quarta-feira, 30 de maio de 2018

JUNTOS POR FORTALEZA - Pacote de obras de infraestrutura fortalece economia e lazer


Novas praças e areninhas para fortalecer a economia e garantir o lazer dos moradores de 4 bairros de Fortaleza. As obras foram anunciadas nesta segunda-feira (28) pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito Roberto Cláudio, durante solenidade na Praça Vicente Moreira (conhecida como Zezão), no Bairro Cristo Redentor, na Capital. A iniciativa faz parte do programa Juntos por Fortaleza nos Bairros, que reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, em convívio coletivo num único espaço.

“A partir do momento que você ilumina o bairro, a rua, cria condições pra que as pessoas possam permanecer nesses espaços, você também cria uma via econômica na cidade. Portanto deixa a cidade mais bonita, mais segura e cria oportunidades para as pessoas”, defendeu o governador Camilo.

Fortaleza foi dividida em 12 áreas – duas em cada regional – e nelas serão implantadas e requalificadas praças, brinquedopraças, areninhas e mini-areninhas. Nesta primeira ação, foram contempladas as comunidades dos bairros Cristo Redentor, Barra do Ceará, Vila Velha e Floresta, da Secretaria Executiva Regional 1.

“Vamos concentrar um conjunto de intervenções, principalmente de infraestrutura social, dentro desses bairros. São recursos municipais e recursos estaduais para melhorar a qualidade de vida dentro do bairro. Levar luz, pavimento, praça pública, equipamento esportivo para poder trazer alternativas de espaços públicos pra gente poder celebrar a cidadania”, explicou o prefeito da capital, Roberto Cláudio.


Praças

As praças, a depender da necessidade de cada uma, receberão novos projetos paisagísticos, mobiliários urbanos, nova pavimentação, reforço na iluminação, acessibilidade com rampas e piso podotátil e serão recuperados meio fio, alambrados e bancos. De acordo com cada projeto, também serão instalados cachorródromos, paraciclos e Academias Ao Ar Livre. Além de parques infantis, do Projeto Praça Amigos da Criança, que garante o direito de brincar a todas as crianças, proporcionando bem estar e interação entre as famílias, fortalecendo uma cultura lúdica para o desenvolvimento da primeira infância.

* Praça 13 Rockdale: Av. Coronel Carvalho – Bairro Barra do Ceará;

* Praça Tomás Gonzaga: Rua Dr. Francisco Albuquerque – Bairro Cristo Redentor;

* Praça Vicente Moreira (Zezão): Rua Felipe Camarão – Bairro Cristo Redentor;

* Praça Tancredo Neves: Av. K – Bairro Vila Velha;

Brinquedopraças



A brinquedopraça integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 230 m² com piso anti-impacto e oito brinquedos como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Junto com as brinquedopraças, serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados principalmente à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação faz parte do projeto Ceará Acessível e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência.

Ao todo, 31 praças de Fortaleza serão contempladas com brinquedopraças e equipamentos de ginástica.

* Brinquedopraça: Lagoa do Urubu, Rua Frei Odilon – Bairro Floresta;

* Brinquedopraça: Praça do Polar, Av. Mozart Pinheiro Lucena – Bairro Vila Velha.

Areninhas e Mini-areninhas
Equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade pode, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. A Areninha contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. A Mini-Areninha, segue o mesmo padrão, com grama sintética, iluminação, tela, arquibancada, mas em tamanho society, menor.

* Areninha: Campo do Cancão, Rua Alfa – Bairro Vila Velha;

* Mini-Areninha: Rua Graça Aranha com Travessa Graça Aranha – Bairro Floresta;

* Mini-Areninha: Rua Francisco Calaça com Rua Santa Elisa – Bairro Cristo Redentor.


(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá