quinta-feira, 26 de maio de 2022

Em resposta rápida ao crime ocorrido em Monsenhor Tabosa, Forças de Segurança capturam sete pessoas e apreendem oito armas

 


Ao todo, sete pessoas foram capturadas durante as diligências acerca das mortes ocorridas na cidade de Monsenhor Tabosa, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. Entre elas, um homem apontado como chefe da organização criminosa da região, responsável pelo crime. A rápida resposta foi possível graças ao trabalho realizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas vinculadas – Polícias Civil e Militar do Ceará, nessa terça-feira (24). Oito armas de fogo, quase 600 munições e artefatos explosivos foram apreendidos.

Após levantamentos acerca da autoria das mortes ocorridas na cidade, as equipes policiais identificaram que um veículo, onde possivelmente os suspeitos estavam, se deslocava até o município de Fortaleza. Por meio de um cerco policial, uma equipe da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) abordou o carro na BR-020, na cidade de Canindé, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. Em seu interior, estavam Francisco Romário Lima Pereira, 26 anos, apontado como o chefe do grupo, e mais três comparsas, identificados por Edson Bezerra Pereira, 21 anos, Pedro Juscelino da Silva Rodrigues, 21 anos, e Vitor Hugo Alves da Silva, 21. Com eles, quatro armas de fogo foram apreendidas, sendo três pistolas e um revólver. Ao todo, foram encontradas ainda 185 munições e carregadores.


As investigações indicaram que a motivação estava relacionada com a disputa entre grupos criminosos na região. Todos os capturados já acumulavam passagens pela Polícia. Romário já possui antecedentes criminais por homicídio, furto, dano, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. O suspeito de nome Edson já possui antecedentes criminais por roubo. Já Pedro Juscelino e Victor Hugo possuem antecedentes por homicídios.

O grupo foi encaminhado à Delegacia Regional de Canindé, onde foi autuado em flagrante pelos homicídios, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Uma quinta pessoa, que conduzia o veículo, foi ouvida como testemunha e liberada por não haver indícios de sua participação no crime.



Outras prisões

Logo na manhã de ontem, policiais militares lotados no Policiamento Ostensivo Geral (POG), na Força Tática e também no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE, efetuaram as prisões de três suspeitos e as apreensões de quatro armas de fogo e 368 munições. As capturas ocorreram durante as diligências na cidade de Monsenhor Tabosa. O trio é suspeito de participar de crimes na região.

O primeiro a ser capturado foi José Eieldo Lima da Silva, 36 anos, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e por porte irregular e ilegal de arma de fogo. Na casa do homem, foi encontrado um revólver calibre 38. Em continuidade às buscas, foram apreendidas duas pistolas e uma vasta quantidade de munição. Em outro imóvel, os policiais militares realizaram um cerco que culminou nas capturas dos demais comparsas, sendo estes identificados por Elson Lima Alves, 21, e João Paulo Alves de Lima, 18 anos. Na abordagem, João Paulo estava com um revólver, que foi apreendido. Na mesma casa, dois artefatos explosivos foram apreendidos. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Monsenhor Tabosa, onde todos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.


O crime

As vítimas foram atingidas com disparos de arma de fogo no Centro da cidade. Dois homens de 70 e 40 anos e um adolescente de 12 anos foram a óbito no local. Uma quarta vítima de 14 anos foi lesionada e socorrida, mas não resistiu e morreu em uma unidade de saúde da região. Desde o momento do ocorrido, todo o aparato policial foi direcionado para a região visando identificar e prender os autores do crime.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (88) 3696-1603, da Delegacia Municipal de Monsenhor Tabosa.

As informações também podem ser repassadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá