quinta-feira, 31 de maio de 2018

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam obra de urbanização do Morro Santa Terezinha


O projeto faz parte do conjunto de ações integradas entre o Estado e Prefeitura por meio do programa “Juntos por Fortaleza” e realizou a requalificação de toda a encosta do Morro

Um final de tarde em um dos principais cartões postais de Fortaleza: a subida do conhecido Morro Santa Terezinha. Do alto do morro, a vista para o mar, as jangadas, o tradicional Mercado do Peixe e as velas do Mucuripe. No local, crianças brincando, moradores do bairro querendo entrar em forma, avós brincando com os netos em uma das paisagens mais bonitas da cidade.

Nesta quarta-feira (30), o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, estiveram no local e foram recebidos pela banda de lata do Grande Mucuripe. Eles participaram da solenidade de entrega das obras de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzon (Regional II), dentro do Projeto “Juntos por Fortaleza”, parceria entre Estado e município para realização de intervenções urbanas na Capital.

“Eu não tenho dúvida de que este é um dos espaços mais bonitos de Fortaleza que agora vai permitir a comunidade ocupar o espaço, abrir um pequeno comércio e atrair turistas, além de ter resolvido os problemas de drenagem urbana, vai gerar oportunidade de desenvolvimento econômico e lazer para quem mora aqui”, comemorou o governador Camilo Santana. “Em breve teremos a Escola de Gastronomia em parceria com o Grupo M. Dias Branco que vai ser mais uma oportunidade de qualificação da juventude para o mercado de trabalho, aproveitando uma potencialidade da Região”, concluiu o governador.



No local, conhecido como Morro do Teixeira, no Castelo Encantado, foram construídos ainda dois muros de contenção, formando um extenso jardim vertical. Construído em blocos de concreto, o novo muro evitará deslizamentos e proporcionará mais estabilidade em toda a encosta do morro. Em conjunto, foi implantado ainda um novo sistema de drenagem, proporcionando maior fluidez das águas de chuvas.

Com as obras, a comunidade ganhou mais um espaço público para esporte, lazer e cultura, com a entrega de equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, tabuleiro de xadrez humano, além de uma mini-areninha com traves, redes de proteção, grama sintética e calçadas, totalizando 4.176 m² de área. A construção do equipamento foi um pedido dos moradores da região, que agora passam a contar com mais uma opção de entretenimento para crianças, jovens e adultos.



Com o objetivo de provocar a reeducação ambiental e conscientização na comunidade, foi implantada uma lixeira subterrânea, com dois contêineres, cada um com a capacidade de 1 mil litros, totalizando 2 mil litros de volume total. A coleta será realizada normalmente, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Orçada em R$ 12,6 milhões a obra de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará. A contrapartida do Governo é de R$ 7,1 milhões, por meio da Secretaria das Cidades.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou que a obra representa uma conquista da população. “Estamos aqui para entregar a obra a quem é de direito, que são vocês. Minha gratidão ao governador Camilo Santana que assumiu o projeto e dividiu as responsabilidades meio a meio e agora a população do Grande Mucuripe ganha um espaço requalificado, a história desta obra é só o primeiro capítulo de um novo Castelo Encantado e um novo Mucuripe que começa a partir de agora”.


População beneficiada



Uma nova história que começa a ser contada pela dona Ana Cristina Carvalho da Silva, que mora no Mucuripe. “Moro aqui faz mais de 25 anos e depois desta obra está tudo diferente, antes convivíamos com o medo de desabamento, agora isso mudou. É um privilégio morar aqui, acordar ver esta vista para o mar, ver o calçadão, as jangadas, é um privilégio”, comemorou.

Na miniareninha, crianças e jovens correndo atrás da bola o tempo todo. David Macena, de 14 anos é um dos futuros craques que estuda na Escola Municipal Maria José Lopes, conhecida como Caic do Mucuripe. “Termina a aula eu venho direto para cá com meus amigos. Aqui a gente brinca e os jovens ficam longe das drogas e da violência. É muito bom estar aqui”, disse.


Ceará Pacífico

O Grande Mucuripe já conta com uma Unidade Integrada de Segurança e várias ações do Pacto por um Ceará Pacífico. Para a vice-governadora Izolda Cela, coordenadora do Pacto, a requalificação da área permite que as ações possam ser executadas. “Ganha com a requalificação dos espaços públicos toda a comunidade e junto com outras ações isso dá uma sensação de dignidade e faz a população se sentir valorizada e muda o perfil do bairro trazendo uma cultura de paz”, disse.
Outros investimentos

Ainda durante a solenidade, o governador Camilo Santana informou que até o final deste ano, o VLT que liga os bairros Parangaba e Mucuripe será inaugurado. “Vai ser conectado com a linha Sul do Metrô de Fortaleza, com os terminais de ônibus e vai oferecer mais mobilidade para a população daqui e também para quem quiser visitar e desfrutar deste espaço”, concluiu.

Compareceram à solenidade, os secretários Élcio Batista (chefe de Gabinete), Paulo Henrique Lustosa (secretário das Cidades), deputados estaduais, vereadores e lideranças comunitárias do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá