quinta-feira, 10 de maio de 2018

Trump comemora captura dos 5 líderes mais procurados do Estado Islâmico


Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta quinta-feira a captura recente dos cinco líderes “mais procurados” do Estado Islâmico, entre eles Abu Zeid al Iraqi, um dos principais colaboradores do líder da organização terrorista, Abu Bakr al Baghdadi.

“(Os) cinco líderes mais procurados do EI acabam de ser capturados”, disse Trump no Twitter, em referência a uma operação coordenada pelas agências de inteligência de Iraque e EUA, que conseguiram prendê-los.

Entre os capturados estão quatro líderes iraquianos da organização terrorista e um sírio, informou o “The New York Times”, que citou funcionários iraquianos.

O resultado da operação de três meses que levou à captura dos terroristas que estavam escondidos na Síria e na Turquia representa uma grande vitória para os corpos de inteligência iraquiano e americano.

Dois funcionários iraquianos explicaram ao “NYT”, sob condição de anonimato, que seguiram a pista de vários dos detidos durante meses, e que, no começo do ano, conseguiram informação de inteligência que os levou à captura dos mesmos.

Uma unidade iraquiana responsável pelas missões encobertas rastreou um dos detidos, Ismail Alwaan al Ithawi, conhecido como Abu Zeid al Iraqi, em seu deslocamento da Síria para a cidade turca de Sakarya, que fica cerca de 100 quilômetros a leste de Istambul.

Abu Zeid al Iraqi, um dos principais colaboradores do líder máximo do EI, Abu Bakr al Baghdadi, vivia na Turquia com sua esposa síria sob a identidade de seu irmão.

O terrorista, encarregado de realizar transferências bancárias para as contas que o EI tem em diferentes países e homem de confiança de Baghdadi, foi capturado pelas autoridades turcas e entregue ao Iraque.

* Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá