uma nova fase com obras na altura da Rua Ildefonso Albano até a Ponte dos Ingleses. O edital deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

Fortalecendo a economia local



Para beneficiar os profissionais que trabalham no local, foram construídos 63 pontos comerciais distribuídos em quiosques, assim como o ordenamento e a capacitação dos empreendedores que atuam em diversas atividades, como ambulantes e assessorias esportivas, por exemplo.

Outro destaque é a nova estrutura da tradicional Feirinha de Artesanato da Beira-Mar, que agora conta com 707 boxes distribuídos em mais de oito mil m² de área urbanizada e acessível. O espaço começou a funcionar nesta sexta-feira também durante o período da tarde. A ampliação de horário possibilita mais tempo para exposição e comercialização de peças e produtos cearenses.



Kelly Maria Bezerra, 37, que trabalha como feirante há 16 anos na Beira-Mar, avaliou que a reforma é uma recompensa. “Essa reforma foi uma promessa de muitos anos para a gente. Os turistas estão empolgados para vir aqui”, comemorou.

A Beira-Mar agora dispõe de 350 vagas de estacionamento. Assim, os frequentadores terão mais tranquilidade e comodidade para aproveitar todas as opções de lazer e atividades esportivas no local.



É a primeira vez que o casal mato-grossense Ana Silveira, 35, e Maylon Aquino, 30, visita o Ceará. Eles, que atualmente residem em Balneário Camboriú, Santa Catarina, ficaram encantados com a Beira-Mar. “É uma estrutura bem diferenciada, muito bonita e limpa. Imaginamos uma coisa, mas está muito além do que pensávamos. Fortaleza está de parabéns”, contou Maylon, que está cogitando se mudar para Fortaleza com a esposa.

Beira-Mar de Todos


O reencontro com a Beira-Mar teve como atração principal o show da cantora Kátia Cilene, ícone do forró cearense. O evento aconteceu próximo à Feirinha de Artesanato da Beira-Mar, na altura do clube Náutico Atlético Cearense.

Além do show, a programação contou com outras atrações: a apresentação do saxofonista Christian Pinheiro, conhecido como Chris Sax, que misturou o som do sax com música eletrônica.



Já o novo skatepark da Beira-Mar, com mais de 2 mil m², foi palco do grupo de hip-hop Perímetro Urbano e Cypher de Danças Urbanas, com apresentação de dança e DJ. Além disso, Sandro Dias, conhecido internacionalmente como Mineirinho, mostrou toda sua habilidade em uma performance que empolgou o público.

O anfiteatro da Beira-Mar recebeu a criançada, que se divertiu com as atividades conduzidas pelos recreadores da Abracadabra Diversão. Os pequenos também curtiram a apresentação da banda Pacote de Biscoito.

O grupo maracatu Nação Baobab também fez um cortejo ao longo do calçadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá