quarta-feira, 18 de maio de 2022

Audiência pública debate reajuste recorde dos planos de saúde; idosos serão os mais afetados

Foto por Zeca Ribeiro


Marcada para esta quarta-feira, dia 18, às 15 horas, no âmbito da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater o “reajuste previsto para os planos de saúde em 2022,” noticiado pela imprensa. O evento contará com transmissão ao vivo pelo E-Democracia.

Os planos de saúde individuais devem subir 16,3% em 2022, segundo projeção da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar). Caso a projeção se confirme, este será o maior reajuste já feito pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), de acordo com a série histórica, iniciada em 2000.

Entre os fatores considerados para a estimativa, a federação destaca, principalmente, a variação das despesas assistenciais com atendimento aos beneficiários dos planos, variação por faixa etária e a eficiência da operadora.

Autor da audiência na Câmara, o presidente da Comissão do Idoso  deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) busca vedar o reajuste dos preços dos planos individuais de saúde em 2022, levando em consideração o momento de recuperação econômica pelo qual o Brasil passa após o período mais agudo da pandemia de Covid-19. 

“Vejo com preocupação o anúncio das empresas que oferecem o serviços suplementar de saúde diante de reajustes que superam o recorde de 2016, na época com incremento de 13,57%. As pessoas idosas serão as mais afetadas, pois já pagam valores caríssimos” afirma o deputado Denis Bezerra.

Além disso, caso o reajuste for concretizado, vai afetar todos os usuários do sistema, mas especialmente as pessoas idosas, que já têm altos custos com a compra de medicamentos. Ele alerta que muitas pessoas não terão como arcar com os valores dos planos privados e deverão migrar para o Sistema Único de Saúde, aumentando a demanda no serviço público. 

Participarão da audiência pública a gerente da ANS, Daniele Rodrigues Campos, superintendente da ABRAMGE, Marcos Novais, superintendente da FenaSaúde, Sandro Leal Alves, coordenador-geral do Senacom/MJ, Frederico Moesch, presidente da Unimed Brasil, Omar Abumjara Júnior, e o advogado e representante dos usuários da saúde suplementar no Ceará, Gerson Sanford Vieira Lima.

E Mais

Quando: hoje, 18 de maio, às 15h

Participe durante da Audiência Pública, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoa Idosa da Câmara, pelo E-Democracia 

Acesse - https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2633/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá