quarta-feira, 30 de maio de 2018

Nova turma amplia o maior efetivo do Corpo de Bombeiros da história do Ceará



Quase 300 futuros bombeiros iniciaram formação profissional, nesta terça-feira (29). Governo do Ceará chamou mais de 9 mil profissionais para reforçar a Segurança Pública desde 2015.

O ginásio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará foi cenário, nesta terça-feira (29), de um importante marco para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Novos 246 soldados e 50 oficiais iniciaram a capacitação rumo ao ingresso na carreira militar, ampliando o efetivo dos bombeiros, que é o maior da história, com 1.904 profissionais.

Reunindo selecionados da 2ª turma do concurso estadual de 2013, os aspirantes participaram da aula inaugural acompanhados de familiares e amigos. A cerimônia especial contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, de autoridades policiais e lideranças políticas.

Diante dos alunos e futuros bombeiros, o chefe do Executivo afirmou que toda a gestão do Governo do Ceará tem orgulho e muita felicidade em ver o saldo positivo do trabalho feito para reforçar as Forças de Segurança do Estado desde 2015. Hoje, segundo pontuou o governador, o Ceará caminha para alcançar o número de 9 mil profissionais chamados para trabalhar pela segurança em todo o território cearense nos últimos três anos e cinco meses, “algo nunca visto na história do Estado”.

“Isso representa um esforço muito grande, pois não vamos melhorar a Segurança Pública sem investir da forma que estamos fazendo. Falamos hoje de um aumento real. Além de repondo o efetivo, estamos ampliando. Temos assim o maior efetivo da história do Corpo dos Bombeiros, o maior efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil, que eu quero aumentar ainda mais, e também da Pefoce”, reforçou o governador.

De início, a 2ª turma seria formada por 256 soldados e 30 tenentes. No entanto, durante o evento desta quarta-feira, Camilo Santana anunciou a convocação de mais 20 selecionados para tenentes que devem fazer o curso. Na 1ª turma de aprovados, 242 soldados e 33 tenentes foram nomeados.


Início do sonho

O cearense João Paulo Cunha, 25, cursava a faculdade de Ciências Contábeis quando sentiu o chamado para buscar a carreira de bombeiro. Tudo começou, relata, quando um integrante do Corpo dos Bombeiros foi seu colega de curso e falou com paixão sobre o cotidiano e a importância do seu trabalho.

“Fiquei interessado por saber do papel social, muito além de apagar incêndios. Anos depois, hoje estou aqui. Essa é a realização de um sonho. Todo mundo aqui tem o sonho de salvar vidas e enxerga o ofício dos bombeiros como o de um herói”.

Olhar especial

O secretário André Costa destacou que o Governo do Ceará, em pouco mais de três anos, tem demonstrado de forma única um olhar especial sobre o Corpo de Bombeiros. Segundo o titular da SSPDS, foram investidos mais de R$ 16 milhões, de verba estadual, em estrutura somente para os bombeiros militares. Ele lembrou ainda que o efetivo receberá novos equipamentos como: nova escada mecânica, dois caminhões, 1.500 botas táticas, 276 capas de aproximação, 276 capacetes, 69 equipamentos de respiração autônoma.

“Fico muito feliz com mais uma conquista para a Segurança Pública, que é ver mais profissionais reforçando o Corpo de Bombeiros. Teremos o maior efetivo de toda a história, e isso é reflexo do compromisso de um Governo que não tem medido esforços para investir, mesmo diante de uma crise no País e sendo o Ceará um estado pobre”, pontuou.


Sobre o curso

O Curso de Formação profissional é a terceira etapa do certame para os bombeiros militares, e inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

O curso para o cargo de soldados tem uma carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Os conteúdos ministrados visam desenvolver competências e habilidades que propiciam à capacitação funcional do candidato através de disciplinas como: sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático.

Já o Curso de Formação Profissional para ingresso no cargo de primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFO/BM) tem duração de 3 semestres letivos e carga-horária de 2.720 horas/aula.

O currículo inclui aulas teóricas, práticas e estágio com temáticas variadas como: Sistema de defesa civil; análise de cenários e riscos; sistema de comando de incidentes; atuação diante de desastres; intervenção em emergências com produtos perigosos; segurança comunitária; direito ambiental; atendimento pré-hospitalar; tiro defensivo; combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático, entre outras.

A formação dos oficiais é mais longa por serem eles, os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá